Como configurar undervolt dinamico para um i7 4790k

M_guest

Banido
Tenho consciência de que o CPU tem mais de 5 anos :D

Mas fartei-me do barulho da Noctua NH-U12 com o CPU a 100% e decidi fazer undervolt a isto, alguem faz ideia de como poder estabelecer uma voltagem máxima e fazer com que a mesma reduza quando a velocidade do CPU também reduz? Isto está agora a sacar... 8W em idle e 75W em load.

Agradeço qualquer dica :D

Pensava que tinha posto isto a 1.150V, mudei a tal opção na BIOS mas afinal não teve efeito, não quero OC ao CPU, só mesmo cortar-lhe o consumo, li que estes i7 consomen imenso só porque sim e dá para lhes cortam bem na temperatura, mas estou perdido em sequer ler a voltagem, o meu i5 era muito mais directo que isto, ish...
 
Última edição:
Tenho consciência de que o CPU tem mais de 5 anos :D

Mas fartei-me do barulho da Noctua NH-U12 com o CPU a 100% e decidi fazer undervolt a isto.
Ora bem, cheguei a uns confortáveis 1.15 V com isto a atingir máximos de 60 graus e acho o suficiente, estranho é que fazer o teste a ventoinha ignora-me mas a jogar ela lembra-se de disparar...

Bem, a questão aqui é que ligo os C States todos e isto não sai dos 1.150V, desde para os 800Mhz, está agora mesmo a 800Mhz mas também a 1.150 (isto antes descia para os 0.08V), mesmo antes de alterar manualmente a voltagem isto teimava em não sair dos.. penso 1.22V, alguem faz ideia de como poder estabelecer uma voltagem máxima e fazer com que a mesma reduza quando a velocidade do CPU também reduz? Isto está agora a sacar... 8W em idle e 75W em load.

Agradeço qualquer dica :D

Eu tinha isso no meu [email protected], fazia exactamente isso que queres.
Deu trabalho e nunca mais liguei a isso, lol, mas se não me engano vais ter jogar com offset voltage para teres isso a baixar clock e voltagem.
 
unknown.png


Parece que ando a ler mal a voltagem.. mas este i7 nunca na vida corre a 0.9V. Mudei tudo de volta para em Auto mas não faço ideia do que afinal estou a ler, pensava que era o VID mas afinal não é, li que é o IA mas 1.178V em Auto? O que leio 3 eles virem a 1.22V em média... mesmo assim quando bloqueio a voltagem na motherboard a 1.15 o IA continua com aqueles valores, confesso estar perdido...
 
Última edição:
Como já indicado, tens que usar offset de voltagem na bios da tua Motherboard.
Googla o nome da tua MB+offset voltage ou assim.

Atenção que há MB que podem não ter esta função.

Se meteres voltagem fixa não vai fazer o que pretendes.
 
Ela tem essa opção, sim, várias até, curioso, esses 1.150V ficaram assim após eu ter manualmente bloqueado a 1.150V e depois de ter posto tudo de novo em Auto, o raio da motherboard "aprendeu" esse valor e agora bloqueia nele? Huh... no entanto, como dá para ver, elas não descem dos 1.150V.

Tenho que ler isso do offset, é bloquear a 1.150V e estabelecer um offset de, digamos, 0.060 para descer aos 0.09V em Idle? Algo assim deste género?

Obrigado pelas dicas :D
 
Resumindo, andei aqui ás voltas, tenho o CPU Dinamic Voltage a 1.130V com offset de -0.070V, que apenas põe o CPU com uma voltagem máxima de 1.140V e minima de 0.650V, isto dá um máximo de 74 graus no AIDA64, mas estranhamente, e a razão disto tudo... é que a ventoinha do CPU nem se importou muito.

Então porque raio no Monster Hunter World, por exemplo, ao ler o Guia de Monstros a ventoinha do CPU dispara como se não houvesse amanhã? Ou não é a ventoinha do CPU e é uma das caixas que se lembra "olé, cá vamos nós?" Muito estranho...

Bem, preferia ter isto a 1.130V que descobri por acaso ao mudar de Adaptive para Override que aguenta-se bem no AIDA64 a 1.130V, mas é sempre melhor dos 1,190V que isto estava a debitar por defeito, e também dava para puxar para os 4.6Ghz a 1.150V já que ele aguenta-se bem a 1.130V a 4.4Ghz mas enfim... o ganho também seria mínimo e este CPU... estranhamente não se tem queixado muito, só o vi a suar no Monster Hunter World com isto a correr a DSR 4X (basicamente 5K porque tenho um monitor UltraWide) e apenas na cidade, não nos combates em si.

Eu sei, o CPU vai estabelecer a estabilidade e os 1% e, sim, há momentos no MHW que aquilo lembra-se de tens uns picos no meio da cidade, enfim... o CPU está a saltitar entre os 800Mhz e os 1500Mhz e a temperatura está nos 30 graus com um power draw do sistema total nos 7W, bem, fico por aqui então, o CPU vai ser actualizado para o ano e vai, por isso.
 
Última edição:
@ODD, agradeço a contribuição mas já tenho um 10400F para montar, falta só mesmo a caixa que está à dois dias para ser processada pelos CTT de Leiria... quanto à fan curve, acho que tenho uma das ventoinhas ligada à motherboard e outra ligada directamente à PSU, eu sei, isso dá cabo da pressão de ar, devia estar a levar com mais ruído por uma ventoinha estar a dar-lhe com outra parada :D Agora é que vou montar tudo à motherboard direito, já encomendei o cabo (já o tenho até) para ligar as duas ventoinhas ao mesmo header da motherboard.
 
Então mas o cooler não vinha com o splitter de origem, além dos ULNA? Fiquei curioso porque tenho o CPU primeiramente referido.
 
Olha que não duvido que possa vir com ele, mas o cooler já passou por 3 CPUs e já tem algo como 8 anos, por isso já não faço ideia se vinha ou não, nem sei do resto das peças que vinha com ele, tive foi a sorte desgraçada de manterem a mesma ligação para o LGA 1200, por isso é só desmontar de um lado e montar no outro, ah, certo, os ULNA, é isso que uso no cooler (e nas 3 fans que tenho na caixa), estas fans não são desmontadas desde que tenho a caixa, 8 anos :D

Agora vou pôr tudo a correr através da motherboard, especialmente porque quero poder controlar o ruído delas em função da temperatura e também é um montão de cabos que retiro da PSU que eram só usados para as ventoinhas.
 
Back
Topo