Como confirmar que uma pessoa recebeu um e-mail?

Kayvlim

Moderating from /home
Staff
Hello! Tudo bem?

Ora a dúvida é: o meu professor de português aceita receber trabalhos de escola atrasados por e-mail, e ele disse que uma mensagem pode ficar perdida pelo caminho, e depois não a receber.
Também disse que é possível sabermos se o e-mail foi recebido ou não pelo outro lado. (atenção: RECEBIDO não é sinónimo de LIDO)

As minhas perguntas são:
1) A nível de protocolo (o SMTP), como é que é possível um e-mail não chegar ao outro lado, se o próprio protocolo é de mensagem/resposta? (EHLO / ok / MAIL FROM / ok / RCPT TO / ok / DATA / Go Ahead / <envio de dados terminado por um enter e "."> / "Message Sent"). Acho estranho...

2) A nível de webmail (GMail, Hotmail...), é possível descobrirmos?

3) A nível de software instalado server-side (Outlook, Thunderbird), o que é preciso fazer? (o prof. disse que era preciso activar umas coisas por ali!) E, a nível de protocolo, como se faz?

E, se souberem de QUALQUER coisa relacionada com este tema, seja ou não relevante, digam :) Dá sempre jeito saber estas coisas!

Obrigado!

Cumps [[[[[[[]]]]]]]
angelofwisdom

Bom ano novo!
 
erm... pá... não.

Se o servidor onde ele tem a mailbox é um exchange talvez tenhas sorte de o gajo que o administra tenha activado o sistema para enviar recipt. Normalmente isto não é feito para não sobrecarregar o smtp á saida.

Se ele tiver um servidor de mail dele (leia-se em casa - o que eu duvido conseguias ver sem problemas).

De resto... good luck
 
vê aqui: http://email.about.com/od/windowsreturnreceipts/Windows_Email_Return_Receipt_Tools_and_Services.htm

Uma review :
Guide Review - ReadNotify

The way emails are so easy to ignore is sometimes convenient, often exploited, occasionally beneficial and frequently annoying. ReadNotify lets you know an email you sent was opened, and thankfully it does in a way that lets the recipient know, too. But ReadNotify does a lot more than that. Using certified messages and digital signatures, ReadNotify offers proof that and exactly when you sent a message and when and where it was opened, for example. Using ReadNotify you can also send messages that self-destruct after having been opened once. Additionally (or independently), ReadNotify can make it rather difficult to copy or print the message contents. But ReadNotify does the basic tracking better, too. ReadNotify offers countless options that exploit (or employ) every conceivable way of getting email programs to reveal their user's actions. If you need to go the absolutely surest route, "ensured-receipt" ReadNotify messages will let you know about the message status no matter what the recipient uses or does. If all this sounds a bit complicated and settings-heavy, it is not. ReadNotify comes with a smooth Windows tool that plugs into many email clients and web-based email services but catches all other outgoing mail seamlessly and without effort but with easily set options as well. Users of other platforms need not worry either: sending an email through ReadNotify is as easy as appending ".readnotify.com" to the recipient's address.
 
Última edição:
Dammit :) eu estava a pensar começar um projecto que envolvesse a mensagem estar gravada numa imagem externa, e a pessoa do "outro" lado ter de ver a imagem para ler a mensagem, e o download da imagem seria a prova em como a msg foi lida! Mas ao que parece já há sistemas que fazem isso :( uma pessoa já não pode ter uma iniciativa.... vai a ver e já existe algo que faça o que queremos, mas melhor :-\


Esse site, apesar de ser interessante, não diz grande coisa sobre o que o meu professor disse. Afinal descobre-se a nível de protocolo ou apenas com plugins? E isso é possível através de Webmail?

Obrigado pelo site! E feliz 2007 :D

Cumps [[[[[[[]]]]]]]
angelofwisdom
 
Vê aqui, é claro que o protocolo diz sempre se a mensagem chegou ou não (o não chegar pode dever-se a vários factores): http://www.smtp-server.com/screens.htm

The results that meet your search criteria are displayed as a Mail Delivery report with the latest event appearing at the top.
Use the search fields to create a more specific report.

Mail Delivery reports contain the following fields:
  • Secure connection status: SSL or insecure
  • Message Date /Time
  • IP Address
  • From
  • To
  • Message Subject
  • Message Size
  • Delivery Status
  • Delivery Details
 
Se enviares mails com um programa de gestão de emails (eu uso o Evolution em Linux) tens sempre a opção de enviar confirmação de chegada de email ao destinatário e confirmação de leitura do email pelo destinatário ...
Por webmail só se o serviço disponibilizar algo do género, mas assim de repente não estou a ver nada ...
 
Se enviares mails com um programa de gestão de emails (eu uso o Evolution em Linux) tens sempre a opção de enviar confirmação de chegada de email ao destinatário e confirmação de leitura do email pelo destinatário ...
Por webmail só se o serviço disponibilizar algo do género, mas assim de repente não estou a ver nada ...

Isso só levanta um problema, é o destinatário escolher que não quer enviar o mail da confirmação e pronto, lá se vai o plano.
 
Back
Topo