1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como construir um Relé para a bomba de WC

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Lasac, 12 de Maio de 2003. (Respostas: 16; Visualizações: 11694)

1. Lasac

Lasac OC Legend

Pois é temos mais um artigo na nossa Oc-Zone, espero k seja útil a mtos de voces:)

Link:Oc-Zone

Abraço

2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Jovem, podes tirar pics?!'

Não tou a perceber muito bem como fizeste a cena....

3. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Ei já tinha visto, mas não percebi como ele fez... Mas a ideia parece-me muito interessante...

4. Lasac

Lasac OC Legend

5. redalert

redalert Folding Member

boas.

tenho uma pequena questao...
    neste esquema kal e a funcao do diodo?!

n vejo grande vantagem em la estar.. :x2:

tkns []

edit: n seria mais logico colocar o led na fase de 220volt em serie com a bomba para saber se a ela ta ligada ou n? (e um led vermilhuh em paralelo a avisar k ha tensao na fase de 220v?)

6. Lasac

Lasac OC Legend

O diodo tanto pode tar lá ou não.

O led está bem onde está! Para meteres nos 220v tinhas um monte de trabalho em resistências, transistores e afins para reduzir os 220v até 3v e para Ampéres baixos... no final gastavas mais dinheiro para ver um led aceso doque o relé a trabalhar lol

O relé só trabalha se receber os 12v, portanto o led está lá para verificar isso!

Os 220v como disse, usei directo da ficha da fonte!

Se não receber os 220v, o pc também não liga, já que é da ficha da fonte que vêm os 220v tanto para a fonte como para o relé! :P

7. redalert

redalert Folding Member

transistores?! reduzir 220v pra 3v?! lol lei de ohm meu jovem! V = R * I :x2:
    um simples led aguenta altas voltagens! so ha limite de 15mA! podes ligar um led a 220v com uma resistencia de 15000 Ohm (15KOhm). so tens e k arranjar uma resistencia k aguente pelo menos 3.3W (P = V * I) senao uhm... xeirinho a keimaduh! :D

Última edição: 28 de Junho de 2004
  8. Lasac

Lasac OC Legend

Yep tens razão!

Transistores tb servem (não directamente de 220v para 3v como dizes, isso seria uma loucura!) embora com resistências fique melhor!

9. Tens a certeza do que estás a dizer?...
    Experimenta lá isso e logo vês um led a derreter na tua mão.

Não sei se sabes, mas LED quer dizer Light Emmiting Diode e um Diodo é um componente que apenas conduz num sentido certo?
    Ora um Led é fabricado para funcionar a baixas tensões tipo 1.5V. Por isso é que lhe metes uma Resistência em paralelo quando o ligas a 5V.

Ora bem, na tensão da rede tu tens 220V mas alternos. Aliás 220V de tensão Eficaz o que na prática tens é uma onda sinusoidal que varia entre -330V e +330V.

quer isto dizer que quando lá pusesses o Led, mesmo em série com uma resistência, quando a tensão se invertesse o led teria que aguentar com uma tensão inversa de 330V... o que ele não aguenta de certeza... Logo BUM.......

10. redalert

redalert Folding Member

Errado; Conduz nos 2. :D Basta força-lo a entrar na região de Zener. :007: Além do mais existe uma corrente (inversa) mesmo quando polarizado inversamente (na ordem de nano amperes; região de corte) mas que, apesar de ser muitas vezes imensurável, existem aplicações em quais não se pode negligenciar tal não-linearidade. ;)

Se quiseres fazer um termómetro usa um diodo polarizado inversamente. :p

O que te estás a referir é a tensão minima da junção. É a tensão minima aos terminais da junção para que conduza do sentido directo ("light!" :004:).

Num circuito resistência-diodo em série a resistência só regula a corrente que atravessa o semicondutor e, obviamente, nela própria variando a queda de tensão nos seus terminais porque a tensão de junção pouco varia com a corrente que a atravessa (junção).

Cada semicondutor possui as suas próprias caracteristicas que estão, em grande maioria das vezes, disponiveis na internet por datasheets; Tensão máxima em polarização inversa (zener! bummm...), corrente inversa, resistência térmica de junção, relação corrente/temperatura, capacitância da junção...

Relativamente a tensão da rede tens razão. :) Mas há semicondutores capazes de aguentar tensão RMS superior a 220V. ;) À partida, sem teres dados concretos sobre o semicondutor que tens na mão, não sabes se "derrete" ou não. :p

[[]]

11. oslow

oslow Banido

... em termos práticos só conduz num sentido!:002: ! Peguem na bateria do telemovel e liguem directamente ao led. tentem trocar, colocar + com - e têm resposta!

essa questão não interessa aki para nada

12. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

O diodo junto ao rele é importante pq absorve os picos de voltagem que se geram na bobine do rele(podem danificar o circuito ou provocar interferencias) quando é ligado ou desligado,na minha opinião tb deviam de por mais 2 condençadores em paralelo com o diodo um de 100 nanofarads ceramico e outro de 47 microfarads eletrolitico.

13. redalert

redalert Folding Member

hás-de me explicar como... :rolleyes: Tás a falar dos transitórios?

Tks.

[[]]

14. oslow

oslow Banido

15. GOYA

GOYA Power Member

Bem, Vamos ver !!

O diodo ai é simplesmente um supressor de picos, derivado ao retorno provocado pela bobine do relé. no entanto eu punha o ( 1N4007 ). estou de acordo quanto aos condensadores pois irá dar algumas filtragens extras ao circuito.

16. g_card

g_card Power Member

alguem sabe de alguma loja k tenha site online e k mande essas cenas por correio? (de preferencia a cobrança...)
    cumps...

Partilhar esta Página