Como construir um Relé para a bomba de WC

boas.

tenho uma pequena questao...
neste esquema kal e a funcao do diodo?!
Rele_clip_image018.jpg


n vejo grande vantagem em la estar.. :x2:


tkns []


edit: n seria mais logico colocar o led na fase de 220volt em serie com a bomba para saber se a ela ta ligada ou n? (e um led vermilhuh em paralelo a avisar k ha tensao na fase de 220v?)
 
O diodo tanto pode tar lá ou não.

O led está bem onde está! Para meteres nos 220v tinhas um monte de trabalho em resistências, transistores e afins para reduzir os 220v até 3v e para Ampéres baixos... no final gastavas mais dinheiro para ver um led aceso doque o relé a trabalhar lol

O relé só trabalha se receber os 12v, portanto o led está lá para verificar isso!

Os 220v como disse, usei directo da ficha da fonte!

Se não receber os 220v, o pc também não liga, já que é da ficha da fonte que vêm os 220v tanto para a fonte como para o relé! :P
 
Lasac disse:
O led está bem onde está! Para meteres nos 220v tinhas um monte de trabalho em resistências, transistores e afins para reduzir os 220v até 3v e para Ampéres baixos... no final gastavas mais dinheiro para ver um led aceso doque o relé a trabalhar lol

transistores?! reduzir 220v pra 3v?! lol lei de ohm meu jovem! V = R * I :x2:
um simples led aguenta altas voltagens! so ha limite de 15mA! podes ligar um led a 220v com uma resistencia de 15000 Ohm (15KOhm). so tens e k arranjar uma resistencia k aguente pelo menos 3.3W (P = V * I) senao uhm... xeirinho a keimaduh! :D
 
Última edição:
redalert disse:
transistores?! reduzir 220v pra 3v?! lol lei de ohm meu jovem! V = R * I :x2:
um simples led aguenta altas voltagens! so ha limite de 15mA! podes ligar um led a 220v com uma resistencia de 15000 Ohm (15KOhm). so tens e k arranjar uma resistencia k aguente pelo menos 3.3W (P = V * I) senao uhm... xeirinho a keimaduh! :D

Yep tens razão!

Transistores tb servem (não directamente de 220v para 3v como dizes, isso seria uma loucura!) embora com resistências fique melhor!
 
redalert disse:
transistores?! reduzir 220v pra 3v?! lol lei de ohm meu jovem! V = R * I :x2:
um simples led aguenta altas voltagens! so ha limite de 15mA! podes ligar um led a 220v com uma resistencia de 15000 Ohm (15KOhm). so tens e k arranjar uma resistencia k aguente pelo menos 3.3W (P = V * I) senao uhm... xeirinho a keimaduh! :D

Tens a certeza do que estás a dizer?...
Experimenta lá isso e logo vês um led a derreter na tua mão.

Não sei se sabes, mas LED quer dizer Light Emmiting Diode e um Diodo é um componente que apenas conduz num sentido certo?
Ora um Led é fabricado para funcionar a baixas tensões tipo 1.5V. Por isso é que lhe metes uma Resistência em paralelo quando o ligas a 5V.

Ora bem, na tensão da rede tu tens 220V mas alternos. Aliás 220V de tensão Eficaz o que na prática tens é uma onda sinusoidal que varia entre -330V e +330V.

quer isto dizer que quando lá pusesses o Led, mesmo em série com uma resistência, quando a tensão se invertesse o led teria que aguentar com uma tensão inversa de 330V... o que ele não aguenta de certeza... Logo BUM.......
 
NetGhost disse:
Não sei se sabes, mas LED quer dizer Light Emmiting Diode e um Diodo é um componente que apenas conduz num sentido certo?

Errado; Conduz nos 2. :D Basta força-lo a entrar na região de Zener. :007: Além do mais existe uma corrente (inversa) mesmo quando polarizado inversamente (na ordem de nano amperes; região de corte) mas que, apesar de ser muitas vezes imensurável, existem aplicações em quais não se pode negligenciar tal não-linearidade. ;)

Se quiseres fazer um termómetro usa um diodo polarizado inversamente. :p

NetGhost disse:
Ora um Led é fabricado para funcionar a baixas tensões tipo 1.5V. Por isso é que lhe metes uma Resistência em paralelo quando o ligas a 5V.

O que te estás a referir é a tensão minima da junção. É a tensão minima aos terminais da junção para que conduza do sentido directo ("light!" :004:).

Num circuito resistência-diodo em série a resistência só regula a corrente que atravessa o semicondutor e, obviamente, nela própria variando a queda de tensão nos seus terminais porque a tensão de junção pouco varia com a corrente que a atravessa (junção).

Ora bem, na tensão da rede tu tens 220V mas alternos. Aliás 220V de tensão Eficaz o que na prática tens é uma onda sinusoidal que varia entre -330V e +330V.

quer isto dizer que quando lá pusesses o Led, mesmo em série com uma resistência, quando a tensão se invertesse o led teria que aguentar com uma tensão inversa de 330V... o que ele não aguenta de certeza... Logo BUM.......

Cada semicondutor possui as suas próprias caracteristicas que estão, em grande maioria das vezes, disponiveis na internet por datasheets; Tensão máxima em polarização inversa (zener! bummm...), corrente inversa, resistência térmica de junção, relação corrente/temperatura, capacitância da junção...

Relativamente a tensão da rede tens razão. :) Mas há semicondutores capazes de aguentar tensão RMS superior a 220V. ;) À partida, sem teres dados concretos sobre o semicondutor que tens na mão, não sabes se "derrete" ou não. :p

[[]]
 
Errado; Conduz nos 2. :D Basta força-lo a entrar na região de Zener. :007: Além do mais existe uma corrente (inversa) mesmo quando polarizado inversamente (na ordem de nano amperes; região de corte) mas que, apesar de ser muitas vezes imensurável, existem aplicações em quais não se pode negligenciar tal não-linearidade. ;)

[[]]


... em termos práticos só conduz num sentido!:002: ! Peguem na bateria do telemovel e liguem directamente ao led. tentem trocar, colocar + com - e têm resposta!

essa questão não interessa aki para nada
 
O diodo junto ao rele é importante pq absorve os picos de voltagem que se geram na bobine do rele(podem danificar o circuito ou provocar interferencias) quando é ligado ou desligado,na minha opinião tb deviam de por mais 2 condençadores em paralelo com o diodo um de 100 nanofarads ceramico e outro de 47 microfarads eletrolitico.
 
Bem, Vamos ver !!

O diodo ai é simplesmente um supressor de picos, derivado ao retorno provocado pela bobine do relé. no entanto eu punha o ( 1N4007 ). estou de acordo quanto aos condensadores pois irá dar algumas filtragens extras ao circuito.
 
alguem sabe de alguma loja k tenha site online e k mande essas cenas por correio? (de preferencia a cobrança...)
cumps...
 
Back
Topo