1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como controlar as ventoinhas ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Sparks, 24 de Setembro de 2004. (Respostas: 5; Visualizações: 912)

1. Sparks

Sparks Power Member

Boas, é o seguinte, pensei em comprar uma dessas baias com uns controlos com que se pode controlar a velocidade das ventoinhas da caixa. Gostava que me dissessem se é possivel também controlar a ventoinha de uma placa gráfica que é a que está na minha sig.
    Tambem agradecia que me aconselhassem uma boa engenhoca dessas, tive a ver umas que se chamavam aerogate e tal mas não tenho a certeza pk tou um bocado por fora deste assunto.

Obrigado :P

2. Sparks

Sparks Power Member

Ninguem me sabe esclarecer? :(

Como posso controlar a ventoinha da placa gráfica, e como funcionam essas baias de controlo das ventoinhas.

3. Pheus

Pheus Banido

Fácil... tiras os fios ligas a uma molex, ligas a molex ao controlador. Não te preocupes por lá falatar o fio branco pk esse NUNCA se liga às molex pk é o "sensor" da vel da fan

4. Sparks

Sparks Power Member

E quanto à ventoinha da placa gráfica? Como posso controlar essa ?

Thks

5. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Vais a uma casa de electrónica, compras uns reóstatos daqueles baratuxos (50c) e montas um em cada ventoinha.

controlas como quiseres.

a resistência (R) do reóstato calculas consoante a corrente que cada ventoinha necessita: V = R*I

se quiseres controlar externamente arranjas uma bay de metal, fazes as furações e aproveitas as "carrapetas" de um monitor antigo (brilho/contraste) e adaptas aos reóstatos.

ficas com uma coisa feita por ti e combates o impulso consumista.

6. caprr

caprr Power Member

permite-me fazer uns pequenos ajustes á tua thread :D

R=(Vi-VF)/I
    Vi- tensao iniicial
    Vf-tensao final
    I- corrente q passa na fan ( nao sei qto é)

depois de calculado o valor de R, é so ir a uma loja de electronica e comprar um potenciometro ( termo mais correcto :) )...

Partilhar esta Página