1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Guia Como criar e gerir 4 desktops virtuais facilmente

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias - Microsoft' iniciada por AudigyMaster, 24 de Agosto de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 3617)

  1. AudigyMaster

    AudigyMaster Power Member

    [​IMG]

    Ora aqui está uma ferramenta que julgo ser muito útil. Embora já existam várias soluções semelhantes no mercado, esta apresenta como grandes vantagens a sua estabilidade, interface e interacção simples, eficiente e o ser freeware.

    Com esta aplicação podemos criar e gerir até 4 ambientes de trabalho virtuais. Podemos por exemplo estar a ver os mails e a navegar no 1º, estar a editar videos no 2º, a ver um filme no 3º e até a jogar no 4º. Muito mais facil e organizado do que ter tudo atafulhado num único ambiente de trabalho.

    É produzida pela Sysinternals empresa que é propriedade da Microsoft, sendo compatível com o Windows 2000/XP/Vista em ambas as versões X86(32bits) e X64(64bits).

    __________________________________________________

    Vamos então fazer uma análise/tutorial desta aplicação.

    Começamos pelo interface, simples e eficiente, sem grande dificuldade de configuração. A aplicação em si é um simples executável que não necessita de instalação, basta correr. Vejamos então quais as opções própriamente ditas:

    [​IMG]

    Ora nesta simples GUI podemos verificar quais as opções que possuimos de modo a alternarmos entre os quatro desktops virtuais, sendo elas:


    º Recorrer ao tray icon do programa e seleccionar qual o desktop desejado. São apresentados pequenos thumbnails de modo a facilitar e destinguir a alteração, ou seja podemos ver o que está a acontecer nesse ambiente de trabalho sem necessáriamente termos de alternar entre todos.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    º Seleccionar um conjunto de hotkeys que servirão para alternar entre os vários ambientes de uma forma mais rápida e facil. Podem ser atribuidas ás teclas 1, 2, 3 e 4, ou ás teclas funcionais F1, F2, F3 e F4. Podem ser usadas também combinações de duas ou mais teclas, tais como Alt + F1, ou Ctrl + Alt + F1, e por assim adiante.

    __________________________________________________

    Vistas as opções de configuração, vamos agora analisar a aplicação em funcionamento.

    O executável usa muito poucos recursos, utilizando pouca ou nenhuma memória(cerca de 2MB). Já a nivel de utilização do CPU só são utilizados recursos quando a aplicação é acedida, portanto numa situação de IDLE/background o consumo de recursos de processamento é nulo ou despresável.

    Vejamos agora como a aplicação virtualiza os novos ambientes de trabalho. Numa rápida análise ao gestor de tarefas do SO, podemos verificar que são abertos vários processos explorer.exe, sendo um para cada ambiente virtualizado. Como é natural serão usados alguns recursos principalmente a nivel de memória. Uma boa noticia para quem possui pouca memória RAM disponivel é que os handles/processos vão sendo abertos consoante a necessidade ou seja caso o utilizador virtualize unicamente 1 ambiente de trabalho irá ser aberto um único processo explorer.exe, optimizando o uso de memória e recursos.

    Consoante as necessidades e usos do utilizador, poderá ser necessária mais ou menos memória, sendo que haverá casos em que tal possa vir a ser insuficiente. Depende portanto da memória disponivel e das necessidades do utilizador.

    Numa situação de todos os ambientes virtualizados e estes em IDLE, são necessários apróximadamente 50MB de memória livre.

    Em relação ao tempo de transição entre ambientes, posso dizer que é practicamente instantanêo. Não existe portanto lags ou delays entre trocas.

    __________________________________________________

    Download -> 116Kb
    __________________________________________________

    Espero que este tutorial/análise vos seja útil...
    Caso exista algum erro, agradeço o aviso. Alguma dúvida adicional é só colocar.

    Abraço ;)
     
  2. Raider Freak

    Raider Freak Power Member

    Boas, eu fiz isto mas n era bem isto que eu queria =P
    tava a procura de um programa que fizesse outro ambiente de trabalho virtual, como se tivesse dois monitores ligados
    isso existe?
     
  3. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    Não é isso que este faz?

    Já agora, para quem usa XP, existe uma powertoy para fazer isto: DeskmanPowertoy
     
  4. Loss

    Loss Power Member

    facil de usar
     
  5. Raider Freak

    Raider Freak Power Member

    não, isso cria ate 4 desktops mas o ambiente de trabalho é sempre o mesmo(cheio de tralha) por isso eu tive a procura e a solução do meu problema é o "360Desktop" muito bom e era mesmo o que eu queria lol
     
  6. JCmendes

    JCmendes Power Member

    E como fazemos para fechar os desktops virtuais? ..... sei abrir e alternar, agora fechar, ainda não descobri.

    Isto aqui no trabalho até pode dar jeito...:D:D
     
  7. BuG

    BuG Power Member

    não conhecia este programa....mas para o meu trabalho da-me imenso jeito... eeheh tks.
     
  8. BuG

    BuG Power Member

    eu tb não consigo...
     
  9. Raider Freak

    Raider Freak Power Member

    penso que seja acertar no explorer.exe no gestor de tarefas porque quando abre um desktop novo ele abre-te mais um explorer.
     
  10. AudigyMaster

    AudigyMaster Power Member

    Boas

    Infelizmente não é possivel via GUI fechar os desktops virtuais criados devido aos handles criados na sua abertura. Só via log off, desligar ou reiniciar.

    Pode-se também fechar terminando o respectivo processo explorer.exe mas tal não é recomendável.

    Essa é a única falha que encontrei nesta aplicação. Como pontos a favor, a sua extrema leveza no consumo de recursos, interface simples e elevada estabilidade face a aplicações semelhantes.

    Ideal pra esconder o msn quando o chefe passa... :D

    Abraço ;)
     

Partilhar esta Página