1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como Criar rede Wireless numa localidade?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por In_the_house, 23 de Janeiro de 2007. (Respostas: 44; Visualizações: 6796)

1. In_the_house

In_the_house Power Member

oi pessoal...
    gostava de saber se é possivel criar uma rede wireless num raio de 2km
    que equipamento era necessario, que tipo de antenas, potencia, etc...
    era para partilha de internet, e criar uma intranet...
    obrigado

2. dragon88

dragon88 Power Member

pah... uma ideia à tonhó seria falares com o departamento informático de uma qualquer universidade com e-U. se tiver lá pessoal fixe podes ter sorte ;)

esta é a página do CICUA (aveiro), eles costumam ser porreiros

boa sorte

3. Crisis

Crisis Power Member

Precisas de uma autorização especial para fazer um broadcast assim tão grande, tem a ver com poluição da atmosfera através de radio frequência..

Cumprimentos

4. VuDu

VuDu Power Member

Fala com o padre e pede para meter um ap ao pé do sino. Depois é dar uma antena direccional e a cada um e por tudo a apontar para a igreja. Aproveitas e poes webcam na igreja pra fazer live broadcast das missas :D

5. whee_man

whee_man Power Member

Basta-te comprar um ap (acess point) e uma antena omni de 12db's ligada ao ap e ja tens cobertura de rede pra esses 2 km, assumindo q tens linha de vista.
    Seguidamente, para quem se vai ligar a rede é necessario, para os mais proximos (até +/-500m) um ap dentro duma caixa estanque no telhado da casa, com a antena de origem e ligado por cabo ao pc ou a um router/switch; para os q estao mais longe usas um ap dentro de uma caixa estanque com uma antena direccional.

podes ver preços dos materiais necessários aqui.

cumps

6. cardosito

cardosito Power Member

Eu também pretendo criar uma rede. Queria saber se posso fazer isso sem estar o meu pc ligado. Basta um router com modem incluído?

7. luis_pedro_Sato

luis_pedro_Sato Power Member

Este topico parece me interessante.
    Talvez partilhe a internet com a minha namorada, ela so vive a talvez 1 km de mim.

8. cardosito

cardosito Power Member

É uma ideia. Eu vivo perto de Espanha e eles tem em várias localidades com internet sem fios à borlix. Vamos ver se alguém nos dá umas dicas por aqui. cumps

Última edição: 19 de Fevereiro de 2007
  9. cagafagulhas

cagafagulhas Power Member

ora viva

eu pretendo fazer exactamente o mesmo na minha aldeia...

em relação à licença de broadcast, onde é que se obtém???

é a anacom que licencia isso???

não será que esses tipos nos vão pedir mundos e fundos, atanto a nivel de papelada, como a nivel de €€€€ para nos passarem a respectiva licença???

10. cagafagulhas

cagafagulhas Power Member

ja chegaste a criar essa comunidade wireless????

diz que tipo de equipamentos e quanto gastaste...

eu pretendo fazer exactamente o mesmo... queria um feed-back

tanks

11. cardosito

cardosito Power Member

12. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Se querem mesmo fazer isso a melhor escolha em termos de preço e qualidade é o material da micronet!

Para poupar alguns trocos escolhem material para interior, um bom AP mais o booster para 500mW bi-direcional, uma boa antena omnidirecional e já está!

Claro que o ideal seria material próprio para exterior mas isso upa-upa nos preços, sai mais barato comprar uma caixa com control de humidade e aquecedor e colocar o material lá dentro!

Não se esqueçam que convém que quem aceda ao AP tenha uma antena direccional!

E já agora não se esqueçam de quantas pessoas irão aceder!!! lol porque por exemplo uma ligação de 8 megas a dividir por 30 ou 40 não vai dar muito gás a cada um!

Posso indicar-vos exactamente o que necessitam sem terem de gastar muito... mas tem de definir melhor o vosso projecto!

Cumps,

13. cardosito

cardosito Power Member

14. bandalho_zune

bandalho_zune I'm cool cuz I Fold

Tenho uma rede com cerca de 4Km de cobertura e apenas tenho o excelente DWL-2100AP da D-Link e uma omni de 12Dbi, comprei isto á dois anos e nunca deu problemas, acho que gastei á volta de 200€.

Cumps

15. cardosito

cardosito Power Member

16. bandalho_zune

O DWL-2100AP não é router é apenas um acess point, no meu caso uso um router smc7904bra que porta-se muito bem.
    Quanto á antena acho que da perfeitamente, com um bom AP e uma antena certificada ficas com uma rede de luxo.

Cumps

17. cardosito

cardosito Power Member

18. bandalho_zune

19. cardosito

cardosito Power Member

E qual será o melhor dentro dessa marca?

20. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Se não queres problemas, queres gastar pouco, então a melhor situação será sempre um Linksys WRT54G (nunca o WRT54GC que é o compacto).

Esse router permite alterar o firmware, elevando a sua potência de saída até aos 250mW!

Colocas umas antenas de basta 7dB's e terás à vontade um raio de acção de 2 a 10 Km (linha de vista claro) para poderes partilhar a tua net.

Outra forma de gastar pouco dinheiro é comprares antenas de interior com um ganho elevado bastando para isso saber proteger o material o que não é difícil...

Tenho no momento 2 pontos de escritório ligados a 18Km de distância um do outro apenas com antenas artesanais tipo cantenna (bem afinadas claro) aplicadas a simples pratos de parabólica offset da tvcabo, e os AP's que uso, apenas debitam 19mW mas chega e sobra...

Se precisares de ajuda diz, mas acredita, que se é menos de 200€ que queres gastar vais ter de inventar um pouco... pois material especifíco é caro!

Cumps e dispõe sempre,

Partilhar esta Página