Guia Como criar um Active Directory num servidor?

HilarYo

Power Member
Para complementar o meu post de ontem, decidi criar um novo artigo onde explica-se como criar um Active Directory, trocando isto por miúdos, um domínio numa rede local.
Antes de configurar este serviço, entrei nas ligações de rede, e atribui um IP, fixo á minha máquina, e também configurei-lhe o DNS. Na minha opinião quando quiserem configurar um serviço destes convém primeiro definirem os IP‘s e o DNS.Comecei então por entrar na linha de comando, executei o comando dcpromo, para o sistema operativo promover o Active Directory.
Podemos ver isso na próxima imagem.

Posteriormente, a seguir a executar este maravilhoso comando apareceu-me uma janela de configuração do Active Directory,
onde tive de configurar alguns passos, passos esses que irão poder ver nas próximas imagens.


Para que a instalação deste serviço prossiga, teremos de clicar um NEXT.
Todos nós sabemos que nem sempre existem numa rede máquinas que tenham o mesmo sistema operativo, ou então que tenham sistemas operativos de outras “marcas”. Para que a comunicação, seja possível entre todos os computadores temos de arranjar uma forma para eles comunicarem, por isso é que nos apareceu aqui esta mensagem.
Para que a instalação deste serviço prossiga, teremos de clicar um NEXT.

Como temos só um servidor, e também queremos só instalar um domínio neste cenário, termos de criar uma nova floresta de
domínios, sendo o que vai acontecer posteriormente. Na alternativa se tivesse-mos mais domínios, poderíamos associar um domínio a este servidor, não sendo o nosso caso.


Neste caso vamos criar então a nova floresta de domínios. No caso de termos mais do que um domínio deveríamos escolher a segunda
opção para os fundir.


Como é lógico para criamos um domínio, temos de lhe atribuir um nome para que este seja conhecido. No meu caso coloquei o nome
do nosso site ficando o domínio em “Shiftwere.local”. A parte “.Local” é facultativa. Pode haver empresas que coloquem o nome de domínio por exemplo,”Shiftwere.exemple.pt”.


NetBios Name, Network Basic Input Outpud System, este serviço, reconhece o domínio dentro da rede, ou bem sendo na rede local,
por isso também termos de definir o nome do NetBios Name. Poderemos ver isso na seguinte imagem.


Os Logs são algo muito importantes tanto numa rede. Também pode ser muito importante em servidores principalmente nos Active
Directory. São importantes porque todos as informações de login de clientes, e todas as informações que possam ter sido prejudiciais á rede caiem todas nestas pastas que vamos declarar no próximo passo.


Nos servidores do Microsoft Windows, o System Volume ou SYSVOL são directórios que são partilhados na rede, e que armazenam a
cópia do servidor de arquivos públicos do domínio que deve ser partilhado para acesso comum. Por isso ser também uma questão bastante importante para uma boa configuração de um domínio numa rede.


Para que este servidor consiga também comunicar com outros computadores principalmente no Active Directory, precisa de saber
resolver nomes, uma vez que essa á a função do DNS (Domain Name System). O servidor só procede á comunicação através do IP,
o DNS vai fazer a conversão dos IP‘s para nomes.


Temos de declarar algumas permissões de compatibilidade.

Para que sejam declaradas temos também que declarar uma PassWord, para que se houver alguns problemas com o domínio, se
possam resolver rapidamente e com segurança.


O Windows acabou a configuração do serviço e irá passar para a instalação do mesmo. Aqui ficam algumas imagens do mesmo.


Seguidamente o Windows acabou de instalar o serviço. Iremos também com actua o Windows assim que tem um domínio instalado.


Esta é a explicação de como se pode instalar um domínio. Se houver alguma dúvida comentem ;)
 
Última edição:
Back
Topo