1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como desactivar um BPA

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por skulpthor, 20 de Janeiro de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 2001)

  1. skulpthor

    skulpthor Power Member

    Olá boa tarde, sou cliente zon phone, e pelos vistos para o usar todos os telefones de casa, tenho que injectar rede atraves do modem, o problema é que se usar o telefone directamente no modem tudo funciona bem, mas se ligar um cabo do modem à rede telefonica só consigo realizar chamadas, nao consigo receber. penso que deverei desconectar o bpa da linha exterior da pt.

    aqui está uma imagem do bpa, alguem sabe quais os fios terei de desligar ?
    ps : o cabo preto é o que vem da rua.

    http://img255.imageshack.us/my.php?image=spma0057ur4.jpg
     
  2. bandalho_zune

    bandalho_zune I'm cool cuz I Fold

    Pelo que estou a ver trata-se de uma instalação antiga, experimenta desligar na saída do BPA (Fios Brancos), ele pode estar a causar interferências.




    Cumps
     
  3. darkbullet

    darkbullet Power Member

    Para ter um BPA daqueles não é assim tão antiga quanto isso...

    Para deixares de ter problemas em principio basta desapertares os parafusos que seguram os 2 fios brancos (parte superior do BPA) e cortar as pontas ou isola-los ;)

    espero ter ajudado
     
  4. bandalho_zune

    bandalho_zune I'm cool cuz I Fold

    Pelo tipo de fios de saída e pela ausência de fio Terra no BPA ou a instalação é antiga ou não foi vistoriada. Pela foto não cumpre os requisitos de uma instalação RITA.




    Cumps
     
  5. darkbullet

    darkbullet Power Member

    Eu compreendo isso, mas neste pais qual é a instalação que é vistoriada?

    Visto parecer que o BPA está demasiado longe de qualquer local onde se possa ligar um fio de terra quem se vai dar ao trabalho de o fazer? quem fez a instalação, tal como a maior parte dos tecnicos (se assim o posso chamar) prefere arriscar...
     
  6. skulpthor

    skulpthor Power Member

    obrigado aos dois , o problema já se encontra resolvido.
    thx :)
     
  7. MANAGER

    MANAGER Banido

    Mas os BPA não são importantes ??? Pelo que ouvi dizer evitam estragos na instalação em caso de sobrecargas.
     
  8. mr_zener

    mr_zener Power Member

    já não são utilizados, visto que induzem muito ruido em linhas com adsl, além do mais, em todas as linhas q vi com bpa, nenhuma delas tem fio de terra no bpa, mesmo as vistoriadas pela PT.

    actualmente usa-se uma malha RC
     
  9. bandalho_zune

    bandalho_zune I'm cool cuz I Fold

    Primeiro as vistorias não são realizadas por técnicos da PT, são entidades certificadoras associadas á ANACOM e segundo de á uns bons para cá todas e sublinho todas as instalações telefónicas novas (RITA ou ITED) são vistoriadas, eu sei o que digo trabalho na área.

    Cumps
     
  10. darkbullet

    darkbullet Power Member

    Todas quais? as de edifícios tipo prédios que não são para todos, de grandes casaroes, e de edifícios públicos certo? é que por cá não passou ninguém, nem nunca vi semelhante... não duvido da tua palavra, até porque trabalhas na área, só conto as minhas experiencias como "biscateiro".

    Uma duvida, agora so se usam circuitos RC para filtrar a linha? mas não é o contrario?! :S Já tive alguns probleas com a minha linha telefonica e chegou-se à conclusão que era do circuito RC que o BPA tinha, (estava ligado à massa o meu =P) tirei fora o condençador e a resistencia e acabaram-se os problemas, assim so faz de "fuzivel".

    cumps
     
  11. bandalho_zune

    bandalho_zune I'm cool cuz I Fold

    Todos os edifícios têm que ter projecto de telecomunicações, logo, é uma obrigação legal que essas instalações sejam vistoriadas, eu dou-te um exemplo, quase todas as Câmaras Municipais obrigam a apresentação do certificado de telecomunicações para passarem a licença da habitabilidade e só com essa licença é que o imóvel pode ser vendido ou alugado.
    Mas sei do que falas, na estratégia de vender o máximo possível a qualquer custo a PT instala hoje linhas telefónicas em habitações não licenciadas para isso é um bocado contra censo, mas é a vida.

    Quanto ao BPA esta de facto em desuso, hoje com a obrigatoriedade do sistema ITED o BPA ja não faz parte da instalação, e ainda bem porque só traziam problemas nas ligações ADSL.



    Cumps
     

Partilhar esta Página