1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

como diminuir tamanho de fotos em Kb?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Broka, 6 de Setembro de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 20199)

1. Broka

Broka Power Member

Tirei umas fotografias que queria colokar num site. Porém o site so aceita fotos até 500kb e elas ocupam cerca de 1,40mb. Qual o programa q dá para fazer isso?
    é q os q tenho visto apenas dizem: diminuir 25%, 50% e 75%.
    Não ha nenhum q seja mais versatil e q em vez de falar em percentagem q fale em Kb?

Cumplishments
    Broka

2. OldMan

OldMan Power Member

Posso dizer que o photoshop reduz a percentagem que quiseres, de resto não estou familiarizado com mais nenhum.

3. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

abre a imagem no paint e salva outra vez mas para outro local.

já está :)

4. OldMan

OldMan Power Member

LOL no paint o único formato com qualidade aceitável é PNG, em JPG fica com qualidade mesmo maravilhosa.

5. mavatar

mavatar Power Member

tens basicamente duas opções:
    diminuir o tamanho e/ou
    diminuir a resolução,
    nomeadamente, mudando para um formato mais leve, como JPEG.
    Isto pode ser feito de muitas formas, com recurso a muitos softwares, desde o paint ao photoshop, corel, fireworks...

6. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

continuo achar a minha explicação a mais simples :)

7. ec99031

ec99031 Power Member

Pois, mas se estiver já em JPEG não lhe adianta de muito...

Quanto a mim, é como já disseram, jogas com a resolução e compressão de modo a que fiquem aceitáveis e abaixo dos 500kb. Muitos programas como o Photoshop dão-te uma estimativa do tamanho com que o ficheiro vai ficar quando defines a taxa de compressão/qualidade do ficheiro jpg.

Podes também usar um programa que já experimentei: xat image optimizer
    Ele usa umas técnicas manhosas que nem me dei ao trabalho de tentar perceber, e mantendo a resolução comprime bastante ficheiros jpg... O prob é que não é gratuito e a versão pro podes continuar a usar após o periodo de experiencia mas em que aparece uma caption num lado da imagem...

8. iellow

iellow Power Member

O ideal para isso, na minha opinião é usar o photoshop e em vez de usares o comando save as usas o "save for the web and devices" (está localizado um pouco abaixo do save as).
    Ao utilizares o comando surge um interface no qual podes escolher o formato (jpg, png, gif) e no qual também podes alterar as dimensões finais do ficheiro em termos de resolução. Mas a verdadeira utilidade disto tudo é que se fores às opções do interface podes limitar o tamanho final do ficheiro, sendo o photoshop que depois procura a compressão de jpg ideal para as dimensões requeridas.
    Um detalhe a não esquecer é redimensionares sempre as imagens para algo entre os 800x600 px e os 1024x768, normalmente para exibir na net não necessitarás de maior dimensão e asseguras uma ligeira protecção contra cópias indevidas ao inutilizares o ficheiro para reproduções impressas de alta qualidade.

9. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

nao adianta?

mete um jpg de 2mb dentro do paint e faz um save sobre esse jpg para jpg novamente e vê a quanto fica :)

10. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Experimentei numa imagem de 261KB e ficou com 77.6KB. Fica é com uma qualidade pior, não gostei muito. Costumo usar o Photoshop e no momento de gravar selecciono as definições necessárias para que ocupe menos espaço. Mas o teu método não deixa de ser interessante. ;)

11. Warlord

Warlord [email protected] Member

basicamente o paint guarda numa qualidade mer*****, enkanto os outros programas permitem escolher a qualidade e o metodo de compressao de forma k fike a ocupar o espaco k keremos com a maxima kalidade possivel.

12. DtMt

DtMt Power Member

No paint shop pro, 5, 6, 7 ou até o x3, tal como muitos outros programas de edição de imagem (tal como o photoshop ja referido por outro utilizador) ao fazer um save as, gravar como, tens a opção de ao salvar definir a taxa de compressão. deve estar ao lado da tecla de salvar ou nas opções. 100% mantens a qualidade, menos que 100 % reduz a qualidade. E salvas até teres uma imagem de tamanho pretendido.
    No Paint Shop Pro tens tambem o GIF e JPEG export.... tanto um como o outro exportam a imagem actual, atraves de um wizard, em que ves a qualidade da foto, tamanho final, e tempo de download segundo algumas velocidades de ligação.

Falo do PaintShop Pro pois é o programa que uso, que é pouco mais avançado que o paint e suficiente mente profissional para não me baralhar com ele. =)

O que fazes no paintShop fazes em tantos outros... o Microsoft Office Picture Manager faz isso também... vem com o office.

13. estik

estik I folded Myself

Há tb o Paint .Net que é gratuito e muito bom, dá para escolher a taxa de compressão jpeg qd se grava o ficheiro.

Abraço

14. Seavoices

Seavoices Power Member

O pior programa que se pode utilizar para reduzir o tamanho de ficheiros de imagem é o Paint.

Lembrem-se do que vos digo!

15. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu apenas uso photoshop mas para casos como avatares e imagens do genero q precisam de reduzir o tamanho em peso de uma forma bruta é com paint nem penso 2 vezes ;)

16. DtMt

DtMt Power Member

Image resizer, Powertoy para windowsXP, fazes dowload no site do windows, secção de powertoys. instalas no sistema e quando clicando com o botão direito sobre 1 ou mais imagens selecionadas no explorer, permite fazer o resize de 1 ou mts imagens em simultâneo. No caso de diminuires a resolução, diminuis também o tamanho.

O ACDSee faz também isso que pretende.

17. pri3st

pri3st Power Member

Works for me too... :D

18. Warlord

Warlord [email protected] Member

sim, mas perdes (e muito) kalidade...

19. arpinacio

arpinacio Power Member

ImageResize Power toy pro XP.... é o que eu uso... =X

20. Star-Child

Star-Child Power Member

Porque não usam o paint.net? é uma óptima alternativa ao paint "de origem", e dá para gravar em jpg com diminuição de qualidade 1% de cada vez e sempre com a previsão do tamanho final.

Como pede o autor do tópico, o paint.net fala não só em percentagem, mas também em kb.

www.getpaint.net/

EDIT: Desculpem, não me tinha apercebido que já tinham dado essa sugestão.

Partilhar esta Página