1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

como é k faço reset de password no root?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Riky, 17 de Janeiro de 2006. (Respostas: 29; Visualizações: 1928)

1. Riky

Riky Power Member

Boas ppl.
    É assim eu ando aki a testar o linux o ubuntu 5.10 mas n sei a password do root, instalei isto mas o linux n me pediu password pra isso.
    não ha maneira de saber a password pra entrar como root?

Obrigado pela ajuda.
    Fikem bem.

2. Madril

Madril 1st Folding then Sex

com o teu user:

sudo passwd

3. Riky

Riky Power Member

ok ja consigo entrar como root.
    mas agora tenho outro problema kero instalar o qpopper4.0 e n consigo, escrevo ./configure na consola diz "no" numas quantas cenas e dp diz k deu um erro.

Error: no acceptable C compiler found.

Experimento compiar a pasta onde ta o programa para o sistema de ficheiros, diz k n tenho premissões pra isso mesmo estando como root

obrigado pela ajuda.

4. onaips

onaips Power Member

ano te ponhas a inventar, ixo ker dizer ke nao tens os compiladores instalados, axo ke o ubuntu nao instala ixo de raiz. ou sacas os pacotes dos compiladores pa ubuntu e dp compilas, ou arranjas o pacote desse programa ja compilado pa ubuntu

5. nspm

nspm Guest

Pelo menos o gcc tens que ter :D

6. HecKel

HecKel The WORM

Uso o apt-get para instalares coisas agora no inicio..., deves ter problemas nas dependências certamente.

abraços, HecKel

7. Riky

Riky Power Member

onde encontro isso?
    como ja tds notaram sou super noob nisto de linux.
    mas n desisto enquanto no dominar isto.

8. HecKel

HecKel The WORM

Bem..., eu nunca usei nenhuma distro baseada em debian (pelo menos nunca cheguei a usar o apt-get :P) mas experimenta fazeres isto na consola:

man apt-get ou apt-get --help

Acho que estes comandos irão mostrar-te o help desta ferramenta, de qualquer das formas dá uma olhada aqui e aqui. Estes links certamente irão esclarecer-te bem ;)

abraços, HecKel

9. Madril

Madril 1st Folding then Sex

a melhor maneira de instalar isso é fazer

apt-get install build-dev

(acho que o pacote é esse)

10. zuppafly

zuppafly Power Member

E porque não usar o Synaptic Package Manager que já vem com o Ubuntu? É um front-end que simplifica e muito o uso do apt...

Riki: Depois de abrir o Synaptic, faz uma busca por complilador de C. O gcc já devia vir instalado, mas experimenta ver se está ou não (fazes a busca por gcc e aparecem-te logo os resultados). Ou então fazes uma busca por "c compiler" e escolhes um dos que te aparece. Para instalar basta mesmo um clique de rato :)

11. Riky

Riky Power Member

ok, usei o synaptic e instalei o courier mail server, agora só não sei onde oooo vou buscar para configurar e executar.
    To habituado ao windows k um gajo instala uma cena e aparece logo as coisas no menu iniciar, aki um gajo instala dp n sabe onde as coisas ficam.
    Já para n dizer k axo o sistema de directorios mta eskesito mas isso é normal para kem ta habituado ao windows.

ajuda precisa-se obrigado.

12. Kaux

Kaux Power Member

o courier mail server deverá ser pelo que o nome indica 1 servidor de email e nao um compilador de c.. pelo menos tenta ler o que diz sobre o pacote antes de instalar.. :berlusca:

13. Riky

Riky Power Member

Se reparares bem no inicio do topico eu desde o inicio k kero instalar um servidor de mail.
    Mas tava a tentar instalar o Qpopper mas como encontrei agora o Courier instalei o Courier, mas agora não sei onde o encontro no sistema para poder trabalhar com ele e configura-lo.

14. zuppafly

zuppafly Power Member

Servidor de mail? Como o Mozilla thunderbird ou Evolution? Esses são clientes de e-mail, não sei se será a isso que te referes... Se sim, então instala antes um desses dois que são os melhores ;)

Anyway, depois de instalar alguns pacotes com o Synaptic precisei de reiniciar o Xserver para que me aparecessem os programas nos menús do painel do Gnome. Não sei se será disso... faz ctrl+alt+backspace e volta a fazer login. Pode ser que já lá estejam... senão, não sei mesmo do que será, até porque nunca usei esse tal Courier :|

15. Riky

Riky Power Member

O Thunderbird ou o Evolution são clientes de email, e eu kero mesmo é configurar um servidor de email, kero fazer deste PC um servidor de email. Kero k este PC aceda as caixas de correio nos servidores do ISP, e dp pegue nesses mails e os distribua pelos vários utilizadores da rede que tenho.

16. zuppafly

zuppafly Power Member

Ah, ok, desculpa a confusão :P
    Não conhecia esse Courier... Mas, de qualquer forma, o reiniciar do Xserv não te fez aparecer o ícone no painel? É estranho porque 99% das aplicações que estão nos repositórios do Ubuntu têm suporte da comunidade e não costumam ter esses glitches... :|

17. Riky

Riky Power Member

Ja fiz Ctrl+ALt+Backspace pra reeniciar o Xserv e ja fiz reboot a makina e nada.
    Quando faço reboot vejo k o PC encerra os serviços do servidor de mail, o k ker dizer k ele ta instalado e a correr, mas n consigo é aceder ao programa para configurar as contas.

Ja tentei instalar o webmin mas tb n tive sucesso, axo k isto vai la pela tentiva e erro, mas vai demorar tempo.

18. zuppafly

zuppafly Power Member

Uma última possibilidade. Quando instalaste o programa, não reparaste quantos pacotes existiam no Synaptic referentes ao mesmo (como estou agora em windows não consigo ver) ?
    É que pode ter-se dado o caso de o teres instalado mas não teres escolhido também a package que instale a GUI dele...

É que se vês o processo dele a terminar durante o reboot é porque ele está mesmo instalado (captain obvious to the rescue... ;) lol)

19. lammer.pt

lammer.pt Power Member

vê se tens alguma coisa no /etc, é ai q fica os confs..

(ubuntu sux, muda pra debian [sim, eu sei q ubuntu é baseado em deb])

20. zuppafly

zuppafly Power Member

Ubuntu é o ideal para quem, como eu e ele, temos ainda pouca experiência em sistemas debian.
    Dizer que Ubuntu sux é simplesmente errado. Não foi à toa que a sua versão 4.10 foi reconhecida como a melhor distro de 2004. Não é à toa que tem o maior crescimento de entre todas as distros de GNU/Linux.
    Debian é mais "cru". Pode ser mais apetecível para quem procura uma distribuição virada para developers, mas para quem quer GNU/linux para uso doméstico, Ubuntu é muito mais simples e intuitivo.

Partilhar esta Página