como é k faço reset de password no root?

cá vai o meu bitait, não precisad do root para nada, nicles, sudo -s, faz o mesmo serviço, como disse o lammer tenta ver no /etc, já agora ir à página (http://www.courier-mta.org/) do produto e ler o manual talvez fosse uma boa ideia, é que no manual costuma dizer onde estão os ficheiros a serem modificados e quais as opções de configuração, depois vais precisar de outro programa(não me lembro o nome dele - edit - fetchmail ) para te ir buscar os email's ao ISP e entregar na conta certa do teu servidor, porque o servidor de email não costuma fazer isso.
 
Última edição:
O Ubuntu já traz instalado um servidor de e-mail é o Postfix, que é o melhor que existe, para GNU/Linux e na minha opinião é mesmo o melhor de todos.



Riky

ok, usei o synaptic e instalei o courier mail server, agora só não sei onde oooo vou buscar para configurar e executar.

em GNU/Linux todos os ficheiros de configuração ficam na directoria /etc

Sendo um servidor então o ficheiro que é utilizado para o arrancar está algures em /etc/init.d


To habituado ao windows k um gajo instala uma cena e aparece logo as coisas no menu iniciar, aki um gajo instala dp n sabe onde as coisas ficam.

Isso só tem lógica para aplicações a ser utilizadas pelo utilizador, o que não é o caso dos servidores.



Já para n dizer k axo o sistema de directorios mta eskesito mas isso é normal para kem ta habituado ao windows.

Não é esquesito tem é lógico ao contrário daquilo que existe no window$, as coisas estão divididas com uma lógica, que para sistemas de ficheiros está descrita num standard chamado File Hierarchy System (FHS) e que resumidamente é o seguinte:

/ -> raiz do sistema
/root -> directoria do utilizador root
/boot -> kernel e ficheiros essênciais ao arranque do sistema com configurações de boot loader etc...
/etc -> ficheiros de configuração do sistema e scripts de arranque do sistema e serviços
/home -> directoria que guarda as directorias dos utilizadores
/var -> logs, bases de dados de aplicações, filas de impressoras, etc...
/tmp -> ficheiros temporários utilizados por aplicações de vários tipos
/bin -> aplicações mais básicas do sistema
/sbin -> aplicações de administração do sistema
/lib -> bibliotecas mais importantes para as aplicações em /bin e /sbin
/usr -> outras aplicações, documentação, código fonte e bibliotecas
/mnt -> directoria utilizada para ter pontos de montagem para outros volumes de dados
/media -> utilização semelhante ao /mnt mas especificamente para dispositivos amoviveis
/opt -> aplicações extra, normalmente utilizado para insstalar aplicações autocontidas, ou binários compilados estáticamente, ou software proprietário
/dev -> ficheiros de dispositivos (em *nix tudo são ficheiros aqui ficam os ficheiros que significam o hardware e outras coisas
/proc -> ficheiros com informação sobre o sistema a nível do kernel (alguns deles também permitem configurar o kernel)
 
instalei o ubuntu 5.10 e realmente tive o mesmo problema da password

ja fiz o su -s e sudo e n sei que e altero a password tudo bem

mas se fizer alterar novamente estando logado com otro usar que nao o root da para alterar a pass do mesmo root! isto nao tem cabimento nenhum!

que me esta aqui a falhar? ah e os discos nao consigo escrever neles,diz que so o root tem permissoes para tal..que fazer? mesmo fazendo su root nao deixa...
 
sinceramente eu ainda percebi para que é precisam da conta de root, eu quando quero instalar, alterar ficheiro de configuração, apenas preciso de sudo -s, depois ponho a minha pass e fico em modo de permissões root, diferente de estar como root, e faço o que quero.
 
mas eu ainda nao percebi se estou em root , se nao estou...vou usar linux num portatil,imaginem que saio de ao pe dele e quando volto ja me ***** o sistema so por um simpoles comando

eu queria definir o root,a sua password , e depois so usar knd precisava

ainda nao percebi komo funciona este eskema de root
 
instalei o ubuntu 5.10 e realmente tive o mesmo problema da password

Não é um problema! O Ubuntu vem assim intêncionalmente. O objectivo é fazer com que os utilizadores não usem o utilizador root, como utilizam o administrador em window$.
 
banid0 disse:
mas eu ainda nao percebi se estou em root , se nao estou...vou usar linux num portatil,imaginem que saio de ao pe dele e quando volto ja me ***** o sistema so por um simpoles comando

eu queria definir o root,a sua password , e depois so usar knd precisava

ainda nao percebi komo funciona este eskema de root

em ubuntu so precisar de root ou de permissões de root para os ficheiros de configuração e para instalar e fazer upgrade ao sistema, podes muito bem abrir um shell fazes login de root ou o sudo -s, fazes o que tens a fazer e qd quiseres ausentar-te feixas a shell ou a consola, qt mais nao seja podes sempre "trancar" a sessão.
 
sim isso percebi,mas tem alguma logica eu com o username banid0 poder alterar o root sem ter de me logar root 1º? e isso que nao percebi!

assim qualquer um la chega e alatera a pass!
 
Tem! Porque é preciso haver um utilizador com capacidade de administrar o sistema (mesmo que só através do sudo), a utilização do sudo, no entanto torna mais segura a utilização do sistema. No entanto o melhor mesmo a fazer é utilizar um utilizador sem qualquer privilégio de administração.
 
falco disse:
No entanto o melhor mesmo a fazer é utilizar um utilizador sem qualquer privilégio de administração.

off-topic: isto é tanto verdade para o linux como para o windows como para o OSX só que as pessoas não se mentalizam disso, a minha conta(windows ou linux) de trabalho é sempre sem previlégios de admin, preciso de instalar algo, não há problema no windows utiliza-se o comando "runas" e está a andar no linux, abre-se uma shell/consola e o comando sudo ou sudo -s, faz o resto.
 
Back
Topo