Fedora Silverblue com Wine e Screenfetch instalados por containers via terminal, e como shell, a extensão Gnome "Material Shell". >Flatpak, Snaps, KDE Connect, Steam, Lutris instalados.
gosto tambem do Xfce, bem eficiente. No meu portatil X230, usei Xfce, mas depois configurar Openbox + tint2. E me habituei. Customizei um pouco o Conky, para mostrar o stats da bateria e espaco do segundo drive. Também uso Rofi como app launcher.
Já ouvi falar muito bem do i3, mas estou habituado a Openbox / Fluxbox. DE's com "windows dragable" e tal. O i3, dependendo das configs, o tamanho de cada uma varia consoante quantas abertas. Por isso vejo muito mais "desktop workspaces" no i3
Ya, o i3 é bastante flexível, graças à sua config, e até é 'fácil' de aprender, mas há por ai outros WM's muito bons também (se não "melhores"), quando receber o meu Thinkpad novo irei experimentar dwm, que se não me engano, tem ainda mais possibilidades de "ricing" e configuração pois fazes tudo de raiz e és tu próprio que compilas :3 Para não falar que é suckless!
Nada como experimentar, mas nao te assustes com o i3 default eu utiliso i3-gaps para obter o espaço entre janelas mas o ficheiro de configuração e bastantes simples aprender pois é um ficheiro de texto normal. Depois e adicionares um launcher (eu uso o rofi), gestor de wallpapers (nitrogen ou pywal), compositor (compton por exemplo) e um gestor de networks e o resto a tua maneira. As possibilidades sao infinitas. um programa muito fixe é o pywal que muda as cores todas do sistema (terminal e tudo) consoante o wallpaper que escolheres. No i3 tambem consegues usar em modo floating, se bem que nao e o seu objectivo, mas podes escolher que programas queres que iniciem em floating ou podes mudar na hora com mod+space (default). Ja agora: Qaundo tiver tempo ainda vou mudar a barra para algo menos arco iris de cores
Desktop full Wayland com Sway VM no portátil. Estou a gostar muito do Wayland, só o facto de não ter screen tearing é um must. Pena a Nvidia andar a atrasar a adopcao disto, mas para quem não tem nvidia diria para experimentarem. wallpaper: https://i.imgur.com/xCyQ9wI.jpg
Okapa, já tive linux, já trabalhei muito com linux. Vou voltar a usar, mas vou usar o MINT cinnamon. Daí ter perguntado. Thanks.
No mint é so fazer um sudo apt install conky, e depois adicionar-lo ao arranque caso queiras que inicie automaticamente e mudar a config a teu gosto. Podes encontrar muitos exemplos em r/unixporn no reddit
Boas. Como acima mencionado, sim usei o Conky. E existe inumeras configurações, github, gnome-look, deviantart, reddit.com/r/unixporn. E após mexer um pouco nos ficheiros de config, se começa a perceber a syntax, e começar a customizar. https://mega.nz/file/0ocFTCRR#0XTBR7JHMRwB4JJUDtjI_a3zzFYruX5JarLOWevuDnE Aqui um zip com a as alterações que fiz ao config(mudei para mostrar o usage de uma pasta), e tem o original que usei como base. (No zip tem .fonts pode ser preciso os copiar para ~/.fonts) Atenção que apartir do conky 1.10 a syntax dos ficheiros mudou face a <1.10 por isso algumas configs podem apenar estar a funcionar com <1.10
Deixo cá o meu desktop acabado de configurar. Agradeço a partilha do user @Running_Wild da sua config do conky, em tempos ainda tinha tempo e paciência para personalizar essas coisas, agora agarro um bonito pela web, ajusto e está resolvido.