[Partilha] Como é o vosso desktop?

Não.

Acho que ja teve em versoes anteriores, mas agora nao tem

mas sinceramente nao faz falta...Basta carregar na "barra que nao me lembro o nome" :D que tem o nome das pastas e consegues fazer tudo...e o click direito ate te deixa escolher as pastas naquele directorio ;)
 
Eu utilizei no Arch Linux durante alguns tempos mas já foi há muito tempo atrás, quando ele ainda estava na sua fase embrionária e compatibilidades eram para esquecer. Já melhorou?
 
Eu utilizei no Arch Linux durante alguns tempos mas já foi há muito tempo atrás, quando ele ainda estava na sua fase embrionária e compatibilidades eram para esquecer. Já melhorou?

Sim melhorou bastante!! É o meu DE de eleição, acho-o melhor que o Cinnamon até se bem que o Nemo do Cinnamon deixa-me com água na boca...
Amanha logo posto umas imagens do meu netbook.

Cumps
 
Após alguns meses a divagar em distribuições baseadas em Debian (com a ajuda do GNOME 2 a levar-me para elas), decidi voltar à minha preferida e dar uma oportunidade ao MATE. Até agora, estou a gostar mais do que quando experimentei há uns bons tempos atrás. Talvez no início do ano passado.

Para já é para ficar.

CapturaEcra_zps8d988d23.png


CapturaEcra-1_zpsc1be39c4.png


O fundo de ecrã fui eu que fiz, utilizando a Artwork do Arch Linux, disponível em:

Código:
[URL]https://www.archlinux.org/art/[/URL]

Para quem quiser, fica aqui de qualquer das formas:

wallpaper_zps44a121e5.png
 
Vejo que a malta aqui não liga muito aos tilling window managers! Não há para aqui pessoal a usar awesomewm, xmonad, ...? Descobri os tilling e não consegui mudar, quem me dera também o ter em Windows. Acho um aumento de produtividade brutal, ainda mais se usado em conjunto com vários workspaces. Sempre procurei tentar ter um ambiente o menos dependente do rato possivel, e consegui algo bastante perto do que desejava com o awesomewm em cima do arch.
 
Vejo que a malta aqui não liga muito aos tilling window managers! Não há para aqui pessoal a usar awesomewm, xmonad, ...? Descobri os tilling e não consegui mudar, quem me dera também o ter em Windows. Acho um aumento de produtividade brutal, ainda mais se usado em conjunto com vários workspaces. Sempre procurei tentar ter um ambiente o menos dependente do rato possivel, e consegui algo bastante perto do que desejava com o awesomewm em cima do arch.

Eu uso o awesome e já meti aqui screenshots.


Embora isso seja de 2011 o meu desktop actual está exactamente igual.
Entretanto já fiz modificações no awesome, apenas não a nível visual, está cada pormenor tal e qual como quero. :)
 
Esse tipo de WM às vezes não dá para grandes screenshots. Durante algum tempo usei o ratpoison, que abria as janelas maximizadas sem qualquer decoração. Depois comecei a usar os ambientes padrão das distribuições (KDE, LXDE, Gnome), mas por acaso há pouco tempo aborreci-me com algumas coisas do Gnome 3 e estou a experimentar o i3. Gosto mais de ambientes com janelas maximizadas do que que tiled (como o modo monocle do awesome), e o i3 serve-me bem para isso.
 
dogzilla, eu também não sou fã deste sistema de janelas mas compreendo que quem esteja habituado até goste. Tenho um colega de faculdade que não larga o seu awesome em Arch Linux por nada.
 
Já eu não consigo perceber como gostam de ter o ambiente de trabalho assim e como trabalham com produtividade.

É uma questão de hábito, mas para mim o problema nem é tanto a produtividade, é ter o ambiente o mais confortável possível. Quando várias pequenas irritações se vão repetindo e acumulando começo a ficar com uma sensação de desconforto com o computador. E há sempre um compromisso. Eu gosto de muitas coisas no Gnome, como ligar a VPN com um click do rato, ter o gnome-keyring com todas as passwords, integração do mail com as tarefas e calendário, do calendário com o desktop, etc. Posso ter essas coisas com o i3, mas exige configuração e perder tempo a procurar soluções (o que também leva a algumas irritações). A diferença é que com o Gnome as recompensas são imediatas e as irritações são para sempre, enquanto com estes sistemas personalizados, idealmente há uma fase inicial chata e depois consegues um ambiente satisfatório que dura bastante tempo. Claro que isso é idealmente, podes não conseguir implementar toda a funcionalidade que perdes.
 
É um bocado como o nfk disse, eu já uso o awesome desde 2010, e com o tempo fui feito alterações e implementando funcionalidades, agora tenho isto extremamente personalizado e em nada se parece à configuração de origem do awesome.

A nível visual não tem muito que se lhe diga, mas a nível de funcionalidade tem muitas coisas que não dão para ver pelos screenshots.

Vou dar um exemplo. Antes uma coisa que me irritava era quando aumentava o volume para ver um video qualquer na net ou assim, e depois quando voltava a ouvir música ia rebentando com os ouvidos por me esquecer de baixar o volume. Agora tenho um sistema que faz isto por mim.

Eu para música uso o MPD, que se não souberem é um player de música que funciona como daemon, e depois existem dezenas de clientes para o controlar. Eu uso um qualquer para gerir playlists e tal, mas para o dia-a-dia, fazer play, pause, next, etc, uso atalhos de teclado do awesome e um widget ali perto do relógio, como dá para ver nos screenhosts, com o símbo de play ou pause. Botão esquerdo do rato para fazer play/pause, scroll para mudar de música, botão do meio para fazer stop, e direito para abrir o cliente gráfico.

Portanto normalmente controlo o mpd pelo awesome, assim como também controlo o volume da mesma forma, e implementei lógica na configuração do awesome para fazer o seguinte.
Sempre que faço play, antes de fazer realmente play verifica o volume, e se tiver abaixo ou acima de um certo nível (entre 20% e 35%), repõe o volume para o valor que determinei (26%).
Mas depois também há alturas como quando tou a ouvir música nas colunas, em que quero sempre a 100%, portanto também dá para desligar este sistema. Basta um clique direito no widget do volume para ligar/desligar isto, até aparece um popupzinho a dizer "Volume reset OFF".

Gostava de ver como seria para implementar isto noutro WM. Mesmo metendo atalhos de teclado a chamar um script que implementasse esta lógica, ainda era preciso algum ícone no systray para fazer o mesmo.

Se quiserem ver a configuração por baixo disto:
https://github.com/Aparicio99/awesome-rc/blob/master/volume.lua
https://github.com/Aparicio99/awesome-rc/blob/master/mpd.lua

No caso do meu desktop um imagem não vale por mil palavras. :P
 
Última edição:
é uma boa solução, mas eu gosto mais da minha que é ter o controlo de som das colunas mesmo ao lado do teclado (ou no cabo dos phones quando os tenho na cabeça), e ter o volume do computador sempre no máximo.
 
Também uso Kubuntu 12.10 mas não está tão trabalhado. Está quase stock...
Mas realmente o KDE actualmente permite fazer coisas muito engraçadas. É um DE muito plástico mas estável e completo. Sinceramente acho que a Canonical fazia melhor em alterar o KDE para ter um look Ubuntu do que andar a inventar com o Unity :P
 
Back
Topo