[Partilha] Como é o vosso desktop?

Uso por alguns motivos é um conjunto deles, mormente pela optimização que tenho neste hardware com ele e no caso de Ubuntus optimizar kernels por estranho que pareça não é fácil pois usam kernel com pacotes com revisão assim assim que nem pessoal muito versado entende que raios fazem ??? , já são muitos anos a usar Linux já lá vão muitos anos desde 2007 altura em que comecei a formatar tudo o que via para Linux e com o tempo aprendi que se funciona não lhe toques (sábias palavras do mu amigo Shiba87 e a pessoa que conheço que mais sabe de Debian) , mas algum dia terei que pensar em mudar de kernel e suporte porque este já não o tem.

Mas tenho tudo a funcionar bem certo é que já corrompi kernels por módulos e tive que reinstalar os mesmos e cá vai, uso kernel Liquorix, não uso o Ubuntu mantido precisamente pela diferença de optimização.

Por este andar vou mudar de kernel e versão quando puder comprar outro pc.
 
Solus 4.2 fundo: https://discuss.getsol.us/d/8-show-your-solus/1230
bNPRLro.png

Ieligzp.png
 
Uso por alguns motivos é um conjunto deles, mormente pela optimização que tenho neste hardware com ele e no caso de Ubuntus optimizar kernels por estranho que pareça não é fácil pois usam kernel com pacotes com revisão assim assim que nem pessoal muito versado entende que raios fazem ??? , já são muitos anos a usar Linux já lá vão muitos anos desde 2007 altura em que comecei a formatar tudo o que via para Linux e com o tempo aprendi que se funciona não lhe toques (sábias palavras do mu amigo Shiba87 e a pessoa que conheço que mais sabe de Debian) , mas algum dia terei que pensar em mudar de kernel e suporte porque este já não o tem.

Mas tenho tudo a funcionar bem certo é que já corrompi kernels por módulos e tive que reinstalar os mesmos e cá vai, uso kernel Liquorix, não uso o Ubuntu mantido precisamente pela diferença de optimização.

Por este andar vou mudar de kernel e versão quando puder comprar outro pc.

Apesar do hardware não ser recente, também não é nenhum artigo de museu. Mesmo com um 5.10, com um DE ou WM leve não teria qualquer problema nesse hardware.

Se fosse um servidor que tivesse algum software antigo que só corresse nisso era uma coisa, agora um desktop usar algo tão antigo sinceramente acho uma estupidez. Novos kernels trazem novas features, mas também trazem optimizações e segurança mas cada um usa o que quer.


Acho também contraditório falares em optimização quando se tem 6000 pkgs instalados, não vejo razão para tar tanta coisa instalada num sistema. E se queres algo leve muda para algo que não seja baseado em Ubuntu.
 
Apesar do hardware não ser recente, também não é nenhum artigo de museu. Mesmo com um 5.10, com um DE ou WM leve não teria qualquer problema nesse hardware.

Se fosse um servidor que tivesse algum software antigo que só corresse nisso era uma coisa, agora um desktop usar algo tão antigo sinceramente acho uma estupidez. Novos kernels trazem novas features, mas também trazem optimizações e segurança mas cada um usa o que quer.


Acho também contraditório falares em optimização quando se tem 6000 pkgs instalados, não vejo razão para tar tanta coisa instalada num sistema. E se queres algo leve muda para algo que não seja baseado em Ubuntu.

Sim o teu pontos de vista é interessante e certo acho eu, sobre a segurança e sobre versões especificas software para compilação a kernel como as gráficas.

Discordo de ti no que referes sobre quantidade.
A meu ver a optimização nada tem que ver com quantidade ou falta dela, de pacotes software num kernel, tem mais a ver com o facto de esse software funcionar bem ou não nesse kernel, aliás se tenho muito software aqui instalado é precisamente demonstração de que o meu kernel aqui está optimizado, senão depois de instalar algo o qual não me funcionasse o passo seguinte seria precisamente purgar o pacote para não estar por estar, por exemplo o generic do Ubuntu permitia-me configurar o guvcview com a camara web mas depois falhava nas configurações, ao instalar liquorix passei a ter isso corrigido e como esse outros exemplos, acontece que fazer essas optimizações leva o seu tempo e exige procura e isso é o que no fundo temos que por na balança - o tempo que queremos passar a optimizar o que temos num kernel e alguns kernel são de ajuda nesse sentido o liquorix, Xnamod etc.

Sinto até que o sistema aqui está mesmo como pode melhor estar em virtude do hardware pobre em que está e aí vai uma screen .

2021-02-27-115734-1280x1024-scrot.png


E agora outra do que eu provavelmente quereria instalar se fizesse upgrade dist .

Screenshot-2021-02-27-12-10-22.png


Mais ou menos a carga de sistema será a mesma, depois como já sei que vou ter de meter mão num kernel dá-me preguiça estar depois outra vez a a passar todos os documentos, todos os programas etc para a nova instalação, mais aqueles problemas típicos de gráfica e periféricos.

Agora se for um pc novo ora aí colocaria alguma distro nova.
 
E agora outra do que eu provavelmente quereria instalar se fizesse upgrade dist .

Screenshot-2021-02-27-12-10-22.png


Mais ou menos a carga de sistema será a mesma, depois como já sei que vou ter de meter mão num kernel dá-me preguiça estar depois outra vez a a passar todos os documentos, todos os programas etc para a nova instalação, mais aqueles problemas típicos de gráfica e periféricos.

Agora se for um pc novo ora aí colocaria alguma distro nova.

bunsenlabs Linux?
Eu já estive para instalar mesmo essa distro, visto ser low ram usage. Systemd init (há muita gente que é contra, mas noto mais rapidez de boot, e "centralização" para controlo de serviços). E também systemd, já é padrão. No debian/ubuntu server, o que para SysAdmins (ou alguem a estudar para isso), se habituar a systemd ajuda.

Também já começei a mexer Linux há uns 10 anos, e começei pelo Ubuntu, mas chegando ao 11.04 que começaram com o Unity. N gostei, tão habituado a gnome2. E também usei fluxbox. E algo do ubuntu era o distro-upgrade (upgrade de release). E era algo que fazia, mas sempre dava break de algum pacote (e também os PPA não ajuda). Fiquei-me pelo LTS. Mas depois começaram a fazer cenas do tipo amazon search no unity. e tal. Quis mudar, fui para Arch(quando ainda tinha ncurses setup). E fiquei a usar 1 ano. O Arch, fez-me aprofundar bem o Linux, conhecimentos, instalar nvidia drivers, bleeding-edge(era fixe), e era preciso "ler as news", que as vezes podia haver "driver regression"/entre outros. Chegou a me acontecer, a wifi deixou de funcionar, por causa de um module regression. "ath9k".
Mudei para antiX com debian-testing repo. Muito bom. rock stable. e "semi-rolling release".

Finalmente estou atualmente no MX-Linux. Porque consigo Debian stable, com "media packages" atualizados. Do tipo vlc, firefox, etc. Enquanto no debian stable, e bunsenlabs pelo que vi, vem com o firefox-esr. e outras coisas. MX-Linux, configurado com Openbox, me funciona tudo. e mudei o init para systemd. e funciona tudo.
nesse pc amd, diria AntiX, capaz de rodar top.

Sempre usei o stock kernel(o que vem na distro), notam performance diferenca no liquorix?
 
Sim já testei o antix aqui e entre ele e o slackel foi do melhor que vi, mas tanto aqui como noutros pcs.

Os escritórios compostos consomem sempre mais, KDE e Gnome, o Gnome sinceramente a mim faz-me fugir não gosto mesmo nada e do 2 gostava.
O KDE é o melhorzito mas exige reursos acima das 4G RAM a não ser que seja simplificado.

Do que gosto mais é dos Openbox e LXDE mas estes escritórios deviam consumir menos que as médias que consomem em algumas distros, eu recordo-me do Gobang Linux consumia ao abrir em torno de 200 MB era funcional e andava bem o Bunsenlabs parece-se com ele. Mas depois lá está tenho aqui coisas que nunca mais acaba e algumas lembr-me delas em certa altura que me fazem falta e se formato isto certamente perco coisas de projetos que depois em alguma altura posso precisar.

Depois outra coisa - se funciona não lhe toques - quando passei do 10.04 para 11.10 arrependi-me porque a fluidez era menor metendo o kernel que metesse depois os truques que andei a fazer para a gráfica e largo etc, passei para 12.04, e foi no 14 onde voltei a ver uma coisa parecida ao que tinha no 10, os outros mais ou menos já vejo como vão.

Liquorix no meu caso noto muita porque me ajuda a corrigir coisas que são má revisão de pacotes do UBuntu por exemplo eu tenho versões kernel que a webcam com programas como guvcview não apresenta imagem mesmo tendo o programa com os drivers configurados no liquorix funciona à primeira, outros aspetos multimedia e etc podes contorná-los com a ajuda deste kernel "optimzado em certo sentido" não significa que não tenhas que lidar com object kernel module e configurar drivers etc que precisas mas é mais fácil que funcione num kernel desses que no generic, no generic fazes uma cnfiguração surge outro problema, corriges o problema corrompes um bilbioteca, se não é o driver é o software e entra-se num ciclo de loucura onde já não sabes se mexer ou não.

"Liquorix is a distro kernel replacement built using the best configuration and kernel sources for desktop, multimedia, and gaming workloads."

https://liquorix.net/

Além disso com esse kernel poupo literalmente uns 200 mb de carga inicial RAM em relação ao outro, e, foi sugestão de um amigo precisamente estava eu com um problema de configuração de driver gráfica ou algo assim e começamos por configurar a compilação, andamos aos tombos com o xorg e nada era erro daqui e dali faltava biblioteca de suporte, chegou um momento em que ele me disse - "..a tomar por culo Ubuntu ponle el kernel Liquorix y despues le metemos mano veras como va, si es que ellos no tinenen ni idea de lo que hacen hoy o mañana.." como ele é a pessoa que conheço que mais sabe de Debian em nível avançado segui a sugestão e a verdade é que a mim me resulta sempre.

Mas atenção este kernel não é mantido pela Ubuntu e dá bastante trabalho se usares muito o install eu já quebrei completamente o meu por causa disso e tive de purgar e reinstalar pacotes e kernels estando o instalador do kernel já desmantido tive de andar aos tombos atrás da maneira de o instalar novamente porque em relação ao generic voltavam velhos costumes muito menos fluído problemas em bibliotecas de suporte a multimedia (webcam).

Também existe outro kernel como o Xanmod que dizem muito bem dele.

Mas claro pode haver erros já que esses kernel são optimizados por um núcleo e muitas vezes não são suportados pelas distros.

--------------------------------------------------------------------------------
Dito isso aparecem sempre coisa para fazer e precisamente queria tirar este fim-de-semana para testar distros e arrumar pastas e talvez pensar em falar com amigos a ver se sugerem ou não atualizar este pc e apareceu-me um problema que nunca vi antes e é estranho precisamente com um disco externo dos que estive a ver para mover coisas para lá.
O disco tem história, quando o comprei usei o disk utility do Linux para o formatar a ext 4 porque está em ntfs feliz da vida ao terminar o processo nem olhei e comecei a mover coisas para lá só dei conta que afinal não tinha mudado o tipo de partição depois de já lá ter coisas então para não termais trabalho deixei-o estar com ntfs.

Resulta que agora ontem estive a ver um filme de lá e reparei que a cada 2 segundos pára o vídeo como tipo lag o video reproduz mas vai assim ao 2 segundos dá pára e segue, ponho-me a mexer pelo testdisk a ver se tem algum problema na partição e descubro que se abrir o testdisk e o puser a reproduzir os videos não param de 2 em 2 segundos e penso eu - tem algum sentido ?

Já passei o testdisk, o ntfsfix smartontools ... e continuo às voltas com o tema aqui podem ver o tópico →
https://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?p=6225320#post6225320

Se tiverem alguma ideia comentem.
 
Última edição:
--------------------------------------------------------------------------------
Dito isso aparecem sempre coisa para fazer e precisamente queria tirar este fim-de-semana para testar distros e arrumar pastas e talvez pensar em falar com amigos a ver se sugerem ou não atualizar este pc e apareceu-me um problema que nunca vi antes e é estranho precisamente com um disco externo dos que estive a ver para mover coisas para lá.
O disco tem história, quando o comprei usei o disk utility do Linux para o formatar a ext 4 porque está em ntfs feliz da vida ao terminar o processo nem olhei e comecei a mover coisas para lá só dei conta que afinal não tinha mudado o tipo de partição depois de já lá ter coisas então para não termais trabalho deixei-o estar com ntfs.

Resulta que agora ontem estive a ver um filme de lá e reparei que a cada 2 segundos pára o vídeo como tipo lag o video reproduz mas vai assim ao 2 segundos dá pára e segue, ponho-me a mexer pelo testdisk a ver se tem algum problema na partição e descubro que se abrir o testdisk e o puser a reproduzir os videos não param de 2 em 2 segundos e penso eu - tem algum sentido ?

Já passei o testdisk, o ntfsfix smartontools ... e continuo às voltas com o tema aqui podem ver o tópico →
https://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?p=6225320#post6225320

Se tiverem alguma ideia comentem.

Encontrei uma meia solução para o problema com os vídeos em disco, tenho várias pastas com vários vídeos nelas neste disco, aliás tenho 12 Teras de dados em discos assim.

Bom o que soluciona, mas não no todo o problema é aumentar a cache a 8192 do reprodutor, descobri esse valor na saída do comando mplayer mas fico com a dúvida se o disco te um problema na fonte de poder (usb) liga só por usb, testei conectar com cabo de outro disco igual e o problema é o mesmo, ou, se tem algum bloco de data mal e o trestdisk ou smartontools não detectam.

Deixei no fórum → https://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?p=6225320#post6225320 a solução e deixo aqui também →

$ mplayer /media/joao/TOSHIBA\ EXT/xcabo/xxp14/All\ -\ MD\ Collection.mp4
MPlayer2 2.0-701-gd4c5b7f-2ubuntu2 (C) 2000-2012 MPlayer Team
Cannot open file '/home/joao/.mplayer/input.conf': No such file or directory
Failed to open /home/joao/.mplayer/input.conf.
Cannot open file '/etc/mplayer/input.conf': No such file or directory
Failed to open /etc/mplayer/input.conf.

Playing /media/joao/TOSHIBA EXT/xcabo/xxp14/All - MD Collection.mp4.
Detected file format: QuickTime / MOV (libavformat)
[lavf] stream 0: video (h264), -vid 0
[lavf] stream 1: audio (aac), -aid 0, -alang und
Clip info:
major_brand: isom
minor_version: 512
compatible_brands: isomiso2avc1mp41
title: All - MD Collection.1080p.MP4-KTR
encoder: Lavf56.36.100
comment: All - MD Collection.1080p.MP4-KTR
Load subtitles in /media/joao/TOSHIBA EXT/xcabo/xxp14/
[ass] auto-open
Selected video codec: H.264 / AVC / MPEG-4 AVC / MPEG-4 part 10 [libavcodec]
Selected audio codec: AAC (Advanced Audio Coding) [libavcodec]
AUDIO: 44100 Hz, 2 ch, floatle, 111.0 kbit/3.93% (ratio: 13880->352800)
AO: [pulse] 44100Hz 2ch floatle (4 bytes per sample)
Starting playback...
VIDEO: 1920x1080 29.970 fps 8000.4 kbps (1000.0 kB/s)
VO: [xv] 1920x1080 => 1280x1024 Planar YV12
A: 11.5 V: 11.5 A-V: 0.000 ct: 0.000 0/ 0 1% 5% 0.5% 0 0
A: 25.4 V: 24.3 A-V: 1.062 ct: 0.000 0/ 0 3% 5% 18.3% 50 0


************************************************
**** Your system is too SLOW to play this! ****
************************************************

Possible reasons, problems, workarounds:
- Most common: broken/buggy _audio_ driver
- Try -ao sdl or use the OSS emulation of ALSA.
- Experiment with different values for -autosync, 30 is a good start.
- Slow video output
- Try a different -vo driver (-vo help for a list) or try -framedrop!
- Slow CPU
- Don't try to play a big DVD/DivX on a slow CPU! Try some of the lavdopts,
e.g. -vfm ffmpeg -lavdopts lowres=1:fast:skiploopfilter=all.
- Broken file
- Try various combinations of -nobps -ni -forceidx -mc 0.
- Slow media (NFS/SMB mounts, DVD, VCD etc)
- Try -cache 8192.
- Are you using -cache to play a non-interleaved AVI file?
- Try -nocache.
Read DOCS/HTML/en/video.html for tuning/speedup tips.
If none of this helps you, read DOCS/HTML/en/bugreports.html.

A: 61.2 V: 61.2 A-V: 0.001 ct: 0.000 0/ 0 12% 5% 81.0% 977 0
[4]+ Parado

Tomei atenção onde diz que para reprodução de slow media aplicar cache 8192 abri o gnome-mplayer e apliquei e o problema de lentidão a cada 2 segundos desapareceu, mas como digo é uma meia solução, por certo era coisa que já tinha testado colocar a cache a 3000 mas tem de ser com aquele valor indicado na saída do mplayer ou provavelmente maior o que mudou é que agora cada vez que passo de pasta a pasta demora um pouco mais a abrir, eu acho que é qualquer coisa com a partição mas dado que não há programa que me esteja a dar erros, posso montar e desmontar o disco bem etc, não sei se será algum conector do disco com problema, nos outros discos no mesmo porto usb do pc tudo anda normal o problema está mesmo neste disco externo.

É uma meia solução.

Pensava que já tinha chegado o mineralismo e tinha que formatar aquilo assim dá para ir pensando em formatar um dia.

[youtube]
 
Última edição:
Bem lá tive mais trabalho em cima de trabalho, tive mesmo de ir para um Debian. (Se funciona não lhe mexas, quebrei a regra e é-me bem feito).

Captura-de-ecr-2021-03-16-00-36-23.png


Captura-de-ecr-2021-03-17-17-10-17.png


A Distro Openbox Runtu base Ubuntu é boa, mas comecei a ver que no Ubuntu continuam na sua linha inovadora e com a release do 20.04 deparei-me com o caos de aplicações que estão a migrar algumas para snaps e outras nem se sabe para onde, depois continuei a ver outras coisas e ao instalar um programa para ascii deparei-me com outra coisa - não se lembraram de outra senão remover ou mudar locais de pacotes fonte (eu não dei com elas) que são usadas por programas simples ou não conclusão uma confusão dos diabos, o Blender não consegui ver onde tem suporte para cuda porque instalei drivers e nada, enfim, não faço ideia do que andam a fazer.

A ver se o Ubuntu ganha força, bem precisa.
 
Última edição:
Back
Topo