1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio
  3. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Como é que um Casual Gamer entra no mundo dos RPG´s?

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por RedCode, 11 de Outubro de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 1387)

1. RedCode

RedCode Power Member

Bem hoje tenho para vós uma questão talvez invulgar..

mas sendo que eu sou mais daqueles gamers que ate hoje jogava jogos de futebol, carros, porrada e pouco mais, estava agora a pensar amadurecer e a experimentar algo mais desafiante e engraçado e sobretudo diferente, original

os RPG´s é um estilo de jogo que me parece ser de qualidade , só que eu nao percebo nada daquilo.. ou seja, o que eu queria era aprender a jogar um RPG

para começar tenho em mente o Dragon Quest (primeira opção), o FF ou o novissimo KH2

será que a curva de aprendizagem é longa, e tem que se jogar sempre de manual na mão? como é que funciona isso?

nao queria um mto dificil para começar..

2. Sacripanta

Sacripanta SuperModeradorzinho
    Staff Member

Aconselhava-te a começares pelos clássicos.
    Um Baldur's gate seria o ideal, porque é acessível e não te melga muito a nível de conhecimento ad&d.

3. PoolMania

PoolMania Banido

Joga qualquer RPG que te interesse. Aprendes jogando:) Tanto faz ser A ou o B ou outros quaisquer. Todos tem tutoriais e manuais basta querer ler :)

4. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

FFXII saiu à poucos dias? Só se fôr no emule não?

é que na America só sai a 31 de Outubro e na Europa... sai a 23 de Fevereiro... de 2007!

Já a versão Japonesa saiu a 16 de Março, há mais que uns dias atrás, mas duvido que te estivesses a referir a essa.

5. AwakE

AwakE Banido

Até parece os RPGs são muito complicados.....quando falaste em "casual gamer" pensei que ias falar de MMORPGs e do eterno problema do "casual gamer".

Mas não....pah se tiveres 2 dedos de testa um RPG é um cagada. Suponho que nos jogos de futebol olhasses para as stats do jogador né? É a mesma coisa...

6. vjoe

vjoe Power Member

Acho que o melhor seria jogares RPGs no PC. Compra o pack Totally Neverwinter Nights, está a 20€ na Fnac. O Neverwinter Nights é dos melhores RPGs de sempre.

Quanto aos JRPGs (RPGs de consolas) esses não são mais do que jogos de aventura com sistema de atributos :P

7. AwakE

AwakE Banido

Mas joga as expansões porque o jogo original não vale grande coisa. Foi melhorando e a segunda expansão é sem duvida o melhor jogo da serie.

PS: As expansões são independentes do jogo original.

8. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Penso que devias entrar pela variante do "action" RPG como o franchise "Diablo". Penso que é o melhor para entrar nos conceitos de experiência, items, etc, sem se tornar demasiado "aborrecido" para quem não esteja habituado (como eu).

9. Garm

Garm Power Member

Acho que os RPGs japoneses são os ideais para iniciar porque, em geral, a jogabilidade e a forma de evolução da personagem são mais fáceis de compreender que os ocidentais. Portanto o Dragon Quest é uma boa escolha.
    Também é verdade que algumas variantes do tipo ocidental, como o supra-citado Diablo, são óptimos para iniciar (embora eu o deteste pessoalmente).

Discordo que o Baldur's Gate ou qualquer outro da Black Isle/Bioware seja um bom RPG para iniciante. Aquelas regras de D&D (que para muitas pessoas são desconhecidas) costumam provocar o desinteresse a jogadores novos.

10. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Peço desculpa por ter saltado em conclusões, mas é que a versão Gold US do FF XII foi leakada, e anda desde esta semana por aí... Isto não é nada positivo para a Square e para a industria.

Comprem o original pessoal ;) É uma vergonha que demore tantos meses (de diferença) a chegar há europa, no entanto. Importação do original para aqueles cuja PS2 consegue ler NTSC era capaz de ser boa ideia.

RPG para começar... pelos que deste em alternativa suponho que tenhas uma PS2... compra o KH1 (andam baratos por aí) e depois mais tarde (ou em simultaneo) compras o KH2 e já tens festa ;)

DQ é um RPG com grandes tiques de old school, já é mais puxado para primeiro contacto com RPG's nos dias que correm, digo eu. Quem tem de gostar gosta sempre.

11. Fatalit1-4

Fatalit1-4 [email protected] Member

Eu aconselhava-te o Jade Empire ou um Fable...

Jade Empire é sem duvida um dos melhores jogos que joguei até hoje...

Se queres mais classico...

Tenta o Grandia 2 (outro belissimo jogo).

Para PC:

Joguei poucos, pois aprecio muito mais os RPG's "de consola"...
    Mas gostei do Lionheart, Legacy of the Crusader...

12. Optik1

Optik1 Power Member

Final Fantasy 7 ou 8. Existem pra PC, tens é que esquecer os graficos, sao bastante datados, mas sao fabulosos. Foram estes dois jogos que me iniciaram nos RPG's.Tens tb o Grandia 2, tb pra PC, muito bom jogo, historia gira e tal.
    Para PS2, o FFX é o ideal, tb não ficas mal servido com o Dragon Quest, mas não vás pro KH2, keres "amadurecer" e vais pros desenhos animados? :P

Mas da experiencia que tens em jogos, o que tu gostas é de acção, e em RPG's não encontras desse tipo de "Acção". Tu tens que acalmar, parar pra pensar, ler muito!!! enterder a história, isso é o mais importate num RPG! a história, jogar um RPG é como ler um livro interactivo.

Por isso acho que devias começar pelo rpg's "japoneses", ( atenção que não são em japones!!!! o estilo é que se designa por japones, tipo Fifa e Pes, o Pes é japones o fifa ocidental, e o pes é melhor :P) este tipo de jogos têm historias belissimas, e um estilo de jogo pausado, muita exploração, enigmas porreiros e são raras as pessoas que depois de jogaram até ao fim estes jogos nao ficam fans. Neste tipo de RPG's tu ligas-te imocionalmente ás personagens, á medida que o jogo evolui vais decobrindo quem são, o que fizeram no passado, as suas demandas, o seu lado negro, os seus desejos, etc,...

Os rpg's ocidentais são designados por "action rpg's", porque é tudo em tempo real, e torna-se mais num jogo de acção em que aumentas de nivel, do que num verdadeiro rpg, normalmente com historias gerais sem grande importancia, e chatas. Mas como tudo há excepções.

Final Fantasy X
    Neverwinter Nights

Última edição: 13 de Outubro de 2006
  13. Twilight

Twilight Power Member

QFT!

Baldur's Gate vai por o rapaz a fugir de RPGs. Diablo e kem sabe um Icewind dale ou SW:KOTOR para começar.
    Dps é jogar os clássicos: os Baldur's, Planescape Torment, os Fallout (menos o tactics).

Se tens consola acho k devias de experimentar os JRPGs. Apesar de não serem tão complexos como os RPGs PC (e diga-se de passagem k já não se fazem RPGs decentes para PC), são muito divertidos e é capaz de dps kereres algo mais.
    Podes ir para o Dragon Quest ou para FFX se keres por turnos. Vão sair duas boas escolha: o FF12 e o Valkyrie Profile 2: Silmeria. Acho k este último já saiu cá, mas o FF12, como já foi dito so para o ano.

Aconselho-te, acima de tudo a pedir jogos emprestados e testar.

14. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Ignora o Caganamata :berlusca:

Acho que devias começar com um RPG linear e foge de cenas baseadas em D&D por enquanto.

Agora de repente lembro-me do Sudeki ser bastante simples e linear... com certeza haverá outros.

O KOTOR fantástico... uma história do melhor (melhor que os filmes ahahah) e dura umas 60h...

Começa pelo Sudeki... até chegou a ser oferecido aí com a Mega Score acho eu.

15. gafa

gafa Power Member

Bem, no caso de acabares por querer jogar o Baldur's Gate (na minha opinião o BG2:Shadows of Amn é o melhor jogo que joguei...na vida) tens uma compra muito tentadora na amazon.co.uk, com um pack/compilação com os 4 Baldur's (BG+Expansão Tales of the Sword Coast e BG2+Expansão Throne of Baal) em 4 dvds por 15€!!! (já cá canta um em casa :) )

checka AQUI

Greetz,

G

16. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Casual Gamer que quer começar a jogar RPG's...

hmmm... a minha primeira reacção seria esquece lá isso... vais-te chatear bastante depressa...

Nos RPG's tens varias vertentes que apelam mais a varios tipos de jogadores...

Concordo com o post do Korben e acho que o Sudeki era capaz de ser uma boa aposta já que é relativamente pequeno e tem um sistema simples de evolução dos personagens e depois ai se gostares poderas partir para um KOTOR já que o sistema do KOTOR é baseado no sistema de d20 que por sua vez deriva de D&D que é o RPG por execelência. Depois de aprenderes conceitos de desenvolvimento de personagens e de partys como o minmax poderas pensar em ir para um Neverwinter Nights ou qualquer coisa desse genero ja dentro do D&D.

Tens a vertente japonesa dos RPG's que seria mais na onda dos Final Fantasy e afins que é mais linear no desenvolvimento de personagens,nao tens de escolher quase nada que os personagens crescem sozinhos sendo o jogo mais baseado no incessante churrilho de batalhas de maneira a subir os personagens para poderem enfrentar os grandes monstros no final de cada acto. Os jogos em si não são o RPG puro a que os jogadores de caneta e papel se habituaram mas nao deixam de ser jogos nos quais investimos mesmo muitas horas (tenho saves de FF de 100 e tal horas de jogo e mais)

Ha uma segunda vertente nos jogos niponicos de rpg que são os "descendentes" do zelda nos quais tens batalhas em tempo real (em vez de por turnos como no caso dos FF) nos quais vamos resolvendo varios puzzles com as habilidades que ganhamos pelo caminho. Um bom exemplo disso e' o kingdom hearts no qual eu ja perdi mesmo muitas horas de sono ;)

Ha uma outra vertente que alguns consideram jogos de rpg mas eu considero subprodutos dos jogos de rpg que são os jogos de acção so mesmo com hack and slash como os diablos ou os jogos de beat-em-up nos quais se escolhem as caracteristicas do personagem à medida que evoluem, esses nao sao rpg's no real sentido da palavra mas podem deixar alguem com um gostinho de quero mais e ai sim são uma porta de entrada para os verdadeiros RPG.

Mas como disse no inicio... casual gaming e rpg's... são uma coisa que não combina... um rpg e' um jogo q e' jogado com dedicação e até algum amor às personagens que encarnamos (cheguei a chorar quando a Aerith morreu) portanto acredita que ou ficas agarrado ou entao vais desistir

17. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

olhó spoiler...

Falando por mim... Eu chorei foi porque a cabra estava em nivel 76.

Lembro-me como se fosse hoje:
    -"c*bra andei eu a dar-te os meus exp. points para tu me fazeres isto!?"

Atira-lo para os turnos... não acho RPG's "old school" como o FF7 e 8 bons para entrar em RPG's nos dias de hoje (e para isso recomendava o FF6, CT ou ToP) os graficos são datados bem como os proprios sistemas de batalha por turnos; ele pode gostar à partida mas também há maior probabilidade de não gostar... por isso... escolhe um RPG em real-time e sem menus.

Admitidamente cresci com eles (batalhas por turnos, não o FF7/8) e adoro-os mas, os RPG's tornaram-se muito mais apelativos nos ultimos anos ao consumidor comum, uma pessoa quase não tem de gostar de RPG's para jogar alguns deles.

A proposta do Korben é bem boa caso queiras evitar os J-RPG's (que é o meu dominio), o KOTOR.

A recomendar um J-RPG para começar recomendava algo mais light-hearted que em vez de investir em história invista em divertimento puro, portanto... um jogo da série Tales... Tales of the Abyss que saiu agora a 10 de Outubro para a PS2 na América, infelizmente não vai sair cá na europa, mas importem o jogo a pagantes, porque vale a pena.

18. razio

razio Power Member

Se há género básico é o rpg, não te preocupes que a dificuldade de o jogar é nenhuma, com tendência para descer.

Como pareces referir-te à PS2 recomendo o Final Fantasy X, não é nada do outro mundo como rpg mas consegue um universo encantador. E evita a todo o custo os Kingdom Hearts e o Baldurs Gate para PS2!

(se arranjares uma GC/Wii e o Tales of Symphonia ou o Paper Mario, ambos GC, ficas muito bem servido - e com o Baten Kaitos à espreita).

19. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Baten Kaitos tem um sistema de jogo demasiado complicado para um iniciado.

Mas sim, tales of Symphonia e Paper Mario são bons.

Há RPG's mto dificeis no entanto. Na PS2... IMO o Kingdom hearts é melhor para um iniciado que o FFX, aliás... para mim o KH é melhor pura e simplesmente, sistema de jogo e até argumento... FFX é muito fraquinho, e depois ainda leva o rapaz a comprar a sequela, o FF X-2, o pior FF de sempre lá em cima com o FF: mystic children... é trauma para a vida. No fim de contas o Tales of Symphonia tem um argumento que também não impressiona ninguém, mas no caso da serie tales... o jogo brilha é pela jogabilidade/divertimento.

20. AwakE

AwakE Banido

Fonix adorei o X-2. Não se pode é levar aquilo a serio :P

Partilhar esta Página