1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Como eliminar a conta de Administrador que vem por defeito com o WinXP?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Kayvlim, 6 de Outubro de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 5169)

1. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Boas!

Como se elimina a conta de Administrador que só se vê no Modo de Segurança? Refiro-me àquela que vem com o WinXP por defeito.
    É que um chico-esperto cá de casa decidiu meter-lhe uma password (e eu deixei a conta desprotegida de propósito... :tareon: ), e eu não quero que ele tenha privilégios de Admin. Com aquela conta, ele aumenta os privilégios dele sempre que lhe apetecer, e tenho vontade de continuar com o computador 100% virus/spyware/whatever-free.

Eu também sou Administrador do computador (e o computador é mesmo meu), por isso não estou a perguntar nada de mal. Só quero saber como se remove aquela conta. Googlei, mas como não sei bem o que procurar, não encontrei nada de jeito.

A conta não aparece no Painel de Controlo nem no menu de login. No entanto, quando tento criar um utilizador com o nome "Administrador", diz que já existe, portanto a única coisa que me ocorre é que está "escondida".

Obrigado!

angelofwisdom

2. flak

flak Power Member

A conta de administrador não pode ser eliminada. O que podes fazer é, se a tua conta também tem direitos de administrador como dizes, mudar a password da conta de administrador para uma que só tu saibas:

botão direito n'O Meu computador > Gerir > Utilizadores e grupos > Utilizadores > botão direito em Administrador > Definir password.

Se a conta dele não tiver privilégios de administrador ele não consegue mudar a password. Isto assumindo que estamos a falar de leigos, porque descobrir a password de admin é bastante simples.

Cumps

3. Kayvlim

Staff Member

Sim, há uma conta minha com privilégios de Administrador. Depois vou experimentar isso, já que nunca fui pel'O Meu Computador, mas sim pelo Painel de Controlo.

Quer a conta dele tenha ou não privilégios de Administrador, depois de eu mudar a pass deste Administrador, limito de novo a conta dele, por isso, isso não é problema.

Descobrir a pass de admin é simples, mas precisas de um Boot CD, e este PC está sem drive de CDs :-D

Obrigado :)

4. O melhor e fazeres como diz o flak, coloca uma pass que so tu saibas na conta de admin.
    PS: Tambem podes fazer reset a pass de admin com floppy ou pendrive...
    Isso e tudo muito relativo.

5. Kayvlim

Staff Member

Para esclarecer, é o seguinte: há dois Admins, o "Admin" (o "meu" admin), e o "Administrador" (o admin do Modo de Segurança).
    Eu sou o único Admin do computador, e pretendo continuar assim. Mas deixei o Administrador desprotegido porque tinha em mente usá-lo mais tarde, caso viesse a ser necessário.
    Só que agora decidiram mudar a password do Administrador, e eu agora só queria saber como o remover. Sim, se não dá para remover, vou alterar a password e deixá-lo protegido. Depois, retiro, caso exista, o acesso privilegiado de quem quer que o tenha, e volto a ser o único Admin. Desta feita, sem brincadeiras de mau gosto.

Quanto ao reset da pass, não sabia que dava com floppy, mas tinha-me esquecido totalmente da pen. Mas se alguma vez decidirem brincar com isso, nunca mais voltam a usar este computador. Haja limites...

6. hasta.g5

hasta.g5 I quit My Job for Folding

Atenção que não é o admin do modo de segurança. Mesmo que não estejas em modo de segurança e tiveres o UI de login de clicar nos users, se fizeres <Ctrl>+<Alt>+DEL (2 vezes acho eu), vai para o outro UI em que podes escrever também o username. Aí podes escolher entrar com a conta "Administrador".

7. Kayvlim

Staff Member

Sim, eu sei, mas com aquilo referia-me ao Administrador que só aparece no menu de login do Modo de Segurança :)

8. ShadeX

ShadeX Power Member

Acabaste de resolver o teu problema Angel ,) Mete um PostIt colado ao monitor com uma mensagem tipo:

"Quero a conta de administrador novamente sem password. Não quero saber quem foi nem me interressa. Se daqui a 24h não estiver no estado original pagam os justos pelos pecadores. Vai format e ficheiros vão com os porcos..."

Consegues dois efeitos de uma assentada só. Primeiro carimbas alguem de burro pq obviamente que não é esperto o suficiente para fazer algo e se escapar. Segundo passas a mensagem de que não estás para aturar ditos espertinhos.

Como em tudo tem o lado mau, tens de estar realmente pronto a cumprir a ameaça, pq como diz o outro, nunca se mostra uma arma quando não se tem intenção de a usar...

p.s. Eu podia ter dado o cházinho sobre rainbow-crackers e password reset, mas sinceramente, não funca e encoraja os "marmanjos" a fazer m***a de novo. Assim é muito mais eficiente e duradouro.

p.s.2. Não funca o ignorar os imbecis, as tools funcionam lindamente, acredita...

9. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Já experimentaste ir ao "Computer Managment" e apagar o utilizador?

10. Não consegues apagar a conta porque é builtin podes sempre desactivar.

11. lcd

lcd

ola. eu sou um novo membro, e queria desde ja dizer que na percebo nada de computadores. queria, por isso pedirvos ajuda. um amigo meu conseguiu entrar no meu computador carregando numas teclas enquanto ele iniciava (mesmo nao sabendo a pass). gostava de saber como e que me posso proteger disso. tentei pelo MEU COMPUTADOR como foi dito antes, mas n tenho a opçao "utilizadres e grupos"...

12. ShadeX

ShadeX Power Member

F8->Modo de Segurança->Conta de Administrador...

Ninguem mete uma p***a de uma pass na conta e depois admiram-se...

13. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Por acaso, ver se a conta de admin não tem password é um dos meus passatempos quando estou em computadores de outros :lol:. Felizmente para os outros, faço questão de avisá-los disso, mas depois não se queixem se acontecer algo ao computador.

14. Kayvlim

Staff Member

Como seria de esperar, para além de mim e do "Administrador", a conta "dele" também era administrador.
    Seguindo o que disseste, resultou :) alterei a password do "Administrador" e removi os privilégios de administrador dele. Agora tenho de novo controlo sobre as duas únicas contas de admin do computador.
    Espero poder ficar sossegado...

Apesar de já conhecer a "brincadeira", não achei que alguém por cá me fosse dar uma facada nas costas destas. Deixei a conta desprotegida para caso mais tarde acontecesse vir a ser necessária. Mas foi o que se viu...
    Feio feio era se me tivessem também tirado os privs de admin, mas aí era linux -> full backup -> format C: e nunca mais lá punham os pés.

Obrigado a todos pelas respostas :) problema resolvido.

15. REEF^

REEF^ Power Member

porque é que quando estás a instalar o windows.. quando chega a altura de defenires o nome para uma conta de admin, dás RESET, e pimba :P ficas sempre a entrar pela unica conta do pc, neste caso essa que queres apagar, depois e só defenires uma pass hehe

16. Kayvlim

Staff Member

Esse tipo de pseudo-workarounds costumam trazer problemas. Sabes lá se o Windows não tem mais nada para fazer após esse passo, que não foi feito por causa do reset ;)

Mais me valeram as dicas que deram neste tópico. E para referência futura, quer pensem usar esta conta de admin quer não, mudem-lhe a password, para evitar futuros problemas. Eu cá já aprendi com o erro.

Partilhar esta Página