Como eliminar lixo de um VAIO

Antonio Jose

Power Member
Comprei recentemente um Sony Vaio SZ61XN/C e reparo que o disco esta quase sempre a trabalhar..Provavelmente a causa serao as aplicações sem interesse que o portatil traz. Como saber no painel de cotrole( apagar programas) quais os que poderei apagar sem que isso me cause problemas?
Obrigado pela ajuda que me possam dar...
 
Antes de mais qual é AV que vem com a maquina o norton? Uma possibilidade é optares por outro ex, AVG, Avast, kaspersky, visto que o norton alem de ser pesado gasta bastantes recursos.
Para ser mais simples se quiseres tira uma print ao adicionar/remover programas que tento dar-te uma ajuda a "olho".
Podes também pelo msconfig tirar alguns programas do arranque.
cump's.
 
Pois..

Quanto ao Anti-Virus, já desinstalei o Norton e intalei o AVG. No msconfig, como sei o que posso retirar do arranque??? Os gajos da SONY enchem os portateis de lixo.Incrivel!!

O disco esta quase sempre a trabalhar..Ate irrita!...
 
Pelo que sei, indexação de ficheiros é a organização dos ficheiros no disco rígido para que uma procura por estes se torne mais fácil. O computador organiza os ficheiros para que mais tarde sejam mais fácil encontrar.

Então e para fazer isso, é necessario estar o disco quase sempre a trabalar?? Mas que SO tão foleiro..Se foose posivel mudar para o XP, não exitaria.
O XP é mt mais rapido. Maldito VISTA!...
 
Eu não sei se o teu disco está a indexar ficheiros mas se quiseres tirar as dúvidas vais ao Meu Computador > Propriedades do Disco Local C: > E desmarcas a opção que diz: "Indexar esta unidade para procura mais rápida" > Aplicas > Aplicar a todas as pastas e subpastas. Vês se depois de fazer isto o disco realmente continua a trabalhar muito. Se não trabalhar tanto, já sabes de onde é o problema.
 
O XP também faz essa indexação, mas talvez o facto de o Vista por ser "mais pesado" e ter alguns programas em background contribua para o disco estar sempre a trabalhar.

Para desactivar a indexação podes ir individualmente a cada disco e nas propriedades retirar o visto dessa opção. Pode-se também desactivar o serviço por completo, recorrendo a services.msc no executar, e colocando o estado do serviço de indexação em disabled.

Outro factor que pode agravar isso é a memória virtual. Caso tenhas bastante RAM podes desactivar a memória virtual e "poupar" uns acessos ao disco.

Cumps.
 
Última edição:
Tenho um vaio com o visto e os problemas são 0. O processador só "arranca" quando necessário e o disco também. Mas isto porque eu instalei o vista no portátil, com ele vinha o XP MC. Este sim trazia muita tralha... Experimenta desinstalar tudo o que não utilizes e essas coisas, se poderes executa o msconfig e mostra-me que posso-te dizer o que tirar. E do Instalar/remover programas também.
 
Sendo eu possuidor de um Vaio SZ, realmente trazem muita tralha de raíz. A solução é formatar e instalar tudo à nossa vontade. Em seguida quando tiveres todos os drivers e apps operacionais (está tudo no site da sony), arranjas o acronis true image ou o norton ghost e fazes uma imagem do disco/partição do SO.
Nunca mais há problemas, é garantido :)

Quanto ao Vista, por engraçado que seja, uma das tweaks para optimizar o desempenho é desligar a indexação de ficheiros pois não aumenta absolutamente pêva a performance, muito pelo contrário.

Se te quiseres aventurar a instalar o XP numa partição à parte, só para teres um cheirinho de como esse Vaio SZ6 deve voar no XP, só tens a ganhar :D

Just my 2 cents
 
O XP também faz essa indexação, mas talvez o facto de o Vista por ser "mais pesado" e ter alguns programas em background contribua para o disco estar sempre a trabalhar.

Outro factor que pode agravar isso é a memória virtual. Caso tenhas bastante RAM podes desactivar a memória virtual e "poupar" uns acessos ao disco.

Cumps.

Tenho 2 Gb de RAM.

O portatil é este:
http://vaio.sony.pt/view/ShowProduc...N/C&site=voe_pt_PT_cons&category=VN+SZ+Series

Mas voces (os que posuem VISTA) tb verificam no quase constante trabalhar do disco, mesmo quando não estao a fazer nada no PC?
 
Sendo eu possuidor de um Vaio SZ, realmente trazem muita tralha de raíz. A solução é formatar e instalar tudo à nossa vontade. Em seguida quando tiveres todos os drivers e apps operacionais (está tudo no site da sony), arranjas o acronis true image ou o norton ghost e fazes uma imagem do disco/partição do SO.
Nunca mais há problemas, é garantido :)

Quanto ao Vista, por engraçado que seja, uma das tweaks para optimizar o desempenho é desligar a indexação de ficheiros pois não aumenta absolutamente pêva a performance, muito pelo contrário.

Se te quiseres aventurar a instalar o XP numa partição à parte, só para teres um cheirinho de como esse Vaio SZ6 deve voar no XP, só tens a ganhar :D

Just my 2 cents

Que moelo VAIO SZ tens?

Formataste o disco??? Podes explicar-me em pormenor como fizeste? Eu sou pouco entendido nestas coisas. Agradeço, desde já, a paciencia...:p
 
Que moelo VAIO SZ tens?

Formataste o disco??? Podes explicar-me em pormenor como fizeste? Eu sou pouco entendido nestas coisas. Agradeço, desde já, a paciencia...:p

Sim tenho um Vaio SZ1 que em termos de software necessário deve ser igual ao teu, menos umas mariquices para o sensor biométrico etc. Já agora bela máquina que adquiriste :D

Ok por partes, não sei o teu nível de à vontade a formatar e a instalar drivers num portátil.
Coisas a saber:

- O teu portátil trás uma partição escondida que serve para recuperar o sistema como quando veio de fábrica. Trás também um programa para fazer backup dessa partição para DVDs. Aconselho-te a fazer isso se ainda não fizeste

- É possível formatar e instalar o SO na boa de raíz. Ao entrar no Windows acabadinho de instalar ficam algumas coisas sem funcionar como Vaio Power Management, Wireless Switch Utility, os botões S1 e S2, os FNs and so on.

- Mas não há stress, vais a www.vaio-link.com, escolhes o modelo do teu portátil e tens lá todos os drivers e aplicações que precisas:)

Eu acho a maneira mais eficaz de aproveitar a 100% a performance do portátil.

Se te quiseres aventurar a formatar, podes pedir mais ajuda que o pessoal dá-te as dicas necessárias ;)
 
Back
Topo