Como encontrar VMods

Guga

Power Member
Boas pessoal, alguem pode dizer como encontrar os VMods de uma board especifica?
Ja vi que usam multimetro...tenho aqui hum...podem explicar como é ou nao e assim tao simples?
Cumps

EDIT: Sim sei usa-lo
 
Boas pessoal, alguem pode dizer como encontrar os VMods de uma board especifica?
Ja vi que usam multimetro...tenho aqui hum...podem explicar como é ou nao e assim tao simples?
Cumps

EDIT: Sim sei usa-lo


Talvez se nos ajuadares melhor com mais informaçao te possamos ajudar melhor..

qual é a board?
 
Nao era bem isso que pretendia, tipo dizeres me onde tao, nao e isso que quero, é mais tipo tenho uma board e nao encontro os VMods, como os encontro?
Nao sei se me percebes...
 
Nao era bem isso que pretendia, tipo dizeres me onde tao, nao e isso que quero, é mais tipo tenho uma board e nao encontro os VMods, como os encontro?
Nao sei se me percebes...

Normalmente antes de maior parte do pessoal ter o material (graficas,boards,etc) já existem vmods nesta secçao do forum da XS
 
Ya ja ai estive...depende da board caso nao encontre ai... ninguem sabe como encontrar?


Conhecimentos de electronica, ler fichas tecnicas de "chips", medir resistencias,etc..

Sinceramente ha por cá pessoal que te pode ajudar bem mais que eu nisto, mas sem perceber de electronica naoi se vai a lado nenhum quando se quer descobrir uma coisa do genero
 
Depende do que entendes por perceber de electronica...sei os basicos, talvez um bocadito mais...
Se me puser a medir todos os componentes q tao no PCB acabo por descubrir qq coisa provavelmente xD
Se alguem souber diga qq coisa :D
 
Depende do que entendes por perceber de electronica...sei os basicos, talvez um bocadito mais...
Se me puser a medir todos os componentes q tao no PCB acabo por descubrir qq coisa provavelmente xD
Se alguem souber diga qq coisa :D

O que queres é algo um tanto difícil, se calhar muitas das pessoas que os fazem sabem muito mais do que o básico.
Nunca li nada que explicasse como proceder à descoberta de um novo Vmod, nem sei se quem os executa ou descobre não tem informações vindas de outros sítios...
Cumps
 
O que queres é algo um tanto difícil, se calhar muitas das pessoas que os fazem sabem muito mais do que o básico.
Nunca li nada que explicasse como proceder à descoberta de um novo Vmod, nem sei se quem os executa ou descobre não tem informações vindas de outros sítios...
Cumps

Por acaso hoje fiz o Vmod no GPU de uma 7600GT e não sabia qual era a resistência a 'pintar', apenas o IC que regulava a tensão da GPU, porque havia uma foto.

Se não houvesse foto ainda tinha que ter procurado o ponto de medida do Vgpu e o IC correspondente.

Mas descobri sozinho qual era a resistência em que tinha que passar o lápis, apenas usando um multímetro.

Não é assim tão difícil, nem nada do outro mundo. Para fazer 'pequenas' coisas, claro.
 
Por acaso hoje fiz o Vmod no GPU de uma 7600GT e não sabia qual era a resistência a 'pintar', apenas o IC que regulava a tensão da GPU, porque havia uma foto.

Se não houvesse foto ainda tinha que ter procurado o ponto de medida do Vgpu e o IC correspondente.

Mas descobri sozinho qual era a resistência em que tinha que passar o lápis, apenas usando um multímetro.

Não é assim tão difícil, nem nada do outro mundo. Para fazer 'pequenas' coisas, claro.

Podias então, claro se quiseres, explicar o procedimento que usas-te.

Eu disse que era dificil em alguns casos, mas como nunca tentei descobrir, nem sei como deveria de proceder.
Cumps
 
Hum ok, vo continuar na busca de algo mais concreto...se nao for muito complicado, se for demais pa minha cabeça www.google.com, se hover vmod pa board\grafica em questao é bem, se nao olha... to tramado xD
Cumps
 
Podias então, claro se quiseres, explicar o procedimento que usas-te.

Com certeza.

Importante: o Ground da placa é aproximadamente o mesmo da fonte (lá para a frente não uso o da fonte para ter mais precisão), logo tenho sempre uma das pontas de prova do multímetro ligado a um fio preto de um conector molex (até dá jeito porque fica segura e assim o mau contacto não chateia).

Sabendo o IC (Integrated Circuit ou circuito integrado - aquilo a que genericamente se chama chip), a primeira coisa foi procurar um ponto de medida do VGPU (enganei-me lá atrás).

Encontrei.

Depois, procurar um pino de Ground na placa. Havia bastantes (ver foto). Medem aproximadamente 0V (estes que assinalei mediam 0.006V ou menos)

Depois, vendo a datasheet do IC, fiquei a saber qual o pino FB (feedback), portanto, o pino do sinal Vgpu, gerado pelo IC.

Este pino está directamente ligado a uma resistência, que por sua vez está ligada directamente ao Ground da placa. Diminuindo o valor dessa resistência entre o pino FB e o Ground, aumenta-se o valor do Vgpu.

Como descobrir esta resistência? Usei este guia (clicar no link) - aprendi quase tudo lendo na VR-Zone - , mas vou explicar:
1ª Se a resistência está directamente ligada ao pino FB, então a resistência entre o pino FB e um dos terminais da resistência é zero.
- Se o outro terminal da resistência está directamente ligada ao Ground, então a resistência um dos terminais da resistência e um ponto de Ground da placa é zero.

Portanto, com a placa fora do PC, foi medir até encontrar a 1ª situação. Encontrei duas resistências nessa situação, logo tinha que me decidir.

Supostamente (pelo que estava na VR-Zone), a resistência seria de 430 Ohm, e as duas tinham esse valor, mas só uma servia.

Foi fácil. Sabendo um dos pinos de Ground da placa, coloquei lá uma das pontas do multímetro, e com a outra ponta medi a tensão entre o Ground e os terminais opostos das resistências dos usados anteriormente. Numa medi 0.006V, na outra 0.000V. Logo, aquela a que correspondiam 0.000V seria a procurada, já que, como disse, está directamente ligada ao Ground (diferença de potencial entre terminal da resistência e um pino de Ground = 0).

Depois pintei a resistência de forma a baixar o seu valor para 420 Ohm. Usei a lapiseira que uso todos os dias, minas HB :P

Bem...aguenta-se para não sujar as calças e liga-se o PC :D

--//--

Post que deixei na VR-Zone:

Picture:

Label:
IC in Yellow - RT9218 PS8HNOF (just needed the RT9218 datasheet).
Pin in Green - FB pin

Results:
Resistance: 430 Ohm decreased to 420 Ohm;
Vgpu: 1.388V increased to 1.428V
Max stable GPU Frequency: 678 increased to 694 (default 570)
 
Última edição:
Ontem li e nem cheguei a agradecer, os meus parabéns WindWalker:x2:.

Segundo li, quando referes no IC o FB e pelo que vi, é o pino que recebe a informação da saída, e ajustando a resistência ligado a ele podemos fazer variar a tensão, pois ele irá auto-ajustar-se, estou correcto???

Vou fazer umas leituras neste área para aprender um pouco mais.
Cumps
 
Segundo li, quando referes no IC o FB e pelo que vi, é o pino que recebe a informação da saída, e ajustando a resistência ligado a ele podemos fazer variar a tensão, pois ele irá auto-ajustar-se, estou correcto???

O FB não recebe, envia/emite/gera.

O que acontece é que o IC espera a resistência X à saída (entre ele e o Ground), havendo certa queda da tensão (U = R * I). Ao valor de resistência X está associada a tensão de saída no FB, portanto o VGPU original - ditada pelo fabricante, diga-se.

Como se diminui a resistência, a queda de tensão será maior (não tenho a certeza), porque a corrente aumenta.

O IC interpreta essa maior queda de tensão como valor insuficiente na tensão de saída, e sobe então esse valor :hehehmn:


O melhor do pencil mod é que basta passar o dedo para tirar a grafite que a resistência fica com o valor original :D e eu adoro mods não permanentes :009:

Desci a resistência de 430 Ohm para 399 Ohm e estou com a GPU a 1.50V e 720MHz :007:

Consegui subir as memórias de 2.03 para 2.11V, mas 'ardiam' :eek:
 
Última edição:
Obrigado pela explicação.
É que vi no esquema do integrado, o pino FB fazia parte da entrada de um AMPOP, e li isto:

Switcher feedback voltage. This pin is the inverting input
of the error amplifier. FB senses the switcher output
through an external resistor divider network.
Cumps
 
Pois, vendo melhor, deve ser mesmo um pino de entrada do Ampop. Mas não estou muito bem a ver o funcionamento daquilo e o valor da tensão em FB a ser aumentada.

Só sei que ao FB vai ligar o paralelo das resistências R_original+R_grafite e que o paralelo terá um valor equivalente inferior ao R_original, e por isso o Vfb aumenta :\
 
Última edição:
Back
Topo