Como escolher TFT?

Zeppel

Power Member
Oia, resolvi finalmente largar os CRT e dedicar-me aos tft's.. mas n sei bem como escolher baseado nas especificações... alguem me explica o que devo procurar em coisas tipo:

1 - Resolução: acho que 1280 para um de 17" é o normal né? 17" nestes acaba por ser mais área visivel que num CRT convencional certo?

2 - Resolução optimizada: isto quer dizer que noutras resoluções o monitor n tem tão boa imagem? So funciona perfeito numa é isso?

3 - Tft vs LCD: reparei que tb ha monitores caros que ainda dizem LCD.. n percebo.. pensava que o TFT era a evoluçaõ do LCD? A philips vende monitores carissimos LCD...

4 - Dot pitch - é o mesmo que nos crt´s? A partir de que numero é bom? 0.21??

5 - Frequencia vertical: reaprei que são mais lentos que os CRT, n tem 85 hz nem nada.. é normal?

6 - Contraste: 450:1, 500:1 , etc.. é assim tão diferente?

7 - Brilho: 250 velas, 300 velas, que devo escolher??

Pronto sei que são muitas perguntas, mas n me tá a parecer fácil...

se alguem puder ajudar, Obrigado!
 
não, todos os monitores tem uma resolução nativa, não deixa de funcionar bem noutras. O dot pitch é ligeiramente maior nos tfts. A frequência normal é 60Hz, e não é por ser tão baixa que notas diferença.. A diferença no contraste entre esses 2 casos não é notória, apesar que quanto mais alta melhor.. 300 velas [A aplicação do termo velas não conhecia]
 
Zeppel disse:
3 - Tft vs LCD: reparei que tb ha monitores caros que ainda dizem LCD.. n percebo.. pensava que o TFT era a evoluçaõ do LCD? A philips vende monitores carissimos LCD...

eu n sei exactamente o q a sigla TFT quer dizer mas tem a ver com o monitor ser plano, LCD é liquid cristal display ou seja essas 2 coisas sao diferentes no entanto costumam estar associadas (pois os lcd´s sao planos)
o meu LG 1730s tem escrito na base TFT LCD monitor(e n foi nada caro)

e em relaçao a taxa de refrescamento 75Hz ja me xega e sobra, na realidade isto a 60Hz ja é + "confortavel" pra vista do q um crt a 85Hz

cumps
 
seek and you shall find! ... use google my friends ... ok pa n ser mauzinho aqui vai a ajuda do publico...

TFT LCD

http://en.wikipedia.org/wiki/TFT_LCD

Cd = Candela ... unidade de medida de intensidade de luz (fisico-quimica my friends do 9º ano acho eu)

http://en.wikipedia.org/wiki/Candela
n é velas mas candelas...

o vulgo "velas" em português é watts das lâmpadas...

todavia o TFT tem de ter 5 coisas essenciais ...

Bom tempo de resposta ... inferior a 8 ms é optimo para jogos inferior a 25 ms para todo o tipo de aplicações...

Boa luminosidade o nivel de Cd interfere directamente com a quantidade de brilho ...

O contraste é importante.

As ligações (entradas) são aspectos a ter em conta ... uma entrada DV-i é o melhor para obter a qualidade desejada. Se a placa tiver saida DV-i então é boa ideia comprar um TFT com entrada DV-i para obter a melhor qualidade de imagem.

por ultimo a qualidade de construção, n olhem ás marcas mas sim á qualidade da base do TFT por exemplo existem umas que tem uma base de metal para dar mais estabilidade ao TFT e tambem a ter atenção a se tem ou não componentes incorporados tais como colunas e afins ... (por vezes a decisão de comprar um TFT mais caro poderá ter a haver ou não com por exemplo um tv-tuner incorporado no TFT)
 
Morpheus disse:
Cd = Candela ... unidade de medida de intensidade de luz (fisico-quimica my friends do 9º ano acho eu)

http://en.wikipedia.org/wiki/Candela
n é velas mas candelas...

o vulgo "velas" em português é watts das lâmpadas...

Pensava que candelas e velas eram a mesma coisa... pelo q lembro de fisica... candelas se n me engano é espanhol para velas.... sei que no tempo da velha senhora o brilho das lampadas vinha em velas, não em watts como hoje em dia, que mede basicamente a energia que a lampada dá mas n propriamente a intensidade luminosa na gama do visivel - isso era velas... ou não.. tb n interessa...

Só mais uma coisa: lembrome q qd apareceram haviam montes de problemas com pixels pifados etc, hoje em dia ainda é normal? Tenho que tirálo da caixa da loja e insistir em velo pra n ter um borrao mesmo no meio do ecrã com algum azar??

E obrigado pelas respostas!
 
rav3n disse:
eu n sei exactamente o q a sigla TFT quer dizer
TFT=Thin Film Transistor ;)
...
Quanto aos pixels mortos opá eu com o meu LG L1730S tinha-me esquecido completamente mas por acaso está limpo deles,se der pêde lá para experimentar,corrijam-me se tiver errado :)
Abraço
 
Zeppel disse:
Pensava que candelas e velas eram a mesma coisa... pelo q lembro de fisica... candelas se n me engano é espanhol para velas.... sei que no tempo da velha senhora o brilho das lampadas vinha em velas, não em watts como hoje em dia, que mede basicamente a energia que a lampada dá mas n propriamente a intensidade luminosa na gama do visivel - isso era velas... ou não.. tb n interessa...

Só mais uma coisa: lembrome q qd apareceram haviam montes de problemas com pixels pifados etc, hoje em dia ainda é normal? Tenho que tirálo da caixa da loja e insistir em velo pra n ter um borrao mesmo no meio do ecrã com algum azar??

E obrigado pelas respostas!

O Candelas não é um jogador francês ???? :joker:

Bom, mais a sério, algo que em relação aos TFT's é sem dúvida uma grande vantagem e principalmente para quem passa horas em frente ao PC (como eu) é que não é tão exigente nos olhos como um CRT. E isso nota-se perfeitamente.
 
hoje em dia as tecnicas de produção são bastante diferentes ... a taxa de pixeis queimados desceu bastante... todavia sempre podes escolher a marca que te oferecer melhor suporte no caso de haver pixeis queimados ... para alem dos 15 dias para testar o produto no qual terão de fazer troca directa por um novo tens os 2 anos ... embora haja mais marcas a fazer a garantia de no-dead pixels e afins ... vê nas specs de garantia de cada fabricante ... eu tenho um samtron 17" tá lá pás curvas já faz um ano ... os meus olhos agradeceram.me e mto
 
Back
Topo