Como escolher um servidor

peter alien

Power Member
Quais os componentes mais aconselháveis para um servidor

Oi ppl tudo bom ?!

Eu tenho experiência de harware de pc's p/ cliente.
Mas pediram-me para montar um servidor, será que me podem dar umas dicas ?
Em principio o sistema terá 10 pc's cliente, aqui para a malta.

Eu penso que em principio, as maiores diferenças poderão ser no cpu, memórias e HD que têm que ser mais exigentes, não ?
E o servidor não precisa de ter nenhuma "bomba" como placa gráfica e de audio, pois não ?

Muito :) brigadã:).
 
Última edição:
A única coisa que te posso ajudar é que o servidor pode ter Audio e Gráfica onboard, já que não será utilizado como um computador normal.
 
Redundância em dados (discos redundantes) ; memórias registadas (ECC) , PCIX, bom CPU, BASTANTE RAM, NICs gigabit , montagem fiável, resistente, durável, alimentação redundante (PSUs e UPS)...
Gráfica até uma trident 8MB serve, só precisas de teclado, não precisas de rato, e monitor só durante a instalação...
 
Bem, para que é que vai servir o servidor ? Jogos ?

Em princípio e pla minha experiência no assunto, seja pro que for, se quiseres algo minimamente aceitavel, escolhe um dual Athlon MP, eu já tive um e gostei bastante, investe numa quantidade de memoria aceitavel, tipo 1GB RAM rápida e se possivel com ECC, e num bom disco rígido, rápido (minimo 7200RPM), fiavel (com um grande tempo médio entre falhas) e com um bom valor de cache (8MB por exemplo) e se percisares de redundância, compra outro disco igual para RAID.
 
Ok. Obrigado pessoal.

Eu também pensei isso, mas como nunca tinha montado um servidor, achei melhor perguntar, não fosse fazer asneira.

Valeu.:D
 
Acho que acima de tudo deves ter uma máquina estável... boas temps... um processador que não aqueça muito assim como o resto do sistema também!!! Procura adquirir material de qualidade ao nível de memória(s), disco(s), sistema de arrefecimento...

Gráfica, audio, monitor, teclado, rato, DVD's, CD-RW's, CD-ROMs a não sei qtas velocidades... isso é cagativo

Podes e deves usar rato! Um rato arranja-se de borla e, a não ser que o servidor corra UNIX é não faz sentido não usá-lo!
 
Originally posted by peter alien
Já agora o que é o PCIX ?

E as PSUs ?

Bem PCI-X é a nova evolução do conhecido bus PCI, dúvido que vás utiliza-lo e não é qualquer servidor que tem necessidade deste tipo de barramento, quanto a PSU's, escolhe uma redundante se tiveres dinheiro pra tal, qualquer que escolhas, convem ter PFC e se possivel ACTIVO, embora algumas que apenas tem passivo tambem são boas !
Escolhe uma marca conhecida e com provas dadas, tipo Chieftec, posso-te garantir que tem umas linhas muito certinhas.
Quanto aos Watts, convem que tenha no minimo 400W se fores para um servidor com dois processadores !
 
Originally posted by WarLock
um servidor a serio normalmente não se "monta" ja vem montado

arranja um hp ou ibm não ficas mal

Ó sim... e vai dar mais de 300 cts (a não ser que seja em segunda mão) por um servidor que fica a servir 10 PC's????
 
Errr... sim!

Não compares a fiabilidade de um servidor HP ou IBM com um montado "á la pata"...

A qualidade dos componentes utilizados, acima de performance, tem uma compatibilidade e estabilidade acima da média.

E sim, qual é o problema de estar a servir só 10 pc's? Depende para que seja.

Por exemplo, montei há pouco tempo um servidor para guardar imagens e projectos CAD. Deve ter pouco mais de 15 pc's neste momento a ele ligado.

Mas tive de fazer a migração de um sistema "comum" para um servidor à séria, porque simplesmente os IDE comuns não resultam. Não têm algoritmos de caching decentes para poder servir ficheiros a muitas pessoas ao mesmo tempo. Qualquer pessoa que já tenha ido a uma lan já reparou que basta estarem 2 ou 3 pessoas a sacarem ao mesmo tempo do nosso pc, que por mais artilhado que seja, fica todo atrofiado.

Com controladoras SCSI decentes, e discos que até nem precisam de ser os mais rápidos, a velocidade e disponibilidade é totalmente diferente.

Mas enfim, é só a minha opinião. Claro que se for um servidor por exemplo para jogos, já não é preciso ter umas especificações tão altas.
 
Originally posted by WarLock
um servidor a serio normalmente não se "monta" ja vem montado

arranja um hp ou ibm não ficas mal

É assim, o rapaz diz que não tem experiência e por isso é que veio pedir ajuda pra montar o servidor, se bem que para certas aplicações críticas, onde é necessário ter um servidor a funcionar 24 sobre 24h, 365dias por ano, seja perferivel comprar um servidor de uma marca conhecida, este não é o caso e sinceramente dúvido que ele tivesse dinheiro para um servidor deste tipo, com este tipo de fiabilidade e capacidade de processamento, um topo de gama, é que os servidores HP da gama mais baixa, a preços acessíveis, pouco melhores são que certos pc's de utilizadores deste forum, e acredita nisto que te digo !
O que é bom dessas marcas é caro, os chamados "servidores" que eles anunciam a "bons" preços acabam por ser meros pc's normais quando comparados com certas máquinas de utilizadores aqui do forum, por isso, mais vale ele ter vindo aqui pedir ajuda e comprar os componentes que lhe foram recomendados e montar ele a máquina, que fica melhor e mais barato que um servidor mediucre da HP.
 
Se vais para M$, 300 cts é só para as licenças...

Uma máquina montada pensada em ser servidor não deve nada aos servidores já montados (excepto, talvez, na Assistência...)
 
Não compares a fiabilidade de um servidor HP ou IBM com um montado "á la pata"...

Para quê pagar um balúrdio por um servidor de marca para ganhar uns pózinhos em fiabilidade???
Afinal o servidor é para 10 pc´s e não para alojar o site da nasa:rolleyes:
 
o novo server IBM k me xegou ahs maos.... hihihihihihi

ibm.jpg

ibm2.jpg

ibm3.jpg
 
O servidor para já era mesmo para jogos.
No futuro gostaria de ter também um servidor para alojar um site tipo portal, ai penso que se calhar o servidor terá que ser mais exigente ?

Eu também concordo com vocês, se uma pessoa tiver bons conhecimentos de componentes e da interaccção entre eles, penso que consegue montar um servidor de qualidade e fiabilidade bastante aceitável, não precisa de ir dar uma pipa de massa á HP ou á IBM.
 
Epá hoje em dia compras componentes tão bons ou melhores como aqueles que equipam servidores Compaq, HP ou IBM!!!! E não penses que servidores de marca não dão problemas pq são capazes de dar tantos como um servidor montado por ti... a diferença (tal como já alguém disse) é que se um HP, Compaq ou IBM der *****.... pegas no telefone a tens um técnico "imediatamente" a prestar assistência!!!
 
Onde é que eu já vi esses "armarios" da Compaq....:D

Já agora, Dvd num servidor?

Edit: Os mais loucos são os Dell......Aquilo é cheio de luzinhas.......:D
 
Back
Topo