Como escolher uma fonte

The_Z

Since the Beginning
Li um artigo realmente pedagógico, sobre como escolher uma fonte a medida do nosso sistema.

Link: http://firingsquad.gamers.com/guides/power_supply/page2.asp

É realmente muito fácil, se seguirmos os quadros indicativos de consumos. Temos q ter em atenção q podemos ter vários componentes iguais nesse caso multiplique o consumo pelo o nº de componentes.

device.jpg


cpus.jpg


Somando parcelarmente cada uma das linhas chegamos a amperagem q cada uma delas consome (teoricamente em full-load),multipliquem por um factor de 20%, visto q os fabricantes de fontes nem sempre cumprem o q dizem que as fontes debitam

Tendo em conta que Power (W) = Amperagem * Voltagem(v), sabemos os Watts. E voilá já sabemos qts amperes necessitamos em cada uma das linhas (+3.3, +5, +12) e qts watts necessitamos.

Moral da história no meu caso mais vale uma Enermax 353W do que uma Chieftec 420W (embora custem o mesmo +/- ), visto que na linha de +12v necessito de uns 18amp.

Façam as contas é fácil.

PS: O ppl q faz overclock tem q ter isso em conta, como tal calculem um factor de ponderação.
 
Há umas coisas um bocado estranhas nessa tabela ...

O consumo de um PIV 2.8Ghz são 120W?

E um dim DDR de 128M consome tanto como uma placa grafica, que têm 128M de memoria ultra-rapida e um chip com uns 100 Milhoes de transistores lá dentro a frequencias perto dos 300Mhz, e em 0,15micras?

Não me parece ...
 
Para os componentes eles dizem isto:

"In the following table, you’ll find estimates of power consumption for common devices that we obtained from AMD technical documents; they are a bit on the high-end (but you’re better safe than sorry)"

Para os cpus:

"It’s worth noting that although Pentium 4’s typically run cooler and have lower voltages than AMD CPUs, their higher raw clockspeed means that they draw more power. We’re not sure why the 3GHz P4 draws less power than the 2.8GHz model, but that’s what Intel’s documents list…"

Mas q é estranho é, acho q é melhor q nada. :)
 
Back
Topo