Como esconder o email dos bots?

Ricardo Vidal

Power Member
Venho aqui semi-inaugurar este novo fórum com esta questão pertinente para os webmasters:

Como fazem para evitar que o vosso email seja colhido pelos inúmeros spam bots que percorrem a internet à procura de mais endereços para envio de spam?

Conheço alguns métodos tais como a escrita de forma alternativa:
meunome[at]dominio[.]com
meunome[at]dominio[dot]com
meudominio@_NOSPAM_.com
etc.

Há inclusivé a alternativa de criação de uma imagem com o endereço como é possível em alguns sites como o site aqui descrito:
http://www.eliminarspam.com/noticias/entrada/7/

Outras alternativas passam pela utilização de javascripts ou então a conjugação de algumas destas técnicas.

E vocês, que técnicas utilizam (se é que utilizam alguma coisa...)?

Boas,

Eu uso apenas imagens, pois já existem bots a detectar javascript, assim com imagens nunca apanham, o único problema é que dá mais trabalho aos utilizadores que me quiserem enviar um mail, no entanto prefiro isso a ter de levar com centenas de emails spam.

Manuel

Pa eu simplesmente não me dou ao trabalho de usar :\
Tenho gmail e é rara a vez que vem cair SPAM fora da caixa de SPAM.

Porém, não sei como funcionam esses bots, mas será que os developers desses bots já não os prepararam tamebm para recolher mails formatados com os que aí deste? Já vejo estas formatações para "esconder mails" ha uns anos e não me admirava nada que esses também já fossem apanhados. :|

Cumps ;)

softinmotion disse:
Boas,

Eu uso apenas imagens, pois já existem bots a detectar javascript, assim com imagens nunca apanham, o único problema é que dá mais trabalho aos utilizadores que me quiserem enviar um mail, no entanto prefiro isso a ter de levar com centenas de emails spam.

Manuel
Isso não é bem verdade. As imagens também são facilmente lidas a não ser que sejam regulares. Os spammers não brincam em serviço. Se a imagem for texto simples, os bots conseguem ler as letras razoavelmente bem. Como podes ver aqui: http://sam.zoy.org/pwntcha/

Ricardo Vidal disse:
Isso não é bem verdade. As imagens também são facilmente lidas a não ser que sejam regulares. Os spammers não brincam em serviço. Se a imagem for texto simples, os bots conseguem ler as letras razoavelmente bem. Como podes ver aqui: http://sam.zoy.org/pwntcha/
Então assim também será proável que eles consigam apanhar coisas do tipo:
meunome[at]dominio[.]com
meunome[at]dominio[dot]com
:|
Ou não?

Ricardo Vidal disse:

Desses bots não tinha conhecimento.
Cada vez há mais formas dos spammers terem acesso aos e-mails , tal como o shello disse , se um bot é programado para encontrar um endereço [email protected] , também pode ser programado para apanhar e-mails como: xxxx[at]gmail[dot]com.

Certamente, até eu com um simples script php ou perl consigo dar a volta a isso. Mas como é óbvio, nem todos os bots fazem essas verificações porque demorariam muito tempo. Portanto, diria que é mais "seguro" mas quebrável na mesma.

Mas há inúmeras formas de esconder o endereço, estou aqui apenas a perguntar como outros o fazem e como :)

Boas,

Relativamente à questão das imagens, esses bots são usados mais para sistemas de validação de entrada do que para emails, pois não justifica o trabalho.

No entanto nenhuma técnica será 100% segura, apenas poderá ser mais ou menos trabalhosa

Manuel

eu normalmente nao coloco o email na pagina...

Cria um pequeno formulario para ser enviado o email atraves de um script... nao sei se e muito seguro ou nao, mas pelo menos nao tenho tido problemas de spam...

É o sistema que utilizo num dos meus sites (ver sig) e por isso não tem resultado daí spam.

PS: Mas pronto, quem iria fazer spam a um email de um site contra o spam?! hehe!

Claro que dá! E até podes definir mais que um termo. Basta criar uma "rule" ou "regra" para que o email seja filtrado automaticamente. É bastante simples.

Podes fazer com que o mail seja colocado por css e dessa forma fica mais escondido, mas como foi dito, tudo depende da sofisticação dos bots...

Mitnick disse:
Cria um pequeno formulario para ser enviado o email atraves de um script... nao sei se e muito seguro ou nao, mas pelo menos nao tenho tido problemas de spam...
É mais seguro do que mostrar o mail por completo, mas por outro lado também podes ser "atingido" por bots que usam esse formulário... Aconteceu recentemente num site de um amigo meu (que estou eu a alojar) e comeu uns 2GB de bandwidth num dia :(

E vocês, que técnicas utilizam (se é que utilizam alguma coisa...)?
Se tiveres um VPS podes instalar uma firewall e supostamente fica mais seguro.

Em hotscripts.com também tem alguns scripts que se aproveitam.

Back