Como Estabilizar um Q6600 GO em OC

Yes Master

Banido
Bem, tenho encontrado muitas opiniões sobre este assunto. O que parece fácil de início, mexer apenas no FSB do cpu, pode tornar-se bem complicado para conseguir um oc estável e duradouro.

Eu comecei por aumentar o core speed do meu 6600 GO para 3.2 Ghz. Passou testes como o Prime 95 e o IntelBurnTest. Porém, o maior problema foram as temps. Alcancei um pico de 81º no intel test.

Assim, hoje, retirei o Tuniq, limpei-o bem. Recoloquei-o, e coloquei pouca pasta térmica (MX.2). Em seguida, arrumei melhor a cablagem, adiccionei uma fan de 80 no topo (onde já tinha uma igual) e uma de 120mm ao lado do tuni, suspensa. O calor dissipa-se agora muito mais facilmente. O facto é que as tempos em iddle passaram para 26/27/22/22º, o que parece bem.

No entanto, é melhor deixar acamar a pasta para proceder a testes sérios. Não acham? Talvez amanhã.

Entretanto, tenho dúvidas quanto às definições default da minha bios para o NB voltage, etc... É que está tudo em Auto e quando selecciono, apenas refere à direita os mínimos e máximos a usar, mas não o default...

E também não percebo como funciona a dram frequency, ou seja, não sei como se calculam os valores que me deixa escolher, se por 2 ou por 3....

Se alguém quiser deixar a sua contribuição, seja para estabilizar o meu sistema, seja para apresentar um em idêntica situação ou até para partilhar a sua experiência sobre como conseguiram estabilizar este cpu, por favor, postem aqui.

Amanhã já deixo resultados,

Cumps :)
 
Ainda sem testar, uma coisa é certa, não consigo arrancar o sistema com multiplicador 8 (8x400). Deve requerer mais voltagem, de certeza... Agora, com multiplicador 9, arrancou logo, com vcore 1.35 e as restantes voltagens em default. Vamos ver.
 
Eu ainda não percebi porque razão crias tantas threads para o mesmo assunto! Pk não colocas tudo num mesmo local... Assim a informação não se dispersa!

BTW... O Cooler deve estar com o airflow para fora da caixa! Ou seja, a "mandar" o ar para a traseira da caixa (penso que nesse local tenha uma fan outtake ou uma rede aberta!)...
 
Eu ainda não percebi porque razão crias tantas threads para o mesmo assunto! Pk não colocas tudo num mesmo local... Assim a informação não se dispersa!

BTW... O Cooler deve estar com o airflow para fora da caixa! Ou seja, a "mandar" o ar para a traseira da caixa (penso que nesse local tenha uma fan outtake ou uma rede aberta!)...

Tens razão, mas fiz esta mais abrangente para a recolha de toda a informação, bem como de todas as experiências sobre fazer oc num 6600, e mais concretamente, como estabiliza-lo. Prometo que não abro mais :)

Agora, sobre a disposição do cooler, apenas perguntei porque estive a ver montagens do tuniq na direcção oposta, e pensei que pudesse de alguma forma dissipar melhor o calor. Mas como eu tenho, apontada à fan traseira, deve ser melhor.
 
Saudações......................

Quando te referes a tirar o ar penso que estas a falar do ar que sai do cpu por isso nao me parece bem apontar o ar as memorias
corrige-me se estiver errado.

:offtopic:
Da aspecto de teres uma certa liberdade para fazer updates ao pc, e uma vez que estas com matrial dessa qualidade um sistema de watercolling resolvia o problemas das temps de vez, no lugar de estar sempre a acrescentar ventoinhas (que por acaso e o que eu faço ao meu sistema. Mas mantem-se tudo estavel a 60º:001::001::001:.
 
Saudações......................

Quando te referes a tirar o ar penso que estas a falar do ar que sai do cpu por isso nao me parece bem apontar o ar as memorias
corrige-me se estiver errado.

:offtopic:
Da aspecto de teres uma certa liberdade para fazer updates ao pc, e uma vez que estas com matrial dessa qualidade um sistema de watercolling resolvia o problemas das temps de vez, no lugar de estar sempre a acrescentar ventoinhas (que por acaso e o que eu faço ao meu sistema. Mas mantem-se tudo estavel a 60º:001::001::001:.

Boas, eu quero colocar wc, mas como já estou a pensar na compra do nehalem no próximo ano, vou deixar para essa altura e fazer tudo direito. Aliás, um sistema wc para este cpu não deveria ser compatível com o nehalem...digo eu...e seria gastar dinheiro. E uma vez que já tenho um tuniq e algumas fans, será melhor aproveitar.

Em respeito à direcção, tens razão, aqueceria as mems sem necessidade...
 
E claro que ninguem gosta de gastar dinheiro a sorte, e mesmo so substituindo o bloco do cpu, coisa que eu nao faço a minima quanto custa.
Com isto tens que perceber que um sistema de refrigiração a ar por melhor que seja tem os seus limites e eu nao tenho a certeza mas ca me parece que os alcançaste.
 
A unica coisa que depois terias de trocar era o bloco do CPU... Nada Mais!

Se assim for, então, vou pensar muito seriamente em montar wc agora! Ai vou, vou!

De resto, logo vou tentar postar as definições da minha bios, porque isto tem de arrancar com multiplicador 8. Isto de baixar o multiplicador e aumentar o FSB tem interesse para diminuir a relação do divisor, não é?
 
se calhar nem isso. sendo um bloco de "renome" as marcas muito provavelmente lançam retenções para o novo socket

nao estejas é à espera que o cpu overclocke mais com WC

Como assim? Se o problema são as temps, e se as conseguir controlar com wc, então vou poder puxar mais pelo cpu. Não é assim?
 
Como assim? Se o problema são as temps, e se as conseguir controlar com wc, então vou poder puxar mais pelo cpu. Não é assim?
limite voltagem para o cpu... e n vais kerer frita-lo em pouko tempo. li algures ke pessoal aventura-se até 1.6v com watercooling.. n te sei dizer se a info é correcta pois n percebo mto de wc. sei ke o limite nas specs oficiais da intel para a voltagem do cpu é 1.55v mas o ppl por segurança aconselha a n passar dos 1.5v, isto a ar, penso eu de ke e alguem korriga se tiver errado...;)
 
sim e o fsb wall do cpu tb..:cool: e mencionas-te atingiu 81ºc no intelburntest, este programa aqueçe mto mais o cpu que o prime95, mas tb n vais tar sempre a usar progrmas a stressar tanto o cpu como o da intel. para mim se as temps no prime95 n passarem de 65º ta optimo, n me interessa a temp da no intelburntest. e atingiu 81º com ke vcore no cpu? tenho o meu a 1.5v e nao passa dos 65 -66ºc.... com o prime claro.
 
Última edição:
Yes Master, tenho acompanhado as threads que tens aberto e parece-me que estás à procura de algumas respostas que ninguém te as pode dar.

Quanto à estabilidade deixa-me dizer-te o seguinte: só tu podes determinar (e dentro das tuas convicções) se o sistema está estável o suficiente para ti ou não. E porquê?

Para alguns o sistema só é estável se aguentar com 12h de prime. Para outros, se passa um pi de 32M já é meia bola e força... e ainda tens o intelburntest, o occt, orthos, etc.

Só tens uma coisa a fazer: depois do oc, joga, faz encode de vídeo, ou seja, utiliza o pc como normalmente fazes. Se crashar, voltas ao início e assim sucessivamente...
 
Yes Master, tenho acompanhado as threads que tens aberto e parece-me que estás à procura de algumas respostas que ninguém te as pode dar.

Quanto à estabilidade deixa-me dizer-te o seguinte: só tu podes determinar (e dentro das tuas convicções) se o sistema está estável o suficiente para ti ou não. E porquê?

Para alguns o sistema só é estável se aguentar com 12h de prime. Para outros, se passa um pi de 32M já é meia bola e força... e ainda tens o intelburntest, o occt, orthos, etc.

Só tens uma coisa a fazer: depois do oc, joga, faz encode de vídeo, ou seja, utiliza o pc como normalmente fazes. Se crashar, voltas ao início e assim sucessivamente...

Resposta clara, concisa e útil. Muito obrigado.

Realmente tenho levantado muitas questões, mas não porque nunca tivesse acreditado nisso que acabaste de dizer, mas porque por vezes há muita gente que prefere que as coisas sejam complicadas. A tua resposta, tivesse ela surgido mais cedo, evitaria imensa complicação.

Então, sobre o tema, acabei de testar o pc e está estável. Não tenho de cabeça todas as definições que coloquei na bios, mas escalei desta forma:

1º teste - Tudo em Auto, menos o Vcore - 1.325 e as latências - 7-7-7-20
Resultado - 3.2 Ghz (9x360 FSB). Teste - IntelBurntest (1-5) - Temp. máx - 73º (médias sempre abaixo dos 70º).

2º teste - Tudo em Manual, Vcore - 1.325; NB - 1.20; Cpll - 1.50; DramVoltage - 1.50
Resultado - 3.2 Ghz (9x360 FSB). Teste - IntelBurntest (1-5) - Temp. máx. - 75º

3º teste - Tudo idêntico ao teste anterior
Resultado - 3.4 Ghz (9x380 FSB) - Teste - IntelBurntest (1-5) - Temp. Máx. - 79º. (nada de transcendente, foi apenas um pico; mas mesmo assim alto)

4º teste - Tudo idêntico, menos o Vcore - baixei para 1.310
Resultado - 3.4 Ghz (9x380 FSB). Teste - Intelburntest (1-5) - Temp. Máx. 77º (média 65/70º, sendo que no fim dá o pico de 77º).

Portanto, sem postar ainda nada, que acham? Será já plausível adiantar que o pc possa estar estável nos 3.4? Ainda farei mais testes, claro. :)
 
1.310 de vcore para 3.4 é muito aceitável. As temps não estão baixas, mas nenhum software puxa mais pelos cores do que o intelburntest. De qualquer forma, os 72º são o limite para mim.

Qual é o VID do teu cpu?
 
1.310 de vcore para 3.4 é muito aceitável. As temps não estão baixas, mas nenhum software puxa mais pelos cores do que o intelburntest. De qualquer forma, os 72º são o limite para mim.

Qual é o VID do teu cpu?

Pelo que vejo no Realtemp - 1.2625. Confesso, não sei onde se muda estes valores tão-pouco

Mas tu tens WC...qual o oc que tens no teu?
 
Back
Topo