Como evitar problemas com ISP's

Triston

Aku Soku Zan SM
Tendo em conta em o numero de reclamações relacionados com ISP's que temos neste subforum acho que era interessante criamos aqui uma troca de ideias de forma a acumularmos aqui pequenas e grandes dicas que possam poupar algumas dores de cabeça aos comuns utilizadores de internet que por não possuirem os conhecimentos acerca de como as tecnologias funcionam muitas vezes se decidem pelo ISP ou tarifario errados para a sua situação em particular ou não sabem como reagir face a problemas muitas vezes de simples resolução.

Acho que poderiamos focar duas grandes vertentes:

Antes de contratar um serviço a um ISP
Dicas para a resolução de problemas

Dividindo depois cada uma dessas secções nas três vertentes principais

ADSL
Cabo
Wireless

Agradecia que durante o decorrer desta thread não entrassemos em offtopics nem em descrições de problemas com que estejam ou que tenham tido.

Agradecia tambem que por uma questão de organização colocassem tags no titulo do vosso topico a quando das respostas

[Antes] -> Respostas para Antes de contratar um serviço a um ISP
[Dicas] -> Respostas para Dicas para a resolução de problemas

[ADSL] -> Respostas para situações relacionadas com ISP's ADSL
[Cabo] -> Respostas para situações relacionadas com ISP's Cabo
[Wireless] -> Respostas para situações relacionadas com ISP's Wireless

Todas as sugestões abaixo foram dadas pelos utilizadores da ZWAME.
 
Última edição pelo moderador:
Antes de contratar o Serviço

Hoje em dia existem vários métodos para assinar contrato com qualquer ISP, desde pedido de informação e adesão através de e-mail ou telefone, através do formulário online, ou através dos já conhecidos Comerciais.

Indepentemente do método escolhido, tenha net e esteja a pensar mudar ou simplesmente pretende aderir pela primeira vez convêm saber algumas coisas de forma a evitar enganos, seja da sua parte, ou da parte da empresa a tentar engana-lo.

→ Se o ISP tem página online com informação sobre tarifários consulte sempre o mesmo para ficar a conhecer todos os dados necessários assim como as promoções existentes.

→ Nunca assine o contrato por mais promessas verbais que lhe façam sem ler as condições de serviço, e ter as mesmas por escrito. Se não estão por escrito ou não estão em nenhum lado na página do ISP então é mentira!

→ Seja por telefone ou presencial se o comercial parecer-lhe com pressa então deixe-o ir, com esta “desculpa” e pela simpatia das pessoas assinam as coisas (presencial) ou desligam a chamada (adesão telefónica) sem ler ou sem tirar todas as dúvidas o que é bastante comum hoje em dia.

→ Existem vários sites na internet onde os utilizadores colocam reclamações ou avisos para outros cibernautas, consultar as mesmas nunca fez mal a ninguém.

ISP's
  • MEO/Altice
  • NOS
  • NOWO
  • Vodafone

Após ter consultado a informação necessária, e de ter escolhido o servidor de serviço que pretende, basta informar-se de como se procede a instalação e/ou activação do serviço.

→ Com agendamento de deslocação Técnica
→ Sem agendamento de deslocação Técnica.

No primeiro caso, nomeadamente com deslocação marcada, certifique-se do que tem direito pelo que paga, temos o exemplo da PT ou Clix que o valor da instalação de linha inclui a instalação de uma tomada e cabo com máximo de 10 metros.

Em regra geral linhas já activas e quando se faz a migração raramente é feita a instalação por parte dos técnicos da empresa, a "desagregação" é feita apenas na central e o restante é da responsabilidade do cliente (instalar o novo equipamento do operador), a excepção é se a migração for entre tecnologias diferentes (adsl para fibra ou cabo e vice versa) uma vez que nestes casos é necessário alterar a instalação do cliente de forma a ser compatível com o serviço.

Tendo em conta que após uma migração o número de telefone fica reservado por lei durante 9 meses, poderá simplesmente pedir a instalação de uma nova linha mantendo a que tem neste momento, e após o serviço ficar activo proceder à desactivação da actual e posterior portabilidade do número.

Convém também saber se neste valor lhe instalam o equipamento (telefone e modem) e se o mesmo é oferecido ou pago!

Sem agendamento questione como se processa a activação e qual o processo em caso de problemas.

Respostas como “isso não acarreta problemas” ou “não tem que se preocupar com nada” são frases a recear.

Questionem também em caso de avaria de equipamento como procedem a troca.

→ Em loja
→ Através do correio
→ Deslocação de técnico ao local

Isto é importante nomeadamente caso haja problemas com o equipamento para saber o tempo de resolução.

Outro dado bastante importante senão o mais importante é o tempo de resolução de avarias, é um dos dados que devemos pedir sempre, e com base nele decidir portanto qual o melhor acesso que poderá contratar.

Novamente, se não está por escrito nas condições de serviço/contrato, não existe nenhuma informação na site oficial da empresa, nem nenhum comunicado da Comunicação Social(novos produtos), então está a ser enganado.
 
Última edição pelo moderador:
Depois de contratar o serviço

Se é um problema técnico, nomeadamente avaria ou configuração, o primeiro passo é sempre contactar o apoio técnico da própria empresa, seja para reportar a avaria, seja para configurar o seu equipamento.

Fora estas duas situações, o contacto convém ser sempre feito via carta registada com aviso de recepção, mail ou fax.

Sejam problemas de facturação, mudança de tarifário/morada, ou outras contactar o apoio via telefone corremos o risco de o pedido ficar pendente por tempo indefinido ou encaminhado incorrectamente.

Com os meios acima indicados temos sempre um comprovativo do pedido se houver problemas.

As palavras leva-as o vento, os registos ficam sempre guardados!

Caso exista algum problema seja de demora ou erro no processamento do pedido, o caminho a tomar, é das duas uma, contactar para saber o estado do processo, ou encaminhar a situação para o provedor da empresa.

Tendo em conta que algumas empresas não têm provedor ou o seu contacto não é conhecido, aqui a chamada é inevitável.

Dicas dadas até agora pelos users:

→ Verificar todos os prestadores de serviço que têm um período experimental e utilizar esse período para experimentar o serviço.

→ Instalar um programa para controlar os consumos efectuados.

→ Para acabar com 95% ou mesmo mais dos problemas bastaria que antes da escolha do ISP todos lessem tudo, mas mesmo tudo!!! E então depois aderissem ao ISP que melhor os satisfaça!

E para acabar com mais 3% dos problemas bastará todos saberem que perante a nossa lei dispomos neste tipo de serviço de 15 dias após o início do serviço para desistir do mesmo! Peçam comprovativo de que a instalação foi efectuada dia tal ao técnico e num prazo de 15 dias carta registada com aviso de recepção e já está!

O restante também é fácil, consumos... lol, por norma a existirem erros de facturação são sobre consumos que devido à velocidade contratada são pura e simplesmente impossíveis de efectuar. Assim, munir-se de provas(print-screens), esclarecimento/explicação técnico/a (na medida do possível e dentro dos conhecimentos do cliente), enviar fax ao ISP aguardar resposta 2 a 3 dias e após essa data enviar os mesmos dados à DECO. Quaso aposto que se resolve sem granda barafunda!

Por norma para resolver 99,999999999% das situações bastará manter a calma e pensar de forma clara e justa!

-->Nunca seguir-se pelo que as operadoras dizem,que na zona tal apanha não sei quanto,porque isso varia sempre do sitio onde a casa se situa, do tipo de contruçao de casa entre outras coisas.

→ Na parte do cabo acho que o melhor concelho que posso dar é o de falarem com alguém que use o mesmo nó de ligação que vocês tencionam usar.
Tentar perceber como está o serviço na vossa zona e procurar um tarifário que satisfaça as vossas necessidades.

No ADSL é ter em conta a distância à central e também importante a idade das ruas por onde passa o cabo até vossa casa. Muitas vezes a distância é curta mas o sinal ganha ruído ao passar por cabos extremamente velhos e sem qualidade.
Dá sempre jeito ver os valores de linha de um vizinho para ter uma ideia daquilo que se pode contar.

Se numa loja vos dizem que podem ter até 8mbps, por exemplo, não acreditem. Eles dizem isso com base na distância da vossa área de residência à central, mas pode não corresponder à verdade, pois há diversos factores que levam à perca de sinal.

Uma coisa bastante importante é não acreditar na palavra de qualquer vendedor, NUNCA. Se eles oferecem o ceú e a terra peçam para eles enviarem um email com tudo explicado e também a identificação deles no ISP em questão.


→ Tentem garantir que a vossa instalação seja feita em condições e de acordo com as normas.

A primeira derivação deve ser feita logo para o modem e as restantes para as tv's. Caso o sinal se degrade muito, investir em um amplificador de sinal.

Garantir que a cablagem fique em bom estado.

Evitar ao máximo que a cablagem passe por fontes de ruido. Ex: Cablagem Eléctrica.

Essencialmente é fazer um planeamento onde se garante o máximo de rendimento da vossa rede.


Todos nós sabemos que é da responsabilidade da entidade que faz a instalação garantir essas condições, mas muitas das vezes o próprio cliente submete-se a ter uma má instalação só para ter mais uma tv em casa ou porque o cabo fica feio se passar por determinado sitio ou então quer mais uma tv mas não quer investir em um amplificador.


A outra recomendação é não fazer puxadas, ou criar pontos de rede, se não tiver as ferramentas necessárias, ou se simplesmente não tem experiência em fazê-lo.

Muitas instalações em que as pessoas simplesmente fazem puxadas e criam pontos de rede tudo às três pancadas e queixam-se que a qualidade de imagem é má e que o sinal no modem está péssimo.

→ Todos os meses verificar o tráfego realizado e factura na área de cliente no inicio do mês.

Qualquer dica ou sugestão adicional pede-se o favor de usar as tags descritas(não obrigatório), qualquer off-topic ou spam será apagado sem aviso.
 
Última edição pelo moderador:
boas...mt bom post
esclareceste me em alguns aspectos, referiste em cima para usar um programa para controlar o trafego... recomendas algum?
cumps
 
A mim dava-me jeito era um link para isto:

E para acabar com mais 3% dos problemas bastará todos saberem que perante a nossa lei dispomos neste tipo de serviço de 15 dias após o início do serviço para desistir do mesmo! Peçam comprovativo de que a instalação foi efectuada dia tal ao técnico e num prazo de 15 dias carta registada com aviso de recepção e já está!

Alguém me arranja isso?
 
Antes de contratar o Serviço

→ Existem vários sites na internet onde os utilizadores colocam reclamações ou avisos para outros cibernautas, consultar as mesmas nunca fez mal a ninguém.

ISP's

Vodafone --> http://www.vodafone.pt/main/Particulares/vodafonecasa/DuplexAdsl/tarifarios/
Clix → http://acesso.clix.pt/adsl/tarifarios.html
Sapo → http://adsl.sapo.pt/prodtarif.html
Meo → http://meo.pt/meo/
Tvtel → http://www.tvtel.pt/
Zon → http://www.zon.pt/Promocoes/novos.aspx
Cabovisão → http://www.cabovisao.pt/pacotes/triplo/tv_tel_net
Telepac → http://www.telepac.pt/prod.html?id=F0308
Simplesnet → http://www.simplesnet.pt/main.php
Kanguru → http://www.kanguru.pt/de+o+salto/Produtos/Tarifario?option=0
Novis → http://www.novis.pt/advance_mais/215237.html
Tvtel → http://www.tvtel.pt/
Pluricanal → http://www.pluricanal.pt/
Tenho-te a fazer uma pequena nota :D

A Novis passou a ser Optimus, pelo que se integra nesta. TVTel e Pluricanal já não existem, foram compradas pela Zon. Portanto pedia-te que rectificasses estes dois pontos para se adequar á actualidade que temos. ;)
 
Actualizados os links, e colocada informação adicional referente a activação de nova linha.

Qualquer dúvida ou sugestão adicional, disponham.

Cumprimentos
 
Back
Topo