1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como expandir a rede WRT54G3G? Antena ou Expander?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Lash, 16 de Dezembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1835)

1. Lash

Lash Power Member

Tenho um router linksys WRT54G3G e quero expandir a cobertura da rede.
    Qual a melhor forma? Com uma nova antena de ganho (HGA7T-EU)? Com um Wireless Expander(WRE54G)?
    Ja a expandi com um router Asus WL-500gp que coloquei como access point (nao sei se fiz a melhor configuração, coloquei como Bridge com AP Mode:Hybrid, e no Remote Bridge List coloquei a MAC address do meu router principal (Linksys) é isto?.
    Tambem tenho um router wireless parado, um MSI RG54GS (nao permite ser configurado como access point).
    Que me dizem?

2. amjpereira

amjpereira Folding Member

Se o router der para trocar de antena, acho que tens melhor ganho.

Por cada 6dB extra obtens o dobro da cobertura, menos de 6dB é relativo, mais pode ser exagerado.

Cumprimentos

3. Lash

Lash Power Member

O router permite trocar a antena, so ainda nao sei qual o modelo certo da linksys se o 7T ou 7S. Esta antena tem um ganho de 7dB.
    De qualquer maneira, alguem me pode indicar mais repetidores? E aonde comprar?

Última edição: 16 de Dezembro de 2008
  4. Lash

Lash Power Member

Experimentei ontem com uma antena de 5dBi da D-Link e o resultado foi fraco, nao notei grande diferença. Vou devolver a antena á Vobis e vou experimentar uma de 10dBi que tem na FNAC...

Última edição: 17 de Dezembro de 2008
  5. dabysk

dabysk Power Member

uma antena de 10 dBi dá um grande incremento.. experimenta e posta os resultados

6. amjpereira

amjpereira Folding Member

Basta uma de 6dBi, o valor de diferença nao compensa ;)

Por cada 6dBi's o range duplica, para isso mais valia comprar uma de 12dBi, mas depois ai poderia arriscar-se a ultrapassar os limites previstos por lei quanto a radiação.

Cumprimentos

7. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Se puderes instala o repetidor. Tens um tutorial na DD-WRT link

Mas dizes que já tinhas experimentado o repetidor e não ficaste satisfeito?

8. dabysk

dabysk Power Member

com uma natena de 10dBi vais ter algo entre 4 a 5 x a cobertura que tinhas anteriormente (4,6729 x o alcance anterior ) e não é por ai que estás a cometer uma ilegalidade, pois estás a usar um router doméstico e apenas uma antena melhor. Não estás a usar amplificadores.. contudo caso pretendesss ir por ai.. uma licença de rádio amador voltaria a pôr-te legal ;).

9. Lash

Lash Power Member

As varias antenas que testei nao me resolveram o problema, arranjei uma solução com um router que tinha parado (Asus Wl-500gP) em que o coloquei num ponto estratégico da casa e funcionou, apesar de nao estar completamente satisfeito, deu para o gasto.
    Agora vou testar o Wireless Expander da Linksys, vamos ver como corre.
    Depois dou novidades.

10. cardosito

cardosito Power Member

Era bom que fosse assim. Em espaços abertos até pode ser mas em espaços com paredes e placas de betão já muda tudo.

cumps

11. xarila

xarila Power Member

Boas,

dá para configurar o Asus Wl-500gP como router e o da linksys como repetidor? tava numa de comprar, mas nao sei se são compativeis... podes-me dizer?

Cumps

12. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

offtopic:
    Primeiro, a "cobertura" depende se o cobertor é grande ou não... se for 10 bezes maior, podes ter 10x mais cobertura...

ontopic:

nos equipamentos que utilizamos para wifi, não se pode ultrapassar os 100 mW p.i.r.e..
    Portanto se o aparelho tem 50mw e lhe colocas uma antena com 10db, vais ultrapassar o limite legal.

Podes utilizar um amplificador desde que a tal potencia aparente irradiada não ultrapasse os 100 mW p.i.r.e..

Uma licença de radio amador não te permite ficar acima da lei.
    E apesar de existirem varias classes de licença de radio amador, nenhuma delas de permite utilizar a rede WiFi com potencia acima dos tais 100 mW p.i.r.e..

No site da anacom está a tabela nacional de frequencias e potencias (não me apetece ir procurar).

EDIT:
    afinal fui procurar...
    Pagina 186
    http://www.anacom.pt/streaming/qnaf2008_v1.pdf?contentId=955204&field=ATTACHED_FILE

Última edição: 9 de Junho de 2009
  13. Lash

Lash Power Member

Retomando este assunto...fiquei com um Linksys WRT54G3G + Linksys Range Expander, funcionam muito bem.

Partilhar esta Página