Como expandir a rede WRT54G3G? Antena ou Expander?

Lash

Power Member
Tenho um router linksys WRT54G3G e quero expandir a cobertura da rede.
Qual a melhor forma? Com uma nova antena de ganho (HGA7T-EU)? Com um Wireless Expander(WRE54G)?
Ja a expandi com um router Asus WL-500gp que coloquei como access point (nao sei se fiz a melhor configuração, coloquei como Bridge com AP Mode:Hybrid, e no Remote Bridge List coloquei a MAC address do meu router principal (Linksys) é isto?.
Tambem tenho um router wireless parado, um MSI RG54GS (nao permite ser configurado como access point).
Que me dizem?
 
Se o router der para trocar de antena, acho que tens melhor ganho.

Por cada 6dB extra obtens o dobro da cobertura, menos de 6dB é relativo, mais pode ser exagerado.

Cumprimentos
 
O router permite trocar a antena, so ainda nao sei qual o modelo certo da linksys se o 7T ou 7S. Esta antena tem um ganho de 7dB.
De qualquer maneira, alguem me pode indicar mais repetidores? E aonde comprar?
 
Última edição:
Experimentei ontem com uma antena de 5dBi da D-Link e o resultado foi fraco, nao notei grande diferença. Vou devolver a antena á Vobis e vou experimentar uma de 10dBi que tem na *****...
 
Última edição:
uma antena de 10 dBi dá um grande incremento.. experimenta e posta os resultados

Basta uma de 6dBi, o valor de diferença nao compensa ;)

Por cada 6dBi's o range duplica, para isso mais valia comprar uma de 12dBi, mas depois ai poderia arriscar-se a ultrapassar os limites previstos por lei quanto a radiação.

Cumprimentos
 
com uma natena de 10dBi vais ter algo entre 4 a 5 x a cobertura que tinhas anteriormente (4,6729 x o alcance anterior ) e não é por ai que estás a cometer uma ilegalidade, pois estás a usar um router doméstico e apenas uma antena melhor. Não estás a usar amplificadores.. contudo caso pretendesss ir por ai.. uma licença de rádio amador voltaria a pôr-te legal ;).
 
As varias antenas que testei nao me resolveram o problema, arranjei uma solução com um router que tinha parado (Asus Wl-500gP) em que o coloquei num ponto estratégico da casa e funcionou, apesar de nao estar completamente satisfeito, deu para o gasto.
Agora vou testar o Wireless Expander da Linksys, vamos ver como corre.
Depois dou novidades.
 
As varias antenas que testei nao me resolveram o problema, arranjei uma solução com um router que tinha parado (Asus Wl-500gP) em que o coloquei num ponto estratégico da casa e funcionou, apesar de nao estar completamente satisfeito, deu para o gasto.
Agora vou testar o Wireless Expander da Linksys, vamos ver como corre.
Depois dou novidades.

Boas,

dá para configurar o Asus Wl-500gP como router e o da linksys como repetidor? tava numa de comprar, mas nao sei se são compativeis... podes-me dizer?

Cumps
 
com uma natena de 10dBi vais ter algo entre 4 a 5 x a cobertura que tinhas anteriormente (4,6729 x o alcance anterior ) e não é por ai que estás a cometer uma ilegalidade, pois estás a usar um router doméstico e apenas uma antena melhor. Não estás a usar amplificadores.. contudo caso pretendesss ir por ai.. uma licença de rádio amador voltaria a pôr-te legal ;).

offtopic:
Primeiro, a "cobertura" depende se o cobertor é grande ou não... se for 10 bezes maior, podes ter 10x mais cobertura...

ontopic:

nos equipamentos que utilizamos para wifi, não se pode ultrapassar os 100 mW p.i.r.e..
Portanto se o aparelho tem 50mw e lhe colocas uma antena com 10db, vais ultrapassar o limite legal.


Podes utilizar um amplificador desde que a tal potencia aparente irradiada não ultrapasse os 100 mW p.i.r.e..


Uma licença de radio amador não te permite ficar acima da lei.
E apesar de existirem varias classes de licença de radio amador, nenhuma delas de permite utilizar a rede WiFi com potencia acima dos tais 100 mW p.i.r.e..

No site da anacom está a tabela nacional de frequencias e potencias (não me apetece ir procurar).

EDIT:
afinal fui procurar...
Pagina 186
http://www.anacom.pt/streaming/qnaf2008_v1.pdf?contentId=955204&field=ATTACHED_FILE
 
Última edição:
Back
Topo