1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como faço "ipconfig" no Ubuntu??

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por van_Zeller, 1 de Abril de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 10326)

1. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Boas pessoal,

Em minha casa tenho uma pequena lan à volta de um router wireless. Para poder usar o eMule sem ter lowID de vez em quando tenho que ver qual é o meu IP interno para fazer port forwarding na página do router.

Isto no XP faz-se assim:
    Start > cmd > ipconfig > aparece um ip tipo 192.168.1.*** (e é estes 3 ultimos digitos que eu preciso!)

A minha pergunta é: qual é a operação equivalente no Ubuntu?

Agradeço ajuda, um abraço a todos

2. Morais

Morais Power Member

Basta ires ao Network manager, tens lá a informação toda sobre os IPs.

E, em principio, o IP será o mesmo, é o teu router que o define, não o Ubuntu.

3. QuickFire

QuickFire What is folding?

No Ubuntu podes fazer na Console ifconfig

4. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Excelente, era mesmo isto que estava à procura, obrigado!

Já agora, alguém sabe porque é que apesar de ter "High ID" no aMule, ele me está a dizer que o KAD está "firewalled"?

5. [knap]

[knap] Power Member

A mim acontece-me o mesmo, deve ser um bug ou qualquer coisa do género porque tenho tudo bem configurado.

6. cerbero

cerbero Power Member

Desculpem o off-topic. Eu tenho uma maquina com o ubuntu e o ifconfig funciona 5 ****. Tenho outra com o openSuse e qd vou ao terminal ele não conhece o comando "ifconfig"

7. QuickFire

QuickFire What is folding?

Não sei como funciona o openSuSE mas tenta ver se no YaST tem algum pacote com o ifconfig para instalar :)

8. luxitan

luxitan Power Member

experimenta /sbin/ifconfig
    Provavelmente o ifconfig não está no PATH do teu user.

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Há que habitar a ler os stickys...

10. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Utilizadores sem permissões de root não conseguem aceder ao ifconfig no OpenSuSE. Nem a uns outros comandos úteis a power users.

11. damisoft

damisoft Power Member

para sabermos o IP externo, o IP que o modem/router usa para se ligar ao exterior, podemos ir apenas AQUI

12. xupetas

xupetas Banido

qual é a mula q tas a usar? amule?

faz isto na consola pra veres o q o amule ta a abrir em termos de conectividade:

netstat -lnptu | grep '/amule *$'

Deverás ter um output semelhante a este:

tcp 0 0 127.0.0.1:4712 0.0.0.0:* LISTEN 30514/amule
    tcp 0 0 0.0.0.0:7000 0.0.0.0:* LISTEN 30514/amule
    udp 112972 0 0.0.0.0:7000 0.0.0.0:* 30514/amule
    udp 0 0 0.0.0.0:7003 0.0.0.0:* 30514/amule

Nota que as minhas portas da mula são a 7000 (tcp e udp), o restante 4712 e 7003 é KAD. E não... não consegues martelar isto. Tens que usar as portas que ele te definir (para o KAD).

13. [knap]

[knap] Power Member

Sim, é o aMule que estou a usar.
    O KAD está a usar a porta 4675, obrigado pela explicação, já está tudo a funcionar correctamente.

Partilhar esta Página