Como faço para ligar 2 discos rígidos em simultaneo

Ui, acho que não é nada disso que tu queres...

Existem 2 tipos de RAID para utilizar com 2 discos:

RAID 0: onde se usa 2 discos simultaneamente como se fosse 1... Isto origina uma maior rapidez porque a informação é gravada e lida ora num disco, ora no outro, dividindo a carga de trabalho por cada um.
Problemas: se um dos discos tiver um problema, não consegues salvar nada do outro, são necessários discos iguais...
Conclusão: Tens 2 discos de 80Gb por exemplo e o teu espaço disponivel é de 160Gb como se de 1 disco de 160Gb se trata-se.

RAID 1: usa-se normalmente em máquinas onde a informação é de extrema importancia. O sistema raid 1 faz uso de 2 discos sendo que o 2º disco é uma cópia perfeita do 1º para caso um dos discos avarie, a informação continue em segurança no outro disco que sobrou.
Problemas: Desperdicio de espaço...
Conclusão: Tens 2 discos de 80Gb por exemplo e o teu espaço disponivel é de apenas 80Gb.

Depois desta pequena explicação, o que queres fazer?
 
Sem querer dar grandes certezas, mas sim, de preferência devem ser iguais, tanto em espaço como marca como versão de fabrico.

É possivel que dê para funcionar não sendo iguais, mas as garantias de compatibilidade são muito poucas...
 
Se são de diferente marca, peca logo por ai e penso que RAID 0 é coisa que não devias fazer com 2 discos diferentes... Só te vai dar dores de cabeça e o mais certo é desligares o PC num dia e no dia a seguir, deixou tudo de funcionar (se é que chega a funcionar)

Outra coisa, não sei se a tua board por si própria suporta RAID. Tens alguma controladora RAID?
 
não sei porquê, mas acho que ficarias melhor servido só com a instalação do disco sem raid assim ficavas com dois discos independentes. Se um fosse à vida ficavas sempre com a informação do outro.
 
não sei porquê, mas acho que ficarias melhor servido só com a instalação do disco sem raid assim ficavas com dois discos independentes. Se um fosse à vida ficavas sempre com a informação do outro.

Pois.MAs eu ligo-o o outro disco rigido e o pc continua a nao reconhecer. Nao sei qual é o problema
 
a maxtor e a segate sao "a mesma impresa"... os discos sao iguais... ora acho importante fazer aki um ponto de balanço,,, ja tinhas um disco certo? e nesse disco tinhas o SO certo? e queres adicionar outro mas sem perder esse OS/dados... sera isso?


btw: nao es por acaso amigo do nukx (aka nuno) pois nao ? :007:


[ ]
 
a maxtor e a segate sao "a mesma impresa"... os discos sao iguais... ora acho importante fazer aki um ponto de balanço,,, ja tinhas um disco certo? e nesse disco tinhas o SO certo? e queres adicionar outro mas sem perder esse OS/dados... sera isso?


btw: nao es por acaso amigo do nukx (aka nuno) pois nao ? :007:


[ ]

É mesmo isso que eu quero!!
Podes ajudar?

P.S. Por acaso sou!:P
 
Verifica a cablagem. Não percebi bem (li à pressa), mas se não tiveres dados no novo disco verifica-o no FDISK (disquete de arranque do Windows 98). Se lá estiver formata-o no MS-DOS (ainda com a disquete).

Cumpz :)
 
Verifica a cablagem. Não percebi bem (li à pressa), mas se não tiveres dados no novo disco verifica-o no FDISK (disquete de arranque do Windows 98). Se lá estiver formata-o no MS-DOS (ainda com a disquete).

Cumpz :)

Nao tenho a disquete de arraque do Windows 98.

O outro disco tambem tem um SO porque eu retirei-o de um computador que já nao era usado.
 
Uma disquete arranjas facilmente... Sendo assim, não estou a ver mais nada... Mas assério, tenta arranjar uma... Ás vezes dá cá um jeitão...
 
xi meu deus k confuzao k aki vai :D e assim para fazer raid vais perder a informaçao dos dois discos, tens k formatar criar uma so partiçao em cada e depois com o utilitario de raid querias o volume de raid... mas sem unidade de disket vai ser um pouco mais dificil....
 
Para RAID0 tens de começar do zero (bad pun...). A informação é contruida do nada e não pode ser feito com dados existentes. Tens de primeiro fazer um backup, depois criar o RAID e depois restaurar com o RAID já criado. Podes ter um board/controlador XPTO que o faça com dados já existentes, mas nunca vi nenhum assim.

RAID1 pode ser feito com coisas já existentes, pq o 2º HD é apenas uma cópia do 1º. Implica apenas que vais ficar um bocado a olhar para o PC enquanto ele copia o HD 1 para o HD 2. IMHO, waste of time. Dependendo do controlador podes demorar muuuuito tempo a fazer tal operação. Sempre me safei melhor com backup/criar RAID/restore.

Btw, fica a menção que (para o caso de não saberes) em RAID0 a falha de um dos membros (HD's) do RAID0 destroi todo o RAID. Ie, se perderes um HD não perdes o conteudo dele, perdes o conteudo dos dois. Existem métodos para recuperar ditos dados, mas nem queiras saber o $$$ :)

IMHO, RAID só vale a pena se for 1+0 (quatro drives) pq tens fault tolerance com aumento de performance. RAID1 sózinho só mesmo para teres um "backup" realtime e RAID0 só mesmo se precisares da performance e puderes dar-te ao luxo de perder tudo sem problemas.
 
A unica coisa que eu queria era ligar o outro disco rigido sem perder nenhuma informaçao, mas o problema é que depois de ligar os cabos o computador continua sem reconhecer o disco rigido. È isso que nao percebo
 
A unica coisa que eu queria era ligar o outro disco rigido sem perder nenhuma informaçao, mas o problema é que depois de ligar os cabos o computador continua sem reconhecer o disco rigido. È isso que nao percebo

1º Desligas o disco com o Windows;

2º Vais tentando várias coisas com o outro até que seja detectado pela BIOS.
 
Back
Topo