Como fazem para trabalhar com grandes formatos?

3dhouse

Power Member
A maior parte de vocês já passou por isto, como trabalhar com ficheiros para imprimir com resoluções de 3m por 2m? Usam alguma configuração específica do Photoshop? Usam resoluções mais baixas para depois ficarem adaptadas ao tamanho real?
 
Sim trabalhas com uma medida proporsional mais pequenas ... Convem é teres as imagens todas com pelo menos 300 dpis... Depois na hora de finalizar podes por o teu documento para as medidas reais...
 
É isso mesmo...por acaso eu como até tenho uma máquina mais ou menos costumo trabalhar logo em tamanho real. Mas atenção, no photoshop isso não funciona assim. Se tu diminuires a imagem ela vai perder resolução porque é feito um novo render e depois se a aumentares mais tarde ela vai perder qualidade visivelmente.

Eu costumo fazer tudo o que for imagem bitmap com a máxima resolução possível no PS. Depois importo para o Illustrator onde faço sempre o trabalho de tipografia porque não gosto de trabalhar com tipografia no PS. Trabalhar a tipografia em Illustrator tem duas vantagens, passa a ser vectorial e é muito mais leve para o sistema comparando com trabalho tipográfico no PS. Obviamente que o ideal é teres as imagens que usas no grande formato com 300DPIs, mas se tal não for possível, com 150 ainda te safas tambem.

Cumps,
michael c
 
Para uma imagem com esse formato tens várias opções e basicamente depende de quem vai imprimir e como vai faze-lo. Se for um ficheiro vectorial podes por a qualquer medida porporcional porque não vai sofrer caso seja esticada ou encolhida. Se for fotografia tens de ter outros cuidados. Nao podes esperar grandes ampliaçoes de uma foto com baixa resolução.Também vais estar dependente da máquina que vai fazer a impressão. Se usarem um bom software de ripagem consegues um produto final bom com uma imagem a metade ou 1/4 do tamanho original.

Exemplo: Fiz uns posters (fotorafias) para o interior de uma loja com 95cm de largura por 200cm de altura. Enviei o trabalho a 1/4 do tamanho original a 300DPI e a impressão final ficou excelente. Já uns tapumes para o exterior de uma loja (também com fotografia) com 2 metros de altura por 10m de comprimento (medidas do maior) foram-me exigidos ficheiros com dimensão real a 300DPI. Ficaram excelentes e com uma definição incrível. A única desvantagem foi o peso dos ficheiros, o maior pesava 3,7GB mas nada que assuste um bom computador.
O que te aconselho a fazer é perguntar a empresa que vai fazer a impressão qual o formato ideal para receberem o trabalho. No meu caso, empresas diferentes pediram formatos diferentes e ambas fizeram um bom trabalho de impresão.
 
Boas agora fiquei com uma duvida...

Tenho uma pub com 50cm por 50cm com 300dpis.... Uso o photoshop para lhe por uns efeitos e tal... So que tamanho real da pub é 2m por 2m.... A minha pergunta é o seguinte se eu aumentar no photoshop para os 2m por 2m vou perder assim tanta qualidade que o trabalho vai ficar mal?? Qual seria a melhor solucao nest caso??

Cumps
 
O problema foram as fotografias, meti a metade da resolução em que ia ser impresso. Mas mesmo assim o ficheiro estava pesadito. Mas ficou bastante bem, sem perda de qualidade!
 
Boas agora fiquei com uma duvida...

Tenho uma pub com 50cm por 50cm com 300dpis.... Uso o photoshop para lhe por uns efeitos e tal... So que tamanho real da pub é 2m por 2m.... A minha pergunta é o seguinte se eu aumentar no photoshop para os 2m por 2m vou perder assim tanta qualidade que o trabalho vai ficar mal?? Qual seria a melhor solucao nest caso??

Cumps

Há empresas que investem em software que faz interpolação da imagem e que permite que esta seja aumentada sem grande perda de qualidade. O ideal é mesmo falares 1º com alguém da empresa que vai imprimir para estares a par do processo. As impressões em grande formato não diferem das impressões em pequeno formato no que respeita a processos. É exactamente o mesmo que teres uma imagem A4 e quereres imprimir em A3. Se aumentares no photoshop a imagem vai perder definição. Se entregas uma imagem a 1/4 do tamanho original corres o mesmo risco.
 
Em relação às fotografias, se tiveres acesso ao RAW, há programas que te permitem extrair mais resolução logo na conversão. Penso que seja das formas mais eficazes de aumentar o tamanho de uma fotografia. E segundo o que me disseram, consegues pelo menos o dobro da resolução sem nenhuma perda visível.
Ou seja, tendo um RAW a 10Mp, consegues extrair fotos a 20Mp. O próprio ACR/LR tem essa opção.
 
Back
Topo