Como fazer aparecer apenas os 5 ultimos ?

joaopj

Power Member
Olá,
eu tenho um file que vai buscar conteúdo a uma base de dados, e exprime-o.
O código abaixo mostra tudo o que tem na tabela "posts", e eu queria saber o que devo fazer para aparecer apenas os ultimos 5 posts ordenados para começar pelo ultimo a ser postado até ao mais antigo.

Aqui está o file:
PHP:
<?php
$file = $SERVER["DOCUMENT_ROOT"]."includes/blog.db";
$db = new SQLiteDatabase($file) or die("Não foi possivel abrir a base de dados");
$query = "SELECT * FROM posts";
$result = $db->query($query) or die("Erro na query");

if ($result->numRows() > 0) {
    while($row = $result->fetch()) {
        print '<div class="item"><h4><a href="?p=blog&amp;post='.$row[0].'">'.$row[1].'</a></h4><p>'.$row[2].'</p><p style="font-size:80%">'.$row[3].'</p></div><br class="c1" />';
    }
}
unset($db);
?>

Obrigado
 
Última edição:
Boaz, não sou um PHP expert mas penso que com qualquer coisa neste estilo safaste



PHP:
$query=("SELECT * FROM posts ORDER BY variavel_com_autoincrement");

Para pores os 5 Primeiros é qualquer coisa como usares um FOR com um contador lá dentro ( $J)


PHP:
$j=0;
if ($result->numRows() > 0) {
    while($row = $result->fetch()) {

for ($i=1; $i<=5; $i++)
{
  

        print '<div class="item"><h4><a href="?p=blog&amp;post='.$row[0].'">'.$row[1].'</a></h4><p>'.$row[2].'</p><p style="font-size:80%">'.$row[3].'</p></div><br class="c1" />';
$j=$j+1

if ($j==5)
  {
 //PRECISA DE SER COMPLETO
  }
  }  }
}

Sinceramente não faço a minima do que colocar ali no comment para saltar o For...

Espero que valha de algo
 
Muito obrigado :D
Está quase tudo pronto...
É pena que não vou ter tempo para testar agora porque tenho escola daqui a 53 minutos mas mais tarde vou testar e se tiver mais dúvidas pergunto...
Obrigado.
 
aconselhava te a leres um pouco de sql ,vais ver essas duvidas todas ultrapassadas ,

To limit the amount of data returned

Select the last five registered users

SELECT * FROM users ORDER BY
registration_date DESC LIMIT 5;
 
Eu li um bocado de artigos relacionados a SQL, incluindo toda a introdução que está no site das W3C Schools... Isso ajudou-me bastante... Mas secalhar aquela parte escapou-me...

Consegui acabar tudo !! :D
Aqui está o meu blog: http://joaojeronimo.freehostia.com/?p=blog

Obrigado a todos vocês :)
Se não fosse a techzone há várias coisas lá que não teriam sido feitas...
 
Back
Topo