Como fazer "aquela" fotografia?

Joao Tiago

I quit My Job for Folding
Visto que existem sempre aquelas fotos que vemos e não sabemos como as fazer, decidi criar este tópico para que se possa expor aqui as dúvidas e aprender sempre mais umas coisas novas. Há sempre aquele user que já fez esse tipo de foto e nos pode ajudar.

Este tópico vem também no seguimento de uma foto que o Rui Marto usou para o passatempo de fotografia aqui do fórum.A foto é esta:

200825qx1.jpg

[Foto de Rui Marto]

Bah, vamos lá aprender novas coisas... :D
 
isso ainda n foi explicado???

exposiçao longa e flash a disparar nesses 3 momentos... (no caso dessa foto)
penso eu que é assim que foi feito.
 
isso ainda n foi explicado???

exposiçao longa e flash a disparar nesses 3 momentos... (no caso dessa foto)
penso eu que é assim que foi feito.

Eu também desconfio que tenha sido assim, mas o mestre da foto, é sempre o mestre... E pode-se aproveitar o tópico para futuras dúvidas.

Eu vou aproveitar bem, assim vou aprendendo umas coisas. :D
 
A foto no conceito é simples:
- Fundo
- Modelo
- Longa exposição
- N poses
- N flashadas
- Ausência total de luz (além da do flash)
- Aberturas pequenas dentro do possível (para ajudar a não entrar luz)

Agora, cenas mais especificas:
- Usar barn-doors (ou um cartão) de lado do flash, para a luz não atingir o fundo.
- Colocar o flash em posição lateral, com difusor.
- Regular o flash para a potência mais alta possível, mas de forma a que com uma carga ele consiga dar o número necessário de flashadas.
- Ter uma forma de disparar o flash de forma remota, visto que a máquina não o faz disparar 3 vezes. Neste caso usei aqueles emissores wireless de Hong Kong. Tenho o comando na mão e carreguei 3 vezes no botão de disparar o flash.

No caso de a foto ser a vocês próprios, têm que usar o timer da máquina e focagem manual.
A ausência total de luz, é para quando o flash está apagado, a máquina não captar nada. Assim só fica mesmo as N poses e focadas, sem aqueles arrastos típicos de longas exposições.
 
Fantástico. Bela explicação. Agora deixaste-me com o bichinho de um flash externo... :D

Já tinha usado vários flashes, mas este excedeu as minhas expectativas. Um bom flash actual faz muita diferença. Talvez o acessório com que estou mais satisfeito.

n deveria ser a menor possivel para evitar excesso de iluminação?

Não. Como usas uma abertura pequena, para ajudar a cortar a luz ambiente, tens que aumentar a potência para não ficar subexposta. De resto, com barn-doors ou snoot, o flash só ilumina aquilo a que está apontado, por isso não há risco de spill para o fundo.
 
Última edição:
Já tinha usado vários flashes, mas este excedeu as minhas expectativas. Um bom flash actual faz muita diferença. Talvez o acessório com que estou mais satisfeito.



Não. Como usas uma abertura pequena, para ajudar a cortar a luz ambiente, tens que aumentar a potência para não ficar subexposta. De resto, com barn-doors ou snoot, o flash só ilumina aquilo a que está apontado, por isso não há risco de spill para o fundo.

Estou a precisar de uma macro e uma tele. Depois vou ver se arranjo um bom flash. Ainda tenho tanto para comprar para o meu kit fotográfico... :tareon:
 
Não. Como usas uma abertura pequena, para ajudar a cortar a luz ambiente, tens que aumentar a potência para não ficar subexposta. De resto, com barn-doors ou snoot, o flash só ilumina aquilo a que está apontado, por isso não há risco de spill para o fundo.

dwd que raio é isso?
eu só "faço" fotojornalismo
esses termos são totalmente abstractos

e tamos a falar de aberturas quão pequenas? >f/20?
 
dwd que raio é isso?
eu só "faço" fotojornalismo
esses termos são totalmente abstractos

e tamos a falar de aberturas quão pequenas? >f/20?

Snoot e barn-doors são cenas que metes no flash, para a luz ficar direccionada.

images
e
images


Eu limitei-me a colar um bocado de cartão do lado do fundo, mas serviu para o efeito.

Aberturas pequenas, é o que for preciso para conseguires (ignorando a luz do flash) que uma foto com 3s de exposição fique preta. Claro que se usares uma abertura de F22, depois o flash não tem potência suficiente. Daí a foto ser tirada numa sala sem luz, onde a foto sai sempre preta.
Neste caso usei F7.1.
 
a minha duvida é que mm afunilando a luz do flash ela rebata na parede atras de ti, pq pelo que ja foi dito por aqui esses flashes iluminam um pavilhao de futebol 7
 
a minha duvida é que mm afunilando a luz do flash ela rebata na parede atras de ti, pq pelo que ja foi dito por aqui esses flashes iluminam um pavilhao de futebol 7


Ui.... lolol Epah, este até já iluminou a minha rua de uma ponta à outra (+200m), mas não nestas condições.

Neste caso a exposição ficou certa a uns 2m de mim, com a potência a 1/4, F7.1 e ISO100 (de notar que a velocidade é irrelevante para um flash).
 
a minha duvida é que mm afunilando a luz do flash ela rebata na parede atras de ti, pq pelo que ja foi dito por aqui esses flashes iluminam um pavilhao de futebol 7
Pelo que percebi e pelo que vejo na foto o flash não estava apontado no sentido da parede do fundo, estava parelelo a essa parede ou ligeiramente inclinado para a parede oposta. Portanto ainda que a luz acabe por ir bater na parede do fundo, quando lá chegar já tinha reflectido em muitos objectos e perdia "força".
Ainda assim, com a distância certa entre o objecto e o fundo, com o flash o mais próximo possível do objecto e um difusor podias conseguir um fundo preto pelos mesmos motivos. Não porque a luz tinha reflectido em vários objectos mas porque neste caso o difusor já lhe cortava potência e o facto de teres o flash perto do objecto ia fazer com que precisasses ainda de menos potência.
 
Exacto. E com essa potência mais reduzida, o flash perde alcance. Tem a ver com o guide/potência do flash, a distância e o F da máquina:

Guide Number = Distância * Abertura (para ISO100)

Por exemplo, um 430EX com guide number de 43m, com uma abertura de F8, expõe correctamente um objecto a 5.375m. Para trás disso é sempre a decair e se o fundo estiver com 3 ou 4 stops de diferença, fica completamente preto.

Não tenho a certeza, mas:

43 = 5.375m * F8

Então para 4 stops a menos:

43 = 15.357m * F2.8 (2.8 são menos 4 stops que F8)

O que significa que para o fundo ter exactamente menos 4 stops que o "objecto", tem que estar, sensivelmente 10m para trás. Isto supondo que o flash está directamente apontado ao fundo e em full power.
Desta forma, até mesmo que o fundo fosse branco, acabaria por ficar preto puro.

PS: A distância é sempre do flash ao "objecto", a posição da máquina é irrelevante.
 
Última edição:
:lol:

Não pensem também que eu me meto a fazer contas e medir distâncias no estúdio. Faço uma rajada de F4 a F11 e paro onde achar que está bom. Ou então uso um fotómetro de luz incidente e sai logo bem à primeira.
 
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