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Como fazer "aquela" fotografia?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Joao Tiago, 2 de Outubro de 2008. (Respostas: 29; Visualizações: 2256)

  1. Joao Tiago

    Joao Tiago I quit My Job for Folding

    Visto que existem sempre aquelas fotos que vemos e não sabemos como as fazer, decidi criar este tópico para que se possa expor aqui as dúvidas e aprender sempre mais umas coisas novas. Há sempre aquele user que já fez esse tipo de foto e nos pode ajudar.

    Este tópico vem também no seguimento de uma foto que o Rui Marto usou para o passatempo de fotografia aqui do fórum.A foto é esta:

    [​IMG]
    [Foto de Rui Marto]

    Bah, vamos lá aprender novas coisas... :D
     
  2. kadeR

    kadeR I quit My Job for Folding

    isso ainda n foi explicado???

    exposiçao longa e flash a disparar nesses 3 momentos... (no caso dessa foto)
    penso eu que é assim que foi feito.
     
  3. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    e n poderia ficar na thread que ja existe sobre mood manuais?
     
  4. Joao Tiago

    Joao Tiago I quit My Job for Folding

    Eu também desconfio que tenha sido assim, mas o mestre da foto, é sempre o mestre... E pode-se aproveitar o tópico para futuras dúvidas.

    Eu vou aproveitar bem, assim vou aprendendo umas coisas. :D
     
  5. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    A foto no conceito é simples:
    - Fundo
    - Modelo
    - Longa exposição
    - N poses
    - N flashadas
    - Ausência total de luz (além da do flash)
    - Aberturas pequenas dentro do possível (para ajudar a não entrar luz)

    Agora, cenas mais especificas:
    - Usar barn-doors (ou um cartão) de lado do flash, para a luz não atingir o fundo.
    - Colocar o flash em posição lateral, com difusor.
    - Regular o flash para a potência mais alta possível, mas de forma a que com uma carga ele consiga dar o número necessário de flashadas.
    - Ter uma forma de disparar o flash de forma remota, visto que a máquina não o faz disparar 3 vezes. Neste caso usei aqueles emissores wireless de Hong Kong. Tenho o comando na mão e carreguei 3 vezes no botão de disparar o flash.

    No caso de a foto ser a vocês próprios, têm que usar o timer da máquina e focagem manual.
    A ausência total de luz, é para quando o flash está apagado, a máquina não captar nada. Assim só fica mesmo as N poses e focadas, sem aqueles arrastos típicos de longas exposições.
     
  6. Joao Tiago

    Joao Tiago I quit My Job for Folding

    Fantástico. Bela explicação. Agora deixaste-me com o bichinho de um flash externo... :D
     
  7. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    n deveria ser a menor possivel para evitar excesso de iluminação?
     
  8. Joao Tiago

    Joao Tiago I quit My Job for Folding

    Mas como é de flash, tem de apanhar toda a luz. Se fosse de luz contínua é que teria de ser com aberturas menores. Ou estou errado?
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Já tinha usado vários flashes, mas este excedeu as minhas expectativas. Um bom flash actual faz muita diferença. Talvez o acessório com que estou mais satisfeito.

    Não. Como usas uma abertura pequena, para ajudar a cortar a luz ambiente, tens que aumentar a potência para não ficar subexposta. De resto, com barn-doors ou snoot, o flash só ilumina aquilo a que está apontado, por isso não há risco de spill para o fundo.
     
    Última edição: 2 de Outubro de 2008
  10. Joao Tiago

    Joao Tiago I quit My Job for Folding

    Estou a precisar de uma macro e uma tele. Depois vou ver se arranjo um bom flash. Ainda tenho tanto para comprar para o meu kit fotográfico... :tareon:
     
  11. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    dwd que raio é isso?
    eu só "faço" fotojornalismo
    esses termos são totalmente abstractos

    e tamos a falar de aberturas quão pequenas? >f/20?
     
  12. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Snoot e barn-doors são cenas que metes no flash, para a luz ficar direccionada.

    [​IMG] e [​IMG]

    Eu limitei-me a colar um bocado de cartão do lado do fundo, mas serviu para o efeito.

    Aberturas pequenas, é o que for preciso para conseguires (ignorando a luz do flash) que uma foto com 3s de exposição fique preta. Claro que se usares uma abertura de F22, depois o flash não tem potência suficiente. Daí a foto ser tirada numa sala sem luz, onde a foto sai sempre preta.
    Neste caso usei F7.1.
     
  13. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    a minha duvida é que mm afunilando a luz do flash ela rebata na parede atras de ti, pq pelo que ja foi dito por aqui esses flashes iluminam um pavilhao de futebol 7
     
  14. Rui Marto

    Rui Marto Power Member


    Ui.... lolol Epah, este até já iluminou a minha rua de uma ponta à outra (+200m), mas não nestas condições.

    Neste caso a exposição ficou certa a uns 2m de mim, com a potência a 1/4, F7.1 e ISO100 (de notar que a velocidade é irrelevante para um flash).
     
  15. OldMan

    OldMan Power Member

    Pelo que percebi e pelo que vejo na foto o flash não estava apontado no sentido da parede do fundo, estava parelelo a essa parede ou ligeiramente inclinado para a parede oposta. Portanto ainda que a luz acabe por ir bater na parede do fundo, quando lá chegar já tinha reflectido em muitos objectos e perdia "força".
    Ainda assim, com a distância certa entre o objecto e o fundo, com o flash o mais próximo possível do objecto e um difusor podias conseguir um fundo preto pelos mesmos motivos. Não porque a luz tinha reflectido em vários objectos mas porque neste caso o difusor já lhe cortava potência e o facto de teres o flash perto do objecto ia fazer com que precisasses ainda de menos potência.
     
  16. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Exacto. E com essa potência mais reduzida, o flash perde alcance. Tem a ver com o guide/potência do flash, a distância e o F da máquina:

    Guide Number = Distância * Abertura (para ISO100)

    Por exemplo, um 430EX com guide number de 43m, com uma abertura de F8, expõe correctamente um objecto a 5.375m. Para trás disso é sempre a decair e se o fundo estiver com 3 ou 4 stops de diferença, fica completamente preto.

    Não tenho a certeza, mas:

    43 = 5.375m * F8

    Então para 4 stops a menos:

    43 = 15.357m * F2.8 (2.8 são menos 4 stops que F8)

    O que significa que para o fundo ter exactamente menos 4 stops que o "objecto", tem que estar, sensivelmente 10m para trás. Isto supondo que o flash está directamente apontado ao fundo e em full power.
    Desta forma, até mesmo que o fundo fosse branco, acabaria por ficar preto puro.

    PS: A distância é sempre do flash ao "objecto", a posição da máquina é irrelevante.
     
    Última edição: 3 de Outubro de 2008
  17. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    [​IMG]

    amanha leio isso tudo outra vez a ver se percebo
     
  18. OldMan

    OldMan Power Member

    LOL eu passo a parte das contas à frente e percebo pelo resto. Desde que percebas de qualquer das maneiras...
     
  19. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    :lol:

    Não pensem também que eu me meto a fazer contas e medir distâncias no estúdio. Faço uma rajada de F4 a F11 e paro onde achar que está bom. Ou então uso um fotómetro de luz incidente e sai logo bem à primeira.
     
  20. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    n percebi nd :(
    Rui obrigado por arruinares o meu gosto por estudio :014:
     

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