Como fazer as ligações

pafp

Power Member
Boas pessoal,

Preciso da vossa ajuda pf para o seguinte:
Tenho o router meo fibergateway ligado porta lan 4 ao archer c6 porta wan a fazer de bridge, comprei outro archer c6 para fazer de acess point para o andar de cima.
Como faço a ligação entre os dois archer c6?
No fibergateway - 192.168.1.254 - DHCP desligado
archer c6 - 192.168.1.72 - DHCP Ligado
No outro archer que ip vou dar?
 
Desligas o DHCP no novo Archer e ligas os dois através das portas LAN. Assim ficam todos com na mesma rede e a comunicar entre si, sendo que o primeiro Archer é que gere a rede.
 
@pafp Não faria sentido uma numeração mais 'organizada'?

Por exemplo, o Fibergateway podia manter o .254, mas o primeiro router archer ter .1 e o segundo switch/ap archer ter o .2, assim, por exemplo:
  • Router Archer - 192.168.1.1
  • Switch/AP Archer - 192.168.1.2
  • (Reservado para IPs fixos) - 192.168.1.3-9
  • DHCP - 192.168.1.10-253
  • Fibergateway - 192.168.1.254
Só uma ideia. Reservo sempre IPs (no DHCP) para devices que precisem de IP fixo. Por exemplo neste momento tenho tipo 1-9 para fixos de equipamento de rede, 10-99 para fixos sem ser equipamento de rede (impressoras, etc) e o DHCP a partir dos 100.
 
@pafp Não faria sentido uma numeração mais 'organizada'?

Por exemplo, o Fibergateway podia manter o .254, mas o primeiro router archer ter .1 e o segundo switch/ap archer ter o .2, assim, por exemplo:
  • Router Archer - 192.168.1.1
  • Switch/AP Archer - 192.168.1.2
  • (Reservado para IPs fixos) - 192.168.1.3-9
  • DHCP - 192.168.1.10-253
  • Fibergateway - 192.168.1.254
Só uma ideia. Reservo sempre IPs (no DHCP) para devices que precisem de IP fixo. Por exemplo neste momento tenho tipo 1-9 para fixos de equipamento de rede, 10-99 para fixos sem ser equipamento de rede (impressoras, etc) e o DHCP a partir dos 100.

Ele menciona que o tem o FGW em modo bridge, ou seja, o Archer atual recebe um IP público e não está na mesma LAN do FGW.
Assim deve colocar:
Archer C6 atual: 192.168.1.1 (DHCP ligado a atribuir IP a partir do 192.168.1.9)
Archer C6 novo: 192.168.1.2 (DHCP desligado)
FGW não entra nas contas, porque está em modo bridge. Deverá ter o DHCP ligado para atribuir IP à Box Meo.
 
Última edição:
@farinha82 sim, tens razão no facto de o FGW não precisar (e até é conveniente) de ter um IP fora da rede do router Archer (no meu caso o gateway da operadora em modo bridge tem 192.168.0.1, e depois a minha rede tem 192.168.1.x).

Agora no segundo Archer que é para actuar como switch/AP não deve ter o DHCP server activo - a atribuição dos endereços tem que ser num sítio, a não ser que se divida a gama pelos DHCP, caso contrário imagino que irá ter colisões de IPs. Se o Archer suportar modo AP é activar. No segundo router quanto muito tem que ter o modo 'DHCP relay' activo, e ligar ao outro router numa porta que não a WAN etc.

Genericamente é isto, agora é ver de que forma se configuram estes modos nos routers propriamente.
 
@farinha82 sim, tens razão no facto de o FGW não precisar (e até é conveniente) de ter um IP fora da rede do router Archer (no meu caso o gateway da operadora em modo bridge tem 192.168.0.1, e depois a minha rede tem 192.168.1.x).

Agora no segundo Archer que é para actuar como switch/AP não deve ter o DHCP server activo - a atribuição dos endereços tem que ser num sítio, a não ser que se divida a gama pelos DHCP, caso contrário imagino que irá ter colisões de IPs. Se o Archer suportar modo AP é activar. No segundo router quanto muito tem que ter o modo 'DHCP relay' activo, e ligar ao outro router numa porta que não a WAN etc.

Genericamente é isto, agora é ver de que forma se configuram estes modos nos routers propriamente.

Tens toda a razão, queria escrever desligado. Já retifiquei.
 
Vamos ver se me explico bem.

Router meo - 192.168.1.254 DHCP desligado
Router atual em bridge - 192.168.1.1, este onde diz internet está com ip dinamico da-me um endereço ip a começar por 176 e termina em 22 o gateway tem endereço ip a começar por 176 e termina em 1, em LAN está 192.168.1.1 e esta ativo o DHCP com lote de endereços 192.168.1.100 a 192.168.1.249
Router novo - 192.168.1.2 em modo acess point, onde diz lan esta com ip 192.168.1.2 e gateway 192.168.1.1 e DHCP desligado.
Router atual ligado a porta 4 do router meo e o router novo ligado da porta lan a porta lan do router atual.

Estou a fazer bem?
 
@papf quase lá. 😄 Acho que só te falta mudar o IP e gama do Router MEO FGW.

Mas, recapitulando:

1 - O Router MEO FGW tem que estar em modo bridge (já está, ok) para a porta LAN 4 ou, outra qualquer que se queira se permitir (no router da NOS permite, e por exemplo, eu tenho bridge na porta LAN 1). Para este exercício vamos assumir que escolhemos a porta LAN 4 para a bridge.

2 - Estando o Router MEO FGW em modo bridge ele tem que fazer parte de outra LAN diferente da que vais ter nos outros routers, ou seja, fazer parte de uma gama diferente, sugeria por exemplo a 0, e assim ficar com o IP 192.168.0.254/255.255.255.0.

2 a) - Concretamente, para fazer estes passos anteriores, para além do modo bridge:
- Desligas as redes WiFi do Router MEO FGW para não interferir com as que vais ter no novo router (Archer).
- Ajustas o IP e a gama do DHCP, como sugerido acima.
- Creio que até podes deixar o servidor DHCP ligado no Router MEO FGW, tendo a gama diferente, porque como há uma bridge, a mesma não apanha IP do DHCP do FGW mas sim do DHCP que vier da porta WAN do FGW. Deixar o DHCP do Router MEO FGW ligado e desde que se tenha uma gama diferente, parece-me uma boa ideia porque podes querer alterar alguma configuração do FGW e assim consegues ligar um PC numa das outras portas LAN, e aceder ao FGW (que estará inacessível a partir da tua nova rede, por causa da bridge).

3 - Ligar a porta LAN 4 do Router MEO FGW (porta bridge) na porta WAN do Router Archer (é assim que me vou referir ao primeiro Archer que vai actuar como router). Creio que este passo já tens, certo? Assim que ligares, e tendo feito o acima, o Router Archer deverá logo apanhar IP (externo, o tal 176.x.x.x) e Internet da MEO na porta WAN.

3 a) Acho que também já fizeste este passo, mas confirma que o Router Archer tem o DHCP ligado, e até pode ser na gama que indicaste 192.168.1.100 a 192.168.1.249 etc, e que tem IP interno 192.168.1.1 para lhe puderes aceder ao Web Admin.

4 - Ligar uma porta LAN do Router Archer a uma porta LAN (LAN, não é à porta WAN, isto é importante) do AP Archer (é assim que me vou referir ao segundo Archer que na prática será um Switch e um AP). Acho que também já tens esta parte feita, certo? Ele apanha um qualquer IP do DHCP do Router Archer, mas depois podes-lhe reservar/atribuir um IP fixo.

Nota 1 - Pessoalmente, ao invés de configurar IPs fixos em cada device, prefiro adicionar ao DHCP uma reserva/atribuição de IP fixo pelo MAC address de cada device que preciso de ter IP fixo.

Nota 2 - Podes nos dois Archers (Router e AP) configurar ambas as redes WiFi 2.4Ghz e 5Ghz com os mesmos SSIDs e passwords/autenticação para teres um efeito 'mesh'.

Mas parece-me que só te faltam os primeiros passos em cima. De qualquer forma aproveitei para clarificar tudo, pode ser que seja útil para todos.
 
2 - Estando o Router MEO FGW em modo bridge ele tem que fazer parte de outra LAN diferente da que vais ter nos outros routers, ou seja, fazer parte de uma gama diferente, sugeria por exemplo a 0, e assim ficar com o IP 192.168.0.254/255.255.255.0.
Isto não é verdade.
A partir do momento que está em modo bridge a porta 4 passa a ter um IP público e o que lá está ligado fica isolado do que está ligado nas portas 1 a 3 do FGW, e Wifi. Assim sendo as redes internas do FGW e do Archer podem ter os mesmos endereços, uma vez que não comunicam entre si. Eu tenho assim em casa por exemplo.
 
Isto não é verdade.
A partir do momento que está em modo bridge a porta 4 passa a ter um IP público e o que lá está ligado fica isolado do que está ligado nas portas 1 a 3 do FGW, e Wifi. Assim sendo as redes internas do FGW e do Archer podem ter os mesmos endereços, uma vez que não comunicam entre si. Eu tenho assim em casa por exemplo.

Sim, bem visto, tens razão - está aqui um 'peer-review' impecável. 👌 Obrigado @farinha82.

O 2 serve para ajustar o DHCP do Router MEO FGW nesse caso (já não consigo editar). Pode ser a mesma gama (da tua rede), mas, pessoalmente deixei numa gama diferente (a 0) para ajudar a distinguir as várias LANs/para evitar alguma eventual confusão/tornar mais evidente que LAN estou ligado. (Nota: no meu caso ainda tenho VLANs à mistura noutras gamas, 30, 40, etc)
 
desde já agradeço a vossa ajuda tem siso muito importante.
Acho que já está, é normal na rede 2.4 que é a que uso mais só dar ping 13 download 65.2 e upload 68.6?
Agora tenho o problema da box sofia, no sitio onde vai ficar tem que ser sem fios e não a consigo ligar.
Tenho o DHCP ligado no FGW mas a rede wifi desligada será por causa disso, tenho que ativar?
Não vai afetar os outros routers?
 
Se a Box Sofia é sem fios então tens que ligar o Wifi do FGW para esta conseguir se ligar.
É recomendável desligar o Wifi do FGW para não causar "interferência" nas outras redes, especialmente em apartamentos onde normalmente o espetro está sobrecarregado com as redes dos vizinhos. Existem apps, em Android e iOS, em que consegues ver quais os canais que estão menos sobrecarregados e configurar a tua rede Wifi para funcionar nesses canais.

Quanto à velocidade que estás a ter nos 2.4 GHz, estás a medir ao lado do router ou afastado? Para detetar algum problema o melhor será fazeres o teste mesmo ao lado do router. Se as velocidades continuarem baixas faz um teste com o computador ligado por cabo para comparar.
 
desde já agradeço a vossa ajuda tem siso muito importante.
Acho que já está, é normal na rede 2.4 que é a que uso mais só dar ping 13 download 65.2 e upload 68.6?
Agora tenho o problema da box sofia, no sitio onde vai ficar tem que ser sem fios e não a consigo ligar.
Tenho o DHCP ligado no FGW mas a rede wifi desligada será por causa disso, tenho que ativar?
Não vai afetar os outros routers?

- As redes WiFi têm que ter SSIDs diferentes, e podes ligar. (Idealmente daria para ficar desligado, mas esse setup da MEO pode obrigar a... configurações adicionais... 😄 explico melhor em baixo.)

- Não é propriamente 'interferência' mas com mais um WiFi ligado a banda fica mais congestionada. (Aceitável se tiver que ser.)

Não tenho MEO (tenho NOS), e se calhar a malta aí do MEO pode ajudar/clarificar melhor, mas de algumas coisas que tenho lido conseguias meter a Sofia num WiFi dos teus routers, envolvendo forwarding de VLANs... setup mais complexo, mas eu parece-me que o Archer C6 dá para gerir VLANs e etc... algo por aqui, talvez: https://www.tp-link.com/pt/support/faq/1546/

Optando por estender a rede e ou WiFi do FGW... tens que manter os dois níveis de rede a funcionar... nem sei se nesse caso poderias usar bridge e não tinhas que usar subnets... (Assumindo que querias sequer ter subnet de todo.)

Epá, eu explorava essa via/opção das VLANs, essas configurações de IPTV, fórum do MEO se necessário. Deve haver aí malta que já escavacou isso.
 
Se a Box Sofia é sem fios então tens que ligar o Wifi do FGW para esta conseguir se ligar.
É recomendável desligar o Wifi do FGW para não causar "interferência" nas outras redes, especialmente em apartamentos onde normalmente o espetro está sobrecarregado com as redes dos vizinhos. Existem apps, em Android e iOS, em que consegues ver quais os canais que estão menos sobrecarregados e configurar a tua rede Wifi para funcionar nesses canais.

Quanto à velocidade que estás a ter nos 2.4 GHz, estás a medir ao lado do router ou afastado? Para detetar algum problema o melhor será fazeres o teste mesmo ao lado do router. Se as velocidades continuarem baixas faz um teste com o computador ligado por cabo para comparar.
Por cabo tenho o contratado 500/100, mas por wifi é mesmo a beira do router.
 
- As redes WiFi têm que ter SSIDs diferentes, e podes ligar. (Idealmente daria para ficar desligado, mas esse setup da MEO pode obrigar a... configurações adicionais... 😄 explico melhor em baixo.)

- Não é propriamente 'interferência' mas com mais um WiFi ligado a banda fica mais congestionada. (Aceitável se tiver que ser.)

Não tenho MEO (tenho NOS), e se calhar a malta aí do MEO pode ajudar/clarificar melhor, mas de algumas coisas que tenho lido conseguias meter a Sofia num WiFi dos teus routers, envolvendo forwarding de VLANs... setup mais complexo, mas eu parece-me que o Archer C6 dá para gerir VLANs e etc... algo por aqui, talvez: https://www.tp-link.com/pt/support/faq/1546/

Optando por estender a rede e ou WiFi do FGW... tens que manter os dois níveis de rede a funcionar... nem sei se nesse caso poderias usar bridge e não tinhas que usar subnets... (Assumindo que querias sequer ter subnet de todo.)

Epá, eu explorava essa via/opção das VLANs, essas configurações de IPTV, fórum do MEO se necessário. Deve haver aí malta que já escavacou isso.
vou testar.
 
Back
Topo