Como fazer backup completo de um servidor dedicado com o mínimo de downtime

rpinto89

Membro
Boas pessoal, não sei se estou no local certo para esta questão, mas ca vai.
Recentemente aluguei um servidor dedicado na Hetzner para umas brincadeiras, tudo está a funcionar corretamente e até aqui tudo bem.
Mas eu sou um grande noob e isto é tudo hobbista e o servidor é completamente unmanaged, não ha c-panels nem nada dessas modernices, tudo stone cold terminal. E sendo um noob é muito mais que provável que eventualmente vou fazer asneira e aquilo vai tudo abaixo.
De que forma me recomendam fazer um backup completo, género snapshot para, no caso iminente de dar cabo daquilo, conseguir recuperar de forma rápida e eficiente todo o sistema como estava anteriormente? De notar que o servidor tem 2 NVMEs em RAID1, portanto TimeShift é para esquecer, nem os reconhece como partições Linux, e tenho imensos scripts de run-on-boot, e a ideia seria ser possível recuperar o sistema tudo após um format de Ubuntu no caso de asneira.
Desculpem lá o testamento mas a info e tutorials que existem na net, existem tantas opções que não sei para que lado me virar.
CloneZilla também parece ser opção, no entanto isso só funciona se eu pedir ao pessoal da hetnzer para fazer uma pen bootable com isso, certo?
Sou mesmo noob nisto...:rrotflm:
 
Back
Topo