Como fazer Dual Boot - Vista/XP

Mari9

Membro
Boas,
Queria fazer dual boot no meu novo portátil que vem com o vista.
Os tutoriais que já encontrei na net são um pouco fracos pois estão mal traduzidos e acabo por não perceber muito bem os passos.

Só disponho do CD do WinXP; o Vista já vinha instalado no portátil e não trazia CD.

Quem puder ajudar, agradeço ;)
 
Primeiro tens de criar uma partição para instalares o XP. O DVD do Vista já vem no próprio portátil, numa partição "Recovery" ou assim. Essa partição podes eliminar, mas não aconselho, porque se um dia o Vista se lembrar e der o berro, não tens maneira de o recuperar com essa partição. Se não tiveres nenhuma partição livre, tens de a criar, com um gestor de partições, do género do Gparted.

Depois não tenho a certeza, mas penso que instalando o XP, das duas uma: ou o Vista reconhece a instalação do XP e adiciona automaticamente ao arranque, de modo que possas escolher os dois sistemas operativos, ou então arranca só com o XP, e para acederes ao ecrã de selecção de SO tens de arrancar por um DVD do Vista e fazer "Reparar Arranque". Para isso seria necessário um DVD do Vista, não a imagem que tens na partição de recuperação.

Se fazendo a Reparação o XP não aparecer, então terás de usar o VistaBoot Pro para adicionar manualmente a partição do XP ao arranque, de modo que possas escolher o Sistema operativo ao arrancar.

Cumps
 
instala o xp numa partição disponivel e depois edita o bootsector e o bootloader (boomtmgr no vista) para teres dual boot
 
Back
Topo