Guia Como fazer lapping ao cooler

reiszink

Colaborador
Staff
Boa tarde a toda a comunidade. ;)

Como não parece haver aqui um tutorial "amador" de como fazer lapping a um cooler, pelo menos eu não vi, e como fiz isso num Noctua NH-U12F que comprei usado, juntei o útil ao agradável e fui tirando umas fotos do procedimento que fiz.

Material necessário:

- 2 folhas de lixa de agua P1200 / 2 folhas de lixa de agua P600 (Só necessário se o cooler tiver alguma concavidade, caso contrário não é necessário, as P1200 fazem bem o trabalho.

- Um pano de flanela ou algodão (Evitar aquele tipo de pano que larga muitos pelos).

- Superfície plana, uma mesa de mármore por exemplo, ou qualquer outro tipo de mesa.

- Massa de polir fina (Polish)

- Limpa metais para aplicar no fim (Isto caso queiram, eu optei por não usar, mas tinha-o aqui)

- Um par de luvas (Aconselho o uso, senão ficam com as mãos pretas como eu fiquei. :p)


Etapa 1 - Lapidação:

É nesta fase que vamos tirar as irregularidades que a base do cooler possa ter, fazer esta etapa com muita calma de modo a base ficar o mais plana possível para assentar bem depois no CPU.

1. Proteger algumas partes do cooler antes de iniciar esta tarefa, de modo a agua não entrar em contacto com o cooler, se for daqueles coolers em que a sua superfície de contacto com o HIS do CPU dê para retirar, esta tarefa pode não ser necessária.

2. Pegar na lixa P1200 e coloca-la sobre a mesa, prende-la com fita com a parte rugosa para cima, como por exemplo assim:

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3. Não esquecer de molhar bem a lixa com agua, e ir colocando mais agua à medida que for "secando".

4. Iniciar a lapidação, preferencialmente com movimentos circulares, uns 15 ou 20 para a direita e depois outros tantos em sentido contrário, e assim sucessivamente até a base do cooler começar a ficar mais "clarinha". Não esquecer de ir molhando sempre a lixa e limpar com um pano a base do cooler, quando tal for necessário.

Aqui uma foto de como o cooler chegou às minhas mãos: (medo :-D)

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Depois de uns largos minutos a lixar, começou a ficar bem mais jeitoso:

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Ao fim de cerca de 1 hora a fazer o passo nº4, estava praticamente pronto para começar o polimento.

Ei-lo aqui:

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Caso a base do vosso cooler esteja concava, e tenham que usar uma lixa mais grossa, a P600 por exemplo, o procedimento é o mesmo da Etapa 1, mas fazem primeiro com a lixa P600 para tirar as maiores irregularidades, e só depois passam para a P1200 de modo a base só ficar com uns riscos superficiais.


Etapa 2 - Polimento:


Aqui é a fase onde a base do cooler vai ganhar aquele feito espelhado que nós tanto gostamos de ver, onde fica quase perfeito e quase sem riscos, um regalo para os olhos.

1. Com um pano macio de algodão ou flanela, colocar um pouco de massa de polir nele e aplicar na base do cooler, aqui, tal como na Etapa 1, podem usar os tais movimentos circulares.

2. Quando a massa de polir for absorvida pelo pano, colocar mais um pouco e assim sucessivamente.

3. De modo a ver o resultado espelhado a que já chegamos, limpar com um pano seco e limpo toda a massa de polir que por ventura a base possa ter.

Aqui fica uma foto minutos após o inicio do polimento:



Depois de mais uns quantos minutos, está quase a chegar à aparência final:





4. Repetir o passo 1 quantas vezes as necessárias até chegar ao resultado que queiramos.

5. No fim do polimento, limpar cuidadosamente com um pano seco qualquer vestígio da massa de polir que ainda haja no cooler.



E aqui, o resultado final do meu trabalho, podia estar melhor e se calhar ainda vou melhorar mais um pouco, mas já me doía à mão de tanto polir, por isso, ficou assim por enquanto. :-D

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Espero que tenham gostado e que seja útil para alguém este pequeno tutorial. ;)
 
Última edição:
Consegues obter o mesmo efeito "espelhado" sem usar massa de polir. Basta ir lixando e subindo o nº da lixa. Penso que com lixa 1500 ou 2000 ja consegues deixar a superficie espelhada sem a contaminares com massa de polir.
 
Consegues obter o mesmo efeito "espelhado" sem usar massa de polir. Basta ir lixando e subindo o nº da lixa. Penso que com lixa 1500 ou 2000 ja consegues deixar a superficie espelhada sem a contaminares com massa de polir.

Para a próxima vou ver se faço dessa maneira para ver como resulta. ;)
 
massa de polir no fim da sempre um acabamento superior :)

fiz isso ao meu À cerca de mes e meio e ficou como novo, conseguia-me pentear-me como se fosse um espelho :x2:
 
Já tive para fazer isso ao meu QUAD, dada a concavidade do mesmo...

Infelizmente, não encontrei na altura essas lixas, e ainda ficavam a olhar para mim com caras de burros....

Bom tutorial!

P.S. Isto serve na pratica, para baixar uns grausº a temp. do CPU:p;)
 
os coolers se são ligeiramente concavos é por uma razão e nao por acaso ou descuido. alguns blocos de WC tb são assim.
a concavidade serve para a base do cooler exercer mais pressão onde realmente é necessária, normalmente numa zona em volta do centro geométrico do IHS, que corresponde internamente à area de contacto com os cores. no entanto para o contacto ser optimo é necessário um bom aperto e se calhar a falha está aí.

Quando usava o E6600 + Tuniq(que nao sei se é concavo), apertava até mais não e nunca tive problemas, mas com outros coolers pode ser a propria retenção ou mecanismo de aperto que nao seja óptima

o facto de ter riscos ou não para mim é indiferente, para alguma coisa serve a massa térmica
 
Por isso ( Quad ), o meu WB, apliquei o efeito "Bowling", devido a tal concavidade...

Que se lixe a garantia do CPU, nunca estraguei nenhum.....:004::P
 
já q querem ser radicais ... arranquem o heatspreader ... lapem o core ... e acelerem isso ....

tenham é cuidado ....

em vez da mesa/pedra mármore aconselho a usar um vidro ....

e sim basta as lixas .... o polimento feito com abrasivos vai tapar as microfissuras do metal diminuindo o contacto e perdendo eficiência no transporte de calor ....


ah e já agora se quiserem um acabamento mesmo perfeito, e uma superfície mais homogénea (mesmo que não seja á vista desarmada), qd estão a passar o cooler na lixa descrevam movimentos em forma de 8 e não circulares nem lineares .....
 
Última edição:
j

e sim basta as lixas .... o polimento feito com abrasivos vai tapar as microfissuras do metal diminuindo o contacto e perdendo eficiência no transporte de calor ....


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Não percebi esta parte.

É mais do que sabido e comprovado, que quem arranca o IHS, consegue nem que por 1 grau, baixar as temperaturas, do que com ele lá metido.

Não quererias dizer o oposto?
 
tirar o IHS só é viavel e compensa realmente quando o cpu tem massa termica internamente

se for soldado, para além do risco de o estragares ao sacar o IHS, os ganhos são nulos ou minimos
 
e sim basta as lixas .... o polimento feito com abrasivos vai tapar as microfissuras do metal diminuindo o contacto e perdendo eficiência no transporte de calor ...

Mas... pensava que a massa térmica servia para "tapar" essas micro fissuras. Isso de elas ficaram tapadas não é um factor positivo?
 
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