Como fazer overclock numa P5k + E6750

fsschmitt

Power Member
Como a P5k é das motherboards mais utilizadas ultimamente e cpu o "topo de gama" pra mortais de dual-core é o E6750.

Faço um apelo a alguem simpático, com tempo, e dedicado que faça um tutorial de como fazer OC num bicho destes, passo por passo :D. (para quem nunca fez OC).

Muito Obrigado a quem disponibilizar se a fazer ou entao indicar um site a explicar passo por passo, tudo pra um total iniciado. (temos que aprender por algum sitio :D)

cumps
 
Última edição:
sticky? e entao a minha thread da P5W? já a tenho á uns bons meses e nunca foi.. ia ser a da p5k :rolleyes:
:p lol

mas se quiserem posso procurar um pouco e começar uma

quanto ao OC... um search não? algo tão facil..

tantas threads sobre isso
 
Última edição:
:D desculpa,

entao vamos começando por perguntas basicas sobre o OC.

- Como altero o Vcore? Para que serve? Quando se que tenho que alterar?
- Qual a temperatura aconselhavel para idle no E6750
- Com um Zalman 7700-CU, quanto devo conseguir deixar o meu pc pra usar durante o dia a dia sem problemas e notar diferença (em Ghz) ?
- Team Xtreem Dark Kit 2Gb DDR 1066Mhz » dá pra fazer overclock nelas? Algo que note diferença real?
- 8800GT faz se bem overclock sem me preocupar com as temps e artefactos?

nota: O oc é para fazer uma vez e deixar tar pra uso diario , jogos, photoshop...logo n quero ter q me preocupar smp cm as temperaturas etc...
 
:D desculpa,

entao vamos começando por perguntas basicas sobre o OC.

- Como altero o Vcore? Para que serve? Quando se que tenho que alterar?
- Qual a temperatura aconselhavel para idle no E6750
- Com um Zalman 7700-CU, quanto devo conseguir deixar o meu pc pra usar durante o dia a dia sem problemas e notar diferença (em Ghz) ?
- Team Xtreem Dark Kit 2Gb DDR 1066Mhz » dá pra fazer overclock nelas? Algo que note diferença real?
- 8800GT faz se bem overclock sem me preocupar com as temps e artefactos?

nota: O oc é para fazer uma vez e deixar tar pra uso diario , jogos, photoshop...logo n quero ter q me preocupar smp cm as temperaturas etc...

Boas

Não vou consguir reposder a todas, mas vou tentar ajudar.
1º OC começa-se pelo FSB do cpu, vcore e para ajutes quando esgotamos o fsb (corrigam-me se estou enganado). Posto isto bios da p5k (junp free ......qualquer coisa, no saparador advance), passas a manual e vais subindo o fsb do cpu devagar (nao sei uns cinco valores de cada vez com a tecla +). A cada encremento deves reinicar o sistema e testa-lo.
2º temps podes munituriza-las com o seepd fan ou com o everest ultimate, vez os valores antes do oc e depois controlas. Existem collers melhores que esse no mercado e só pesquisar aqui no forum.
3º essas memorias também penso que não sejam do melhor que há mas como são 1066 de origem devem aguaentar com o oc do cpu.
NOTA: Ao fazeres oc ao cpu todos os outros compomentes vao sofrer esse mesmo oc desde que em auto na bios, os expertes depois disto ajustam-nos individualmente. Eu não sei muito disto se houver algo errado corrigam-me.
Comps
 
Asus P5K
JumperFree Configuration Settings

AI Overclocking: Manual
CPU Ratio Control: Manual (multiplicador do cpu)
- Ratio CMOS Setting: (fixar o valor do mult do cpu)
FSB Frequency: 400 (fsb)
PCI-E Frequency: Auto
DRAM Command Rate: AUTO

DRAM Frequency: Auto
DRAM Timing Control: Auto
 
Antes de mais, para um bom OC recomenda se tirar tudo dos Autos

e isto é para todas as boards ASUS!
mesmo a voltagem do Northbridge.. tudo.. por os valores default e não auto..

auto funciona.. mas para o OC ser bem feito e para não nos depararmos com certas walls o melhor é mesmo nao deixar em auto..

depois, sempre que se muda de CPU, clearCMOS ou verão o multiplicador desbloqueado.. mas que nao funciona
 
Muito obrigado pelas respostas até agora,

santoshd, Visto tu teres dito que as memorias n são as melhores por ai assim como o cooler deixa ai as tuas "opções". Aqui fica a minha thread do pc que vou comprar : AQUI.

Tenho que testar até q ponto de 5 em 5 FSB ?

cumps
 
Boas
Atenção que eu não disse que essas não prestam, simplesmente há melhor.
Eu pessoalmente gosto destas, mas ainda há melhor o Romani48 sabe disso melhor que eu.

-G.Skill 2x1024MB DDR2 PC6400 HK - 120€
Capacity 2GB (1GB x 2)
Speed 800MHz DDR2 (PC2-6400)
CAS Latency CL 4-4-3-5

-2Gb OCZ SLI-Ready Edition DIMM Kit
2048MB PC2-8500U CL5-5-5-15 (DDR2-1066)

Quanto ao cooler
Scythe Ninja Plus, Big Typhoon, Thermalright Ultra 120, XP-90C, tuniq tower
penso que são os melhores pelo que tenho lido, mas + uma vez corrijam-me se estiver errado.
Comps
 
Última edição:
nao posso dizer melhor..
posso é acrescentar :D

2x 1024Mb DDR2 Corsair XMS2 DHX CL5 PC-6400 (800) Dual Channel 97,90 €
2x 1Gb Mushkin EM2 94,40 € (as minhas! excelentes mesmo para o seu preço)
2x 1Gb Mushkin XP2 126,60 €
 
nao posso dizer melhor..
posso é acrescentar :D

2x 1024Mb DDR2 Corsair XMS2 DHX CL5 PC-6400 (800) Dual Channel 97,90 €
2x 1Gb Mushkin EM2 94,40 € (as minhas! excelentes mesmo para o seu preço)
2x 1Gb Mushkin XP2 126,60 €


pelo que vejo ñ vale apena a diferença de 800Mhz para 1066Mhz?

cumps
 
No teu caso é capaz de fazer diferença, porque vais precisar de altos fsb´s devido ao fsb do cpu ser 1333, quando chegares aos 400mhz de fsb se tiveres umas ddr2 a 800 a partir daí vais puxar pelas memórias também e elas podem ou não gostar...
Com esse cpu, o mais certo é chegares à parede da board(cerca de 520/525 fsb)...
para já faz assim:

Dram frequency(mete o mínimo que der para meter)
Dram timming control em auto
Fsb Strap to northbrige(mete no máximo)*
Pci-e frequency manual a 100
Vcore voltage manual a 1,35v

Depois no cpu configuration mete tudo em disabled menos o Execute disable Bit

para já podes deixar tudo o resto em auto, vai aumentando 10mhz de fsb F10 e reinicia, deixas ir até ao windows e vês as temperaturas, tornas a reiniciar e dar mais 10, isto consecutivamente até que ao entrar no windows o pc vai crashar ou reiniciar sozinho.
Nessa altura metes a ultima frequencia com a qual conseguiste entrar no windows e começas então a fazer uns testes.
Vai tomando atenção a que frequência está a memória, convém estar à frequencia indicada ou menos se possivel(é para isso que serve o FSB STRAP TO NORTHBRIDGE), começasse a puxar por uma coisa de cada vez, e o que se faz primeiro é ver até onde o cpu vai com o vcore de "origem".
Quando fizeres isso apita novidades para passarmos à fase seguinte, posta frequencias e temps.
Cumps
 
exacto.. também muitas das rams 1066 são 800 com OC de origem.. por isso se arranjares boas memorias 800 que façam bom OC, caso das minhas que vão a 1Ghz com 1.92v, a 2 já dão mais.. mas não preciso..

mas depois é fazer o que o vascorama disse
 
muito obrigado , mas como vocês vêem ainda estou na fase de compra (provavelmente na época do natal) , logo só poderei dar noticias mais logo pro final do ano :D

muito obrigado pela vossa ajuda ;D

abraço
 
Mas sendo assim que valores normais o e6750 dá?com um tuniq tower, gigabyte p35s ds3r, gskill 800mghz 4-4-3-5, nox 600w, 8800gt e caixa com 4 ventoinhas....Sendo assim com este material que oc consiguo alcançar?
 
Mas sendo assim que valores normais o e6750 dá?com um tuniq tower, gigabyte p35s ds3r, gskill 800mghz 4-4-3-5, nox 600w, 8800gt e caixa com 4 ventoinhas....Sendo assim com este material que oc consiguo alcançar?

posso te dizer que com o meu sistema consegui um OC de 30% obtendo 3.6GHz
e um score no 3DMark de 14918

há agora umas exelentes memorias TRANSCEND AxERAM PC2-9600 5-5-5-15 DC 2 Gb
com 1200 Mhz a 2,2V :002: só 150 Euros http://www.*****.pt/loja/detalhes.php?id=2331
e as GSKILL 2GB DDR2 8500 HK 5.5.5.15 1066MHz a 125 euros http://www.*****-forum.com/showthread.php?p=740710#post740710

 
Última edição:
posso te dizer que com o meu sistema consegui um OC de 30% obtendo 3.6GHz
e um score no 3DMark de 14918

há agora umas exelentes memorias TRANSCEND AxERAM PC2-9600 5-5-5-15 DC 2 Gb
com 1200 Mhz a 2,2V :002: só 150 Euros http://www.*****.pt/loja/detalhes.php?id=2331
e as GSKILL 2GB DDR2 8500 HK 5.5.5.15 1066MHz a 125 euros http://www.*****-forum.com/showthread.php?p=740710#post740710


Realço a opinião do MrHydes, as TRANSCEND são realmente excelentes. E se puderem ir para os 4G ainda melhor ;)
 
Boas!

Eu tenho um e6750 ja 1 mesito sensivelmente e estou a gostar bastante do mesmo.

Comprei uma Gigabyte ds4 para acompanhar este bixo . Tenho estado a trabalhar calmamente no dia a dia a 3400mhz, com um nadinha a mais de voltagem em relaçao ao vcore origem. Por coincidência estou agora mesmo a puxar mais por ele para o por nos 3600mhz. Ta a correr bem. Tenho-o a 55 Graus ful, de momento, l com um NINJA, de qq forma aconselho outro cooler mais potente que eeste para se poder tirar mais partido deste cpu.

ACho uma optima compra preço /qualidade / "overclocabilidade" lol

CUmps.
 
Back
Topo