1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como fazer overclock numa P5k + E6750

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por fsschmitt, 21 de Outubro de 2007. (Respostas: 25; Visualizações: 6219)

1. fsschmitt

fsschmitt Power Member

Como a P5k é das motherboards mais utilizadas ultimamente e cpu o "topo de gama" pra mortais de dual-core é o E6750.

Faço um apelo a alguem simpático, com tempo, e dedicado que faça um tutorial de como fazer OC num bicho destes, passo por passo :D. (para quem nunca fez OC).

Muito Obrigado a quem disponibilizar se a fazer ou entao indicar um site a explicar passo por passo, tudo pra um total iniciado. (temos que aprender por algum sitio :D)

cumps

Última edição: 21 de Outubro de 2007
  2. Romani48

Romani48 Power Member

sticky? e entao a minha thread da P5W? já a tenho á uns bons meses e nunca foi.. ia ser a da p5k :rolleyes:
    :p lol

mas se quiserem posso procurar um pouco e começar uma

quanto ao OC... um search não? algo tão facil..

tantas threads sobre isso

Última edição: 21 de Outubro de 2007
  3. fsschmitt

fsschmitt Power Member

:D desculpa,

entao vamos começando por perguntas basicas sobre o OC.

- Como altero o Vcore? Para que serve? Quando se que tenho que alterar?
    - Qual a temperatura aconselhavel para idle no E6750
    - Com um Zalman 7700-CU, quanto devo conseguir deixar o meu pc pra usar durante o dia a dia sem problemas e notar diferença (em Ghz) ?
    - Team Xtreem Dark Kit 2Gb DDR 1066Mhz » dá pra fazer overclock nelas? Algo que note diferença real?
    - 8800GT faz se bem overclock sem me preocupar com as temps e artefactos?

nota: O oc é para fazer uma vez e deixar tar pra uso diario , jogos, photoshop...logo n quero ter q me preocupar smp cm as temperaturas etc...

4. santoshd

santoshd Power Member

Boas

Não vou consguir reposder a todas, mas vou tentar ajudar.
    1º OC começa-se pelo FSB do cpu, vcore e para ajutes quando esgotamos o fsb (corrigam-me se estou enganado). Posto isto bios da p5k (junp free ......qualquer coisa, no saparador advance), passas a manual e vais subindo o fsb do cpu devagar (nao sei uns cinco valores de cada vez com a tecla +). A cada encremento deves reinicar o sistema e testa-lo.
    2º temps podes munituriza-las com o seepd fan ou com o everest ultimate, vez os valores antes do oc e depois controlas. Existem collers melhores que esse no mercado e só pesquisar aqui no forum.
    3º essas memorias também penso que não sejam do melhor que há mas como são 1066 de origem devem aguaentar com o oc do cpu.
    NOTA: Ao fazeres oc ao cpu todos os outros compomentes vao sofrer esse mesmo oc desde que em auto na bios, os expertes depois disto ajustam-nos individualmente. Eu não sei muito disto se houver algo errado corrigam-me.
    Comps

5. santoshd

santoshd Power Member

Asus P5K
    JumperFree Configuration Settings

AI Overclocking: Manual
    CPU Ratio Control: Manual (multiplicador do cpu)
    - Ratio CMOS Setting: (fixar o valor do mult do cpu)
    FSB Frequency: 400 (fsb)
    PCI-E Frequency: Auto
    DRAM Command Rate: AUTO

DRAM Frequency: Auto
    DRAM Timing Control: Auto

6. Romani48

Romani48 Power Member

Antes de mais, para um bom OC recomenda se tirar tudo dos Autos

e isto é para todas as boards ASUS!
    mesmo a voltagem do Northbridge.. tudo.. por os valores default e não auto..

auto funciona.. mas para o OC ser bem feito e para não nos depararmos com certas walls o melhor é mesmo nao deixar em auto..

depois, sempre que se muda de CPU, clearCMOS ou verão o multiplicador desbloqueado.. mas que nao funciona

7. fsschmitt

fsschmitt Power Member

Muito obrigado pelas respostas até agora,

santoshd, Visto tu teres dito que as memorias n são as melhores por ai assim como o cooler deixa ai as tuas "opções". Aqui fica a minha thread do pc que vou comprar : AQUI.

Tenho que testar até q ponto de 5 em 5 FSB ?

cumps

8. Romani48

Romani48 Power Member

depende.. olha eu quando tive o meu E4300 fui logo para os 300Mhz e pus lhe 1.38v .. depois diminui o vcore até ficar direito :D

9. santoshd

santoshd Power Member

Boas
    Atenção que eu não disse que essas não prestam, simplesmente há melhor.
    Eu pessoalmente gosto destas, mas ainda há melhor o Romani48 sabe disso melhor que eu.

-G.Skill 2x1024MB DDR2 PC6400 HK - 120€
    Capacity 2GB (1GB x 2)
    Speed 800MHz DDR2 (PC2-6400)
    CAS Latency CL 4-4-3-5

-2Gb OCZ SLI-Ready Edition DIMM Kit
    2048MB PC2-8500U CL5-5-5-15 (DDR2-1066)

Quanto ao cooler
    Scythe Ninja Plus, Big Typhoon, Thermalright Ultra 120, XP-90C, tuniq tower
    penso que são os melhores pelo que tenho lido, mas + uma vez corrijam-me se estiver errado.
    Comps

Última edição: 22 de Outubro de 2007
  10. Romani48

Romani48 Power Member

nao posso dizer melhor..
    posso é acrescentar :D

2x 1024Mb DDR2 Corsair XMS2 DHX CL5 PC-6400 (800) Dual Channel 97,90 €
    2x 1Gb Mushkin EM2 94,40 € (as minhas! excelentes mesmo para o seu preço)
    2x 1Gb Mushkin XP2 126,60 €

11. fsschmitt

fsschmitt Power Member

pelo que vejo ñ vale apena a diferença de 800Mhz para 1066Mhz?

cumps

12. vascorama

vascorama Power Member

No teu caso é capaz de fazer diferença, porque vais precisar de altos fsb´s devido ao fsb do cpu ser 1333, quando chegares aos 400mhz de fsb se tiveres umas ddr2 a 800 a partir daí vais puxar pelas memórias também e elas podem ou não gostar...
    Com esse cpu, o mais certo é chegares à parede da board(cerca de 520/525 fsb)...
    para já faz assim:

Dram frequency(mete o mínimo que der para meter)
    Dram timming control em auto
    Fsb Strap to northbrige(mete no máximo)*
    Pci-e frequency manual a 100
    Vcore voltage manual a 1,35v

Depois no cpu configuration mete tudo em disabled menos o Execute disable Bit

para já podes deixar tudo o resto em auto, vai aumentando 10mhz de fsb F10 e reinicia, deixas ir até ao windows e vês as temperaturas, tornas a reiniciar e dar mais 10, isto consecutivamente até que ao entrar no windows o pc vai crashar ou reiniciar sozinho.
    Nessa altura metes a ultima frequencia com a qual conseguiste entrar no windows e começas então a fazer uns testes.
    Vai tomando atenção a que frequência está a memória, convém estar à frequencia indicada ou menos se possivel(é para isso que serve o FSB STRAP TO NORTHBRIDGE), começasse a puxar por uma coisa de cada vez, e o que se faz primeiro é ver até onde o cpu vai com o vcore de "origem".
    Quando fizeres isso apita novidades para passarmos à fase seguinte, posta frequencias e temps.
    Cumps

13. Romani48

Romani48 Power Member

exacto.. também muitas das rams 1066 são 800 com OC de origem.. por isso se arranjares boas memorias 800 que façam bom OC, caso das minhas que vão a 1Ghz com 1.92v, a 2 já dão mais.. mas não preciso..

mas depois é fazer o que o vascorama disse

14. fsschmitt

fsschmitt Power Member

muito obrigado , mas como vocês vêem ainda estou na fase de compra (provavelmente na época do natal) , logo só poderei dar noticias mais logo pro final do ano :D

muito obrigado pela vossa ajuda ;D

abraço

15. Romani48

Romani48 Power Member

na epoca de natal vais é para uma P5E ^^

16. Soltex

Soltex Suspenso

Mas sendo assim que valores normais o e6750 dá?com um tuniq tower, gigabyte p35s ds3r, gskill 800mghz 4-4-3-5, nox 600w, 8800gt e caixa com 4 ventoinhas....Sendo assim com este material que oc consiguo alcançar?

17. vascorama

vascorama Power Member

400mhz de fsb consegues quase com 100% de certeza, a partir daí vai depender das memórias(400fsb=800mhz ddr).
    Cumps

18. MrHydes

MrHydes Suspenso

posso te dizer que com o meu sistema consegui um OC de 30% obtendo 3.6GHz
    e um score no 3DMark de 14918

há agora umas exelentes memorias TRANSCEND AxERAM PC2-9600 5-5-5-15 DC 2 Gb
    com 1200 Mhz a 2,2V :002: só 150 Euros http://www.*****.pt/loja/detalhes.php?id=2331
    e as GSKILL 2GB DDR2 8500 HK 5.5.5.15 1066MHz a 125 euros http://www.*****-forum.com/showthread.php?p=740710#post740710

Última edição: 17 de Novembro de 2007
  19. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Realço a opinião do MrHydes, as TRANSCEND são realmente excelentes. E se puderem ir para os 4G ainda melhor ;)

20. v0rlon

v0rlon Power Member

Boas!

Eu tenho um e6750 ja 1 mesito sensivelmente e estou a gostar bastante do mesmo.

Comprei uma Gigabyte ds4 para acompanhar este bixo . Tenho estado a trabalhar calmamente no dia a dia a 3400mhz, com um nadinha a mais de voltagem em relaçao ao vcore origem. Por coincidência estou agora mesmo a puxar mais por ele para o por nos 3600mhz. Ta a correr bem. Tenho-o a 55 Graus ful, de momento, l com um NINJA, de qq forma aconselho outro cooler mais potente que eeste para se poder tirar mais partido deste cpu.

ACho uma optima compra preço /qualidade / "overclocabilidade" lol

CUmps.

Partilhar esta Página