1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como fazer um UPS

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Skyl, 6 de Janeiro de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 7215)

1. Skyl

Skyl What is folding?

Boas,

O meu prof mandou-nos pesquisar uns projectos para fazer-mos e lembrei-me de fazer um UPS. Podem-me fornecer alguns circuitos?

Desde que aguente o PC ligado uns 5 minutos depois do corte de electricidade está bom, agora depende da fonte de alimentação do PC certo?

Cumps

2. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

isso de fazer projectos no google é muito facil :P

basicamente usas uma bateria de um carro ou camião (atenção que são diferentes) e assim muito resumido precisas de um transformador e transformar o sinal dc em ac... agora puxa pela cabeça :D

3. timber

timber Zwame Advisor

Precisas dum rectificador e antes dele um transformador (provavelmente o rectificador não te rectifca de 230 AC para 12 DC admitindo que é essa a bateria que arranjas). Depois precisas duma bateria, dum inversor (ou ondulador) e doutro transformador.

4. bustelo

bustelo Power Member

Vai aí uma ajuda:

Cumprimentos

5. Skyl

Skyl What is folding?

Obrigado ;)

Cumps

6. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

aquilo redondo com um traço virado lá dentro na parte de baixo do esquema é algum fusível ou assim?

Cumpsz

7. redalert

redalert Folding Member

Esqueceram-se do sistema de controlo de disparo dos semicondutores, tanto do rectificador como do ondulador. Não é só "dar fogo à peça". ;)

Quem precisar de conteúdos na matéria, PM me. Não os posso publicar directamente aqui.

[[]]

8. Skyl

Skyl What is folding?

Desculpem o desenterro lol.

http://shop.acculine.hu/pictures/BT-12M18AC.pdf

Esta bateria serve para fazer uma UPS? Quanto tempo irá aguentar no máximo com o seguinte computador?

Só preciso de tempo necessário para poder desligar o computador depois da falha da luz, máximo 5 minutos.

Cumps

9. Skyl

Skyl What is folding?

Alguém pode ajudar?

10. Elvas

Elvas Power Member

Se a vais comprar, om o dinheiro que vais gastar nessa bateria, compra directamente uma UPS, com garantia e nova.

O meu conselho é que não arrisques demasiado o dinheiro que tens "enterrado" no computador para poupar meia duzia de trocos numa UPS.

Se o queres fazer por desafio pessoal, isso já é outra coisa, mas já não te sei ajudar se essa bateria chega ou não...

11. Skyl

Skyl What is folding?

A bateria já eu a tenho.

Mas já agora até 70€ há algum UPS bom que aguente com o PC em questão uns 5 minutos no mínimo?

Quantos VA são necessários no mínimo para aguentar uns 5 minutos?

Outra dúvida: o UPS quando está completamente carregado aquilo continua a consumir muita electricidade?

12. St0ned

St0ned Banido

Maior parte das fontes modernas, essa CX-600W deve ter, têm correcção de factor de potencia. Por isso se vais ligar só o PC à UPS tens que ver quantos W e não quantos VA's ela aguenta. O teu PC em idle deve consumir ~150W. Agora o problema passa que as UPS mais "rasca" usam baterias de fraca qualidade, que aguentam pouco tempo e não cumprem as especificações. Essa bateria q postaste por ex, olhando para a datasheet deve aguentar entre 20 e 45min com o teu PC, dependendo também do estado da mesma.

Última edição: 15 de Novembro de 2011
  13. Skyl

Skyl What is folding?

Está nova! Nunca foi usada.

Agora não sei é se compro UPS novo ou se faço um homemade, como já tenho o mais importante.... (bateria)

14. Sata

Sata Power Member

Fazer um homemade hummmm... como tás a pensar fazer?
    Se fores comprar módulos pré-feitos tal como o inversor por exemplo fica-te bem mais caro que uma UPS nova.

Aliás mesmo que tenhas um esquema para montar uma, em peças não deve ficar muito mais barato que uma UPS nova (nem deve ficar), para não se falar das chatisses derivadas da montagem :D

Eu arranjei uma UPS de 1000VA, liguei em paralelo com a bateria original mais 2 de automóvel, dava para 2 horas e pics :)

15. rav3n

rav3n Power Member

ou entao compra uma UPS usada barata com a bateria toda comida (há pessoas que nem sabem mudar, ou pensam que fica muito caro) + uma bateria (13~15€) e tá feito

eu quando apanhar uma APC barata compro-a e mando a mustek ao ecoponto. a bateria tá boa, comprei-a há coisa de 1 ano

16. St0ned

St0ned Banido

O único problema que vejo de comprar uma boa UPS barata, como dizes comprar uma APC e trocar a bateria é saber que cargas é que a UPS aguenta. Se for rated 500W para cima é mesmo à vontade... Não percebo é pq é que eles continuam a mandar as UPS's cá para fora muitas vezes só com o rating em VA's e depois um gajo tem q procurar as datasheets para saber os W...

Última edição pelo moderador: 9 de Março de 2012
  17. Skyl

Skyl What is folding?

Por exemplo,

h**p://www.sonigate.com/pt/product/show_details/15025/UPS-500VA-MGE-Nova-AVR

ou

h**p://www.sonigate.com/pt/product/show_details/8975/APC-LineR-1200VA-Automatic-Voltage-Regulator

A primeira no manual diz que dá para 10 minutos 1 PC, isto de certeza este tempo é testado num PC mais "fraco" que o meu...

PS: Uma pergunta que passou em branco, quando está de baterias carregadas é a mesma coisa que tivesse o PC ligado simplesmente à corrente só a consumir o que o PC está a consumir certo? Ou isto gasta sempre mesmo já tendo as baterias carregadas?

Cumps

18. Sata

Sata Power Member

Depende se é uma UPS online ou uma UPS passiva.

Uma UPS online está sempre a alimentar o pc, enquanto que a corrente electrica das tomadas alimenta as baterias.
    Embora estas UPS sejam tecnicamente melhores que as passívas (quando a luz vai abaixo, demoram uns milisegundos a estabelecer a alimentação), têm esse problema da eficiencia.
    Normalmente andam na casa dos 90%.

19. Skyl

Skyl What is folding?

E como ver se é passivo?

Algum que escape para o que quero desses links que dei?

Partilhar esta Página