Como fazer uma pesquisa em php?

_reborn_

Power Member
Estou a fazer um site de cinema, estilo imdb e não sei como é que vou implementar as pesquisas. Tou a usar php e oracle. A minha duvida é a seguinte se eu fizer por exemplo uma pesquisa por actor vou ter uma nova página com os resultados e os link para cada descrição detalhada do actor. Queria saber se é possível eu fazer o código sem ter que estar a criar uma página por actor.
 
Estou a fazer um site de cinema, estilo imdb e não sei como é que vou implementar as pesquisas. Tou a usar php e oracle. A minha duvida é a seguinte se eu fizer por exemplo uma pesquisa por actor vou ter uma nova página com os resultados e os link para cada descrição detalhada do actor. Queria saber se é possível eu fazer o código sem ter que estar a criar uma página por actor.

Em cada REGISTO de um filme na BASE DE DADOS, um dos campos é o ACTOR, ou respectiva ligação.

O que tens de fazer é listar os filmes ond o ACTOR é igual ao ACTOR PESQUISADO
 
Em cada REGISTO de um filme na BASE DE DADOS, um dos campos é o ACTOR, ou respectiva ligação.

O que tens de fazer é listar os filmes ond o ACTOR é igual ao ACTOR PESQUISADO

Acho que não expliquei bem a minha dúvida...depois de listados os vários actores, como é que eu faço as páginas deles... pelo que já li posso por no link uma variavel tipo www.kkcoisa.com/index.php?actor=Joaquim, e desta maneira depois posso fazer a página dele. É esta a melhor maneira?
 
Última edição:
Penso que sim, é o melhor método... na página em si, terás de ler em algum lado essa variável, e colocar como variavel na query à BD
 
Ok vhpv obrigado pela ajuda, como é a primeira vez que trabalho com php queria saber se estava a fazer da maneira mais correcta.

como disses que é a 1ª vez que trabalhas com PHP, não te esqueças da sql injection, pois esta é uma maneira de um hacker entrar no teu site e fazer asneiras, trabalha bem todas as variáveis que sejam passadas via browser. Isto é não "acredites" no que vai escrito no url, como no exemplo que deste, www.kkcoisa.com/index.php?actor=Joaquim , se em vez de Joaquim estiver uma sql injection pode criar muita confusão no teu site.
 
como disses que é a 1ª vez que trabalhas com PHP, não te esqueças da sql injection, pois esta é uma maneira de um hacker entrar no teu site e fazer asneiras, trabalha bem todas as variáveis que sejam passadas via browser. Isto é não "acredites" no que vai escrito no url, como no exemplo que deste, www.kkcoisa.com/index.php?actor=Joaquim , se em vez de Joaquim estiver uma sql injection pode criar muita confusão no teu site.
Como este site vai ser para um trabalho da universidade acho que não me preciso de preocupar muito com a segurança, senão iria perder muito tempo. Mas mesmo assim , obrigado pela dica, se alguma vez fizer mesmo um site para por na net tentarei ver melhor isso do sql injection.
 
aproveito o topico para colocar uma questão. Qual a melhor forma de passar os dados da pesquisa? POST ou GET? por POST seria mais seguro certo?
 
Back
Topo