Guia Como fazer undervolt em portáteis | Com testes/benchmarks

bruxo00

Power Member
O QUE É UNDERVOLT?

Undervolt é o ato de diminuir a tensão de um determinado componente.


FAZER UNDERVOLT PORQUÊ?

O undervolt, sobretudo nos portáteis, é uma forma bastante eficaz de baixar a temperatura como um todo. Basicamente há uma cadeia de vantagens que advêm do facto de se baixar a tensão.

Ao baixar a tensão, tudo o que está nesta lista vai acontecer:
  • Menor consumo de energia, logo a bateria vai durar (bastante) mais tempo
  • Menor temperatura, logo as ventoinhas vão ser mais silenciosas e o turbo vai conseguir manter-se por mais tempo, originando melhor desempenho.

TESTES

HP 250 G6
Intel Core i5 7200U
8GB RAM

Cinebench R20

Stock
Pontos: 501 CB
Temperatura Máxima: 84 ºC
Throttling: Sim

Undervolt (-105 mv)
Pontos: 785 CB
Temperatura Máxima: 77 ºC
Throttling: Não

Com undervolt houve um aumento de 57% de performance. Agora vamos aos gráficos de temperatura e frequência ao longo dos testes.

151afbcd1e848e23207f42a114861076.png


(link direto para a imagem)


3de9f92c6870a0f8c0156258819e7698.png


(link direto para a imagem)

Como podem ver, em stock o CPU fica em throttle o teste inteiro. A variação de frequência constantemente baixa muito a performance do CPU. Já no lado do undervolt, o CPU consegue manter o turbo máximo durante o teste todo, daí haver aquele aumento de performance tão grande.

Unigine Valley

DX 11
1366x768
Low
AA OFF

Stock
Pontos: 1001
FPS: 23.9
Min FPS: 14.3
Max FPS: 44.7

Temperatura Máxima: 79 ºC
Throttling: Não

Undervolt (-105 mv)
Pontos: 1061
FPS: 25.4
Min FPS: 14.7
Max FPS: 47.1

Temperatura Máxima: 77 ºC
Throttling: Não

6dc6a24c0d663f8be0ffd5c481689917.png


Neste caso, embora haja uma melhoria, não é tão grande como no caso do cinebench pois neste teste o CPU não é stressado ao máximo e o bottleneck é a gráfica integrada. Mas neste caso, embora as temperaturas máximas sejam parecidas, durante todo o teste a média das temperaturas durante o teste é 10 a 15 ºC mais baixa no undervolt.

TUTORIAL
  1. Fazer download do ThrottleStop (TS).
  2. Depois de abrir o TS, clicar em Options.
    6c340abf508be028fc03024fc7b323c7.png
  3. Dar check em Do Not Reset FID / VID on Exit e Start Minimized.
  4. 54e22fb027e1c4d8fd445703c293ddde.png
  5. Clicar em OK. No menu principal, clicar em FIVR.
  6. 35f3a7c708d87146bebdaa862f4dce87.png

  7. No 1, escolham o componente em que querem aplicar o undervolt.
  8. Depois de escolherem o componente, por exemplo o CPU Core, no 2 vão clicar em Unlock Adjustable Voltage, e no Offset Voltage vão mexer o slider para a esquerda para aplicar um offset negativo. Há CPU's que vão precisar de muito menos tensão do que o meu, há CPU's que vão precisar de muito mais. Cada caso é um caso. O meu conselho é por exemplo começarem com uns -60 mV, testarem durante uns dias, depois passam para os -70 MV, e assim sucessivamente até chegarem a um valor que vai fazer com que o vosso sistema fique instável: slowdowns, blue screens, etc. Também há o método de usar stress tests, como por exemplo Prime95, em que baixam a voltagem até crashar mal ligam o Prime95. Quando isso acontecer, têm o primeiro limite. Depois é só ir baixando aos poucos.
  9. Fazer isto para todos os componentes. No meu caso, não tive paciência para andar a ver o mínimo de cada um, por isso apliquei aos outros o mesmo que apliquei no CPU.
  10. No 3, escolher OK - Save voltages immediately.
  11. No 4, clicar em OK.
  12. Para quem tem gráfica integrada como é o meu caso, aqui também lhe podem aplicar undervolt. No caso de terem gráfica dedicada, não sei se é possível.
  13. Está feito.

Agora, vão ter que arranjar maneira de ligar o ThrottleStop cada vez que ligam o PC. Há várias maneiras espalhadas pela net de como fazer isto. Nenhuma resultou comigo, por isso eu criei um programa que abre o ThrottleStop passado uns segundos de o Windows iniciar. Podem saca-lo AQUI. Para o usar, basta colocarem a pasta do ThrottleStop nos Documentos, ir ao iniciar, procurar executar (ou tecla do windows + R), escrever "shell:startup" e colarem aí o programa que sacaram. Github.
 
Última edição:
Mas ele só usa essas definições quando abres a aplicação do TS? Faz me lembrar o Afterburn lol.

Fui experimentar no meu Portátil, com um 7700HQ, e o programa OCCTPT, em stock não dura sequer 20seg, para porque um dos cores ultrapassa os 90º, fui até aos -130mV, quase chegava ao 1 minuto de teste. Depois tentei os -150mV e crashou lol. Acho que o programa é mesmo overkill para testes, uso no meu PC fixo, mas ele está bem refrigerado nada a ver com o portátil.
 
Última edição:
Mas ele só usa essas definições quando abres a aplicação do TS? Faz me lembrar o Afterburn lol.

Fui experimentar no meu Portátil, com um 7700HQ, e o programa OCCTPT, em stock não dura sequer 20seg, para porque um dos cores ultrapassa os 90º, fui até aos -130mV, quase chegava ao 1 minuto de teste. Depois tentei os -150mV e crashou lol. Acho que o programa é mesmo overkill para testes, uso no meu PC fixo, mas ele está bem refrigerado nada a ver com o portátil.

É como se fosse um afterburner, mas virado para CPU's e para portáteis. O que é que acontece com esse teste? O PC reinicia por causa das temperaturas?

Supostamente não é preciso abrir sempre o programa se estiver configurado para guardar as settings, mas no meu caso era intermitente, tanto aplicava como não aplicava, por isso é que tive de arranjar solução.
 
O próprio programa OCCTPT, diz que um dos cores ou o package, depende do que for, sobreaqueceu (90º) e para de imediato o teste.

Quando foi eu a tentar testar os tais -150mV é que reniciou o PC. Isto era uma boa maneira de tentar resolver ou diminuir o forno que é o portátil, e tenho uma base cooler para ele.
 
O próprio programa OCCTPT, diz que um dos cores ou o package, depende do que for, sobreaqueceu (90º) e para de imediato o teste.

Quando foi eu a tentar testar os tais -150mV é que reniciou o PC. Isto era uma boa maneira de tentar resolver ou diminuir o forno que é o portátil, e tenho uma base cooler para ele.

Diminuir vai de certeza. Um stress test é muito fora da realidade, no dia a dia é onde vais notar mais. Também podes experimentar o cinebench e ver se fez alguma diferença no throttling para comparar com o meu.
 
Mas ele só usa essas definições quando abres a aplicação do TS? Faz me lembrar o Afterburn lol.

Fui experimentar no meu Portátil, com um 7700HQ, e o programa OCCTPT, em stock não dura sequer 20seg, para porque um dos cores ultrapassa os 90º, fui até aos -130mV, quase chegava ao 1 minuto de teste. Depois tentei os -150mV e crashou lol. Acho que o programa é mesmo overkill para testes, uso no meu PC fixo, mas ele está bem refrigerado nada a ver com o portátil.
O undervolt, sobretudo nos portáteis, é uma forma bastante eficaz de baixar a temperatura como um todo. Basicamente há uma cadeia de vantagens que advêm do facto de se baixar a tensão.

O undervolt, sobretudo nos portáteis, é uma forma bastante eficaz de baixar a temperatura como um todo. Basicamente há uma cadeia de vantagens que advêm do facto de se baixar a tensão.
Fui experimentar no meu Portátil, com um 7700HQ, e o programa OCCTPT, em stock não dura sequer 20seg, para porque um filezilla uc browser rufus dos cores ultrapassa os 90º, fui até aos -130mV, quase chegava ao 1 minuto de teste. Depois tentei os -150mV e crashou lol. Acho que o programa é mesmo overkill para testes, uso no meu PC fixo, mas ele está bem refrigerado nada a ver com o portátil.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo