Como fazes este sistema wireless?

Nabais

Power Member
Boas!

Tenho NetCabo, e estou a pensar montar o seguinte sistema:

Modem NetCabo -> PC em Linux (a partilhar a net para os da rede) -> Access Point & Hub/Switch -> Pc's a aceder à net através do pc de linux, por wireless ou rj45


As minhas dúvidas são as seguintes:
-Tenho um router Linksys WRK54G, mas estava a querer saber se existe alguma forma de um PC distribuir por wireless e rj45 a net para outros pc's, sem utilizar nenhum router adicional. Queria que o meu router fosse o pc com Linux, e não um PC com Linux mais um router ligado a esse pc (não que isso fosse mau, se desse uma 2ª gama de ip's :P ). Existe algum dispositivo, que faça a emissão desse sinal wireless para os receptores, sem ser um router? Se sim, que aconselham? Os outros PC's irão ter receptores, provavelmente PCI, para receber o sinal como se fosse a um router normal.

Algum conselho adicional agradece-se :)

NOTA: Sou técnico de redes, inclusivé mexo em wireless (geralmente router/receptor apenas, com ou sem segurança, seja ela WEP ou WPA), mas nunca experimentei fazer isso, e queria aprender já para fazer isso de vez.

Obrigado pelo vosso tempo :)
 
Não percebi muito bem a tua duvida, mas valia fazres um desenho com o que queres.


O que é isso de "receptores" ?

São placas de rede wireless, ou são placas de rede normal, ou são o que ?

Se já tens um router (linksys) para que queres tu a gateway de linux?
 
Para não utilizares o router ias necessitar de uma placa de rede (RJ45) por cada PC que quisesses ligar usando uma ligação fisica. Para o wireless precisavas de ter uma placa de rede wireless no PC com linux para fazer a distribuição do sinal wireless (isto em teoria, pois na prática não sei se será uma soluação muito fiável).

Não sei qual a distribuição que vais usar, mas existe já aqui no fórum um tutorial usando o Clarkconnect, que segundo sei é pensado exactamente para fazer aquilo que pretendes. Podes encontrar o tutorial em: