Como fazes este sistema wireless?

Nabais

Power Member
Boas!

Tenho NetCabo, e estou a pensar montar o seguinte sistema:

Modem NetCabo -> PC em Linux (a partilhar a net para os da rede) -> Access Point & Hub/Switch -> Pc's a aceder à net através do pc de linux, por wireless ou rj45


As minhas dúvidas são as seguintes:
-Tenho um router Linksys WRK54G, mas estava a querer saber se existe alguma forma de um PC distribuir por wireless e rj45 a net para outros pc's, sem utilizar nenhum router adicional. Queria que o meu router fosse o pc com Linux, e não um PC com Linux mais um router ligado a esse pc (não que isso fosse mau, se desse uma 2ª gama de ip's :P ). Existe algum dispositivo, que faça a emissão desse sinal wireless para os receptores, sem ser um router? Se sim, que aconselham? Os outros PC's irão ter receptores, provavelmente PCI, para receber o sinal como se fosse a um router normal.

Algum conselho adicional agradece-se :)

NOTA: Sou técnico de redes, inclusivé mexo em wireless (geralmente router/receptor apenas, com ou sem segurança, seja ela WEP ou WPA), mas nunca experimentei fazer isso, e queria aprender já para fazer isso de vez.

Obrigado pelo vosso tempo :)
 
Não percebi muito bem a tua duvida, mas valia fazres um desenho com o que queres.


O que é isso de "receptores" ?

São placas de rede wireless, ou são placas de rede normal, ou são o que ?

Se já tens um router (linksys) para que queres tu a gateway de linux?
 
Para não utilizares o router ias necessitar de uma placa de rede (RJ45) por cada PC que quisesses ligar usando uma ligação fisica. Para o wireless precisavas de ter uma placa de rede wireless no PC com linux para fazer a distribuição do sinal wireless (isto em teoria, pois na prática não sei se será uma soluação muito fiável).

Não sei qual a distribuição que vais usar, mas existe já aqui no fórum um tutorial usando o Clarkconnect, que segundo sei é pensado exactamente para fazer aquilo que pretendes. Podes encontrar o tutorial em:

http://www.techzonept.com/showthread.php?p=386906

A solução mais simples é mesmo usares o PC com linux para gerir a rede e depois usas o router unicamente para fazer a distribuição do sinal, seja por cabo ou wireless.
 
spastikman disse:
Não percebi muito bem a tua duvida, mas valia fazres um desenho com o que queres.


O que é isso de "receptores" ?

São placas de rede wireless, ou são placas de rede normal, ou são o que ?

Se já tens um router (linksys) para que queres tu a gateway de linux?


o objectivo é um dos motivos mais nobres do mundo: aprendizagem :)
Receptores wireless, os adaptadores USB, PCI, PCMCIA, para receber o sinal de routers, fazer redes... basicamente refiro-me a placas de rede wireless. O termo receptor é usual em pessoas que, como eu, têm clientes que não percebem pevas de pc's e temos que lhes explicar de forma simples, para que serve o adaptador wireless que vem com o router :lol:


Não quero tutorials de software desse género. Uso Slackware e não troco por outro :) Quero mesmo fazer o esquema, pesquisar, essas coisas, para aprender. Pré-feito não tem piada ;)

As minhas dúvidas agora são:

1 - se com um adaptador PCI, por exemplo, wireless, se chega para emitir o sinal normalmente
2 - Em termos de cpu, um celeron a 433, com 128mb ram, chegará para não ter lentidão ao transferir a net para 3 pc's? :s

obrigado pelas respostas :)
 
so deve dar se ela permitir funcionar como Acess Point...
de outra forma so deve dar para fazer uma rede Haddoc (acho k é isto) mas so liga 2 PC salvo erro...
 
Podes por dp da gateway linux o um switch ao qual ligas o router em modo AP (não sei se tem esse modo).

Edit:

Senão a outra maneira de fazer isso é

Modem -> Gateway -> Switch ->

->AP -> PC's Wifi
| PC's ethernet

Ou seja, os pc's ethernet ligados ao switch e o AP tb ligado ao switch.
 
Back
Topo