1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como fazes este sistema wireless?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Nabais, 12 de Janeiro de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 1076)

1. Nabais

Nabais Power Member

Boas!

Tenho NetCabo, e estou a pensar montar o seguinte sistema:

Modem NetCabo -> PC em Linux (a partilhar a net para os da rede) -> Access Point & Hub/Switch -> Pc's a aceder à net através do pc de linux, por wireless ou rj45

As minhas dúvidas são as seguintes:
    -Tenho um router Linksys WRK54G, mas estava a querer saber se existe alguma forma de um PC distribuir por wireless e rj45 a net para outros pc's, sem utilizar nenhum router adicional. Queria que o meu router fosse o pc com Linux, e não um PC com Linux mais um router ligado a esse pc (não que isso fosse mau, se desse uma 2ª gama de ip's :P ). Existe algum dispositivo, que faça a emissão desse sinal wireless para os receptores, sem ser um router? Se sim, que aconselham? Os outros PC's irão ter receptores, provavelmente PCI, para receber o sinal como se fosse a um router normal.

Algum conselho adicional agradece-se :)

NOTA: Sou técnico de redes, inclusivé mexo em wireless (geralmente router/receptor apenas, com ou sem segurança, seja ela WEP ou WPA), mas nunca experimentei fazer isso, e queria aprender já para fazer isso de vez.

Obrigado pelo vosso tempo :)

2. spastikman

spastikman Banido

Não percebi muito bem a tua duvida, mas valia fazres um desenho com o que queres.

O que é isso de "receptores" ?

São placas de rede wireless, ou são placas de rede normal, ou são o que ?

Se já tens um router (linksys) para que queres tu a gateway de linux?

3. Anthrax_OC

Anthrax_OC 1st Folding then Sex

Para não utilizares o router ias necessitar de uma placa de rede (RJ45) por cada PC que quisesses ligar usando uma ligação fisica. Para o wireless precisavas de ter uma placa de rede wireless no PC com linux para fazer a distribuição do sinal wireless (isto em teoria, pois na prática não sei se será uma soluação muito fiável).

Não sei qual a distribuição que vais usar, mas existe já aqui no fórum um tutorial usando o Clarkconnect, que segundo sei é pensado exactamente para fazer aquilo que pretendes. Podes encontrar o tutorial em:

http://www.techzonept.com/showthread.php?p=386906

A solução mais simples é mesmo usares o PC com linux para gerir a rede e depois usas o router unicamente para fazer a distribuição do sinal, seja por cabo ou wireless.

4. Nabais

Nabais Power Member

o objectivo é um dos motivos mais nobres do mundo: aprendizagem :)
    Receptores wireless, os adaptadores USB, PCI, PCMCIA, para receber o sinal de routers, fazer redes... basicamente refiro-me a placas de rede wireless. O termo receptor é usual em pessoas que, como eu, têm clientes que não percebem pevas de pc's e temos que lhes explicar de forma simples, para que serve o adaptador wireless que vem com o router :lol:

Não quero tutorials de software desse género. Uso Slackware e não troco por outro :) Quero mesmo fazer o esquema, pesquisar, essas coisas, para aprender. Pré-feito não tem piada ;)

As minhas dúvidas agora são:

1 - se com um adaptador PCI, por exemplo, wireless, se chega para emitir o sinal normalmente
    2 - Em termos de cpu, um celeron a 433, com 128mb ram, chegará para não ter lentidão ao transferir a net para 3 pc's? :s

obrigado pelas respostas :)

5. tenho a mesma duvida se tiver uma placa de rede no servidor essa pode emitir a net para os outros pcs ou nao.

6. Conspiracy

Conspiracy Power Member

so deve dar se ela permitir funcionar como Acess Point...
    de outra forma so deve dar para fazer uma rede Haddoc (acho k é isto) mas so liga 2 PC salvo erro...

7. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Podes por dp da gateway linux o um switch ao qual ligas o router em modo AP (não sei se tem esse modo).

Edit:

Senão a outra maneira de fazer isso é

Modem -> Gateway -> Switch ->

->AP -> PC's Wifi
    | PC's ethernet

Ou seja, os pc's ethernet ligados ao switch e o AP tb ligado ao switch.

Partilhar esta Página