1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como forçar o UDMA no Win2000/XP?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por S.T.E.E.L., 31 de Janeiro de 2004. (Respostas: 9; Visualizações: 793)

1. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Acabei de montar uma mákina com um PIII numa board microATX da pcchips com o chipset sis620, o problema é k tenho dois discos lá, um UDMA66 e outro UDMA33, mas n há maneira de activar o DMA no win2000/XP, permanece sempre em PIO 4 nos 2. Já tentei tudo desde progs de tweaks, updates de bios, até mexer no registo, mas nada. Fora do windows, no boot screen, os discos estão em UDMA. Alguém sabe o k posso tentar mais?

2. Max[x]

Max[x] Power Member

O meu computador > Gerir > Gestor de Dispositivos > IDE ATA/ATAPI controllers e escolhes 'propriedades' do controlador onde os discos se encontram. Depois em Advanced Settings, defines o Transfer Mode!

3. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Isso n dá, aliás, foi logo a primeira coisa k tentei... :D

4. Mendázio

Mendázio Power Member

Boa tarde,

Execute o editor do registro do Windows XP e a acesse as seguintes chaves:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}\0000
    Crie um novo valor DWord com nome "EnableUDMA66" e dê a ele o seguinte valor: 1

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}\0000
    Crie um novo valor DWord com nome "DMA fix” e dê a ele o seguinte valor: 1

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}\0001
    Crie um novo valor DWord com nome "DmaDetectionLevel” e dê a ele o seguinte valor: 2

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}\0002
    Crie um novo valor DWord com nome "DmaDetectionLevel" e dê a ele o seguinte valor: 2

5. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Que cabos tens nos ide's? 40 ou 80 fios?

EDIT: WinXPMVP, bela entrada no forum! Continua assim e muito bem vindo. :D

6. kazuza

kazuza Power Member

Tudo depende do chipset que a board tenha, e dos drivers instalados ...

Pode ser no controlador IDE, no gestor de dispositivos

Pode ser no próprio dispositivo

Pode ser no painel de controlo, ou através de uma app. especifica para o caso... (ex: SIS IDE , Intel UltraATA , etc ...)

7. NeoToPower

Eu referi o aspecto dos fios pk para ter ata33 para cima tem que ser com cabos de 80 fios( 40 para dados + 40 de blindagem)
    Se o disco ñ se der bem com os cabos de 40 pode muito bem recusar-se a funcionar em ata33 passando a PIO mode 4. Isto acontecia com um WD de 40gb que eu tinha que tb era ata66 e numa mobo PII que eu tinha ele recusava-se a ficar em ATA66 porque a mobo só permitia usar cabos de40 fios.

8. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Bem, o cabo do 2nd canal n posso garantir k seja de 80 pinos, pk o disco k lá está só suporta UDMA33, mas o do 1º é, pk logo ao arrancar, o disco é detectado e tem o UDMA 4 activado.

Qto a drivers IDE, n os há para win 2000/XP, a board é uma M741LMRT da pc-chips com o sis620 (É uma ganda bosta)

No win98 S.E. o UDMA funca, mas instalei os drivers da sis e nas propriedades deixou de aparecer a box com o UDMA, mas suponho k está activo na mesma.

WinXPMVP, eu já tinha feito isso tb no registo do Windows 2000/XP , mas só o "enableUDMA66", como estava no fix do site da Microsoft, mas nem os valores adicionais no registo resolveram...

:005:

9. NeoToPower

Um cabo de 40 condutores tem os fios mais grossos. Um cabo de 80 distingue-se, como é obvio, por ter mais fios. Ambos tem 40 pinos nas fichas.

10. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Então são os dois de 80 pinos. :D

Partilhar esta Página