como fotografar o oceanário?

oceanario? o jogador? lol a brincar

dentro ou fora? dentro podes sempre tirar com um iso Maior dependendo da maquina que tenhas tambem para depois nao se notar tanto ruido.. especificações da maquina sff e informa se é dentro do oceanario aos aquarios ou fora do oceanario á arquitectura
 
O problema do oceanário é mesmo a falta de luz mesmo nos dias mais solarengos.. Uma 2.8 é preferivel, se não for mesmo superior a 2.8, mas por exemplo, com uma tele, só lá vais com uma 2.8, por ex: Sigma 120-300 F 2.8 ou então se tiveres uma máquina bastante boa com bom tratamento de ruido a isos altos. Adicionalmente, não te é permitida a utilização do flash, logo tb ficas limitado nesse campo

Que máquina tens?
 
Tens de te encostar, a lente, bem ao vidro por causa do reflexo, usar um iso alto e uma velocidade de obturação de 1/200, para aí...ou mais e uma abertura grande. De qualquer forma, acho que as máquinas já têm um modo pré-definido para tal, de modo que é só te preocupares em evitar o reflexo!
 
REcomendo também levarem um mini tripé, que pode dar jeito.

Não é preciso velocidades muito elevadas, até porque sem ter uma lente com grande abertura e bom ISO, vai sair tudo "preto". 1/50 já chega para o tanque principal (talvez para quando fotogragar a Amália e o Eusébio ja precise de speed:D).

Quando vou la de compacta, metade das fotos segue pro lixo :( Enfim, um iso 800 utilizável e uma 50 mm 1.8 já fazia milagre.
 
Filtro polarizador se possível, e uma boa lente (f2- 2.8, talvez uma 50mm 1.8 que já terá resolução aceitável por 2.8) e iso 800 para cima.

O problema em si não é tanto estabilizar a câmara, mas mais congelares o movimento do peixe/plantas. Para efeitos de comparação um E-1 (not the best iso machine) e uma lente 2.8-3.5 conseguem algumas fotos interessantes com iso 400 a 800.
A exemplo deixo esta, a 6.3: http://www.myfourthirds.com/document.php?id=18753


Boas fotografias :)
 
nunca fotografei o oceanário, mas assim de memoria, aquilo tem vidro e agua, logo montes de reflexos, é escuro de um lado e claro do outro, logo dificuldades na utilização do metering, não é possível a utilização do flash, tanto por impedimento das autoridades, como pelo facto de ter o vidro a frente.

daí, julgo que uma grande abertura, tal como já disseram 2.8 ou maior, será de uso obrigatório, ISO elevado presumo que a mais de 400 (ou um filme rápido), e polarizador de modo a retirares os eventuais reflexos, tanto da agua como do vidro.

depois mostra fotos!

edit: esqueci-me; panning para os peixarocos mais rápidos!! lol
 
Última edição:
Não me parece que o tripé sirva de muito. É que os aquarios têm peixes, e os peixes não gostam nada de tar quietos :lol:
Acho que unica solução é mesmo uma lente bem luminosa e uma SLR que aguente bem ISO's altos. Um filtro polarizador era um mimo sem duvida... mas estamos a falar de quase menos 2 stops de luz, só mesmo tendo uma lente muito luminosa ou se o aquario for bem iluminado.
 
O oceanario não é so peixes.. Tive lá há 2 fim de semana atrás :D

Recomendo um monopé, e um saco de feijoes para poderem pousar a lente, quer para o eusebio e companhia, como para a restante fauna..

E um polarizador, é mesmo recomendavel, nao consegui comprar um a tempo e vi-me grego..
 
Até que ponto é preciso polarizador? Não tenho reparado em reflexos, porque a luz vem de fora. Reflexos seria se a luz fosse "dentro" e assim reflectiva no vidro.

Já em condições normais é demasiado escuro, quanto mais mais vidro = menos luz.

Sobre os peixes serem rápidos, a maioria deles no oceanario nada tal como caracol, portanto... Até 1/25 deu para congelar o movimento de alguns :p
 
aquilo tem vidro e agua, logo montes de reflexos, é escuro de um lado e claro do outro, logo dificuldades na utilização do metering, não é possível a utilização do flash, tanto por impedimento das autoridades, como pelo facto de ter o vidro a frente.

daí, julgo que uma grande abertura, tal como já disseram 2.8 ou maior, será de uso obrigatório, ISO elevado presumo que a mais de 400 (ou um filme rápido), e polarizador de modo a retirares os eventuais reflexos, tanto da agua como do vidro.

Estive aqui a ver as fotos que tirei da última vez só para recordar-me (está na altura de lá voltar!)

Os reflexos não são grande problema. Reflexos da água só vais apanhar se estiveres a fotografar por cima da água, o que se acontece com o Eusébio, Amália e os pinguins (mas esse não é o problema). Reflexos do vidro também são difíceis de apanhar, precisamente porque a luz dentro dos tanques é muito mais intensa que fora deles.

Polarizador é para esquecer, porque simplesmente não nos podemos dar a luxo de sacrificar 1 stop de luz.

Exposições longas também não são grande ideia, porque o raio dos peixes estão quase sempre a mexer-se! :D Para alguns nem mesmo a 1/125s chegou.

ISO 400 no mínimo dos mínimos. Nalguns casos cheguei a ISO 1600 - f/1.4 - 1/25s, por isso façam as contas... Acho que a D700 é a máquina ideal para o oceanário :O

Se usarem aberturas muito grandes, tenham cuidado para evitar que a câmara foque no vidro (sujo e com riscos).

Aberturas muito grandes (f/1.4 e f/1.8) dão muito jeito. Além de apanhar mais luz, se o foco estiver certo (nos peixes e não no vidro), o DoF estreito encarregar-se-á de "limpar" o vidro. Tenho de la voltar com a 85mm, que pura e simplesmente não foca suficientemente perto como para focar no vidro.

Algo que não sei como evitar é a aberração cromática. A lente que usei (uma Sigma 30/1.4) não costuma ter este comportamento mesmo a f/1.4 pelo que suponho que se deva à água, até porque o efeito é mais visível no tanque principal.
 
Até que ponto é preciso polarizador? Não tenho reparado em reflexos, porque a luz vem de fora. Reflexos seria se a luz fosse "dentro" e assim reflectiva no vidro.

reflexos na água, não existem? já que a luz incide de cima, e há a refracção na àgua.
e depois, no vidro não se reflectem as luzes do interior, sejam elas de avisos, reflectores etc?
não faço ideia, já lá não vou há uns bons anitos, e nunca tentei fotografar nada.

mas com tanta conversa de peixes e não sei que, já estou com vontade de fotografar o oceanário lol

edit: pois, não ponderei esse facto da aberração. é bem capaz, já que vidro+água é complicado..
 
O ideal para evitar os reflexos será um para-sol daqueles em borracha encostado/"colado" ao vidro ou uma camisola/pano em volta da lente isolando a abertura entre o vidro e a lente, impedindo dessa forma a entrada de luz entre a lente e o vidro.
 
O destroyer tem razão (e o Strobe) em relação aos reflexos, os que há são mínimos, mas praticamente não há reflexos, devido à *enorme* diferença de luz entre os aquários e o sítio onde as pessoas se encontram.

Podem mais uma vez facilmente constatar isso vendo fotos do próprio oceanário ;)
 
Última edição:
Melhor que estar aqui com tretas é ver ziliões de fotos tiradas no oceanário e aprender com o EXIF

Pois, mas continuo a prefirir a minha colecção privada :D No Flickr agora anda muito a mania de esconder o EXIF. Nenhuma das fotos que me interessaram tinha EXIF. Nenhuma! E depois sabe-se lá quando photoshop levaram, para já não falar dos tamanhos demasiado pequenos para se perceber a qualidade real da foto.
 
O ideal para evitar os reflexos será um para-sol daqueles em borracha encostado/"colado" ao vidro ou uma camisola/pano em volta da lente isolando a abertura entre o vidro e a lente, impedindo dessa forma a entrada de luz entre a lente e o vidro.
parece-me uma solução melhor k o PL (para esta situacao)
 
Back
Topo