como fotografar o oceanário?

Pois, mas continuo a prefirir a minha colecção privada :D No Flickr agora anda muito a mania de esconder o EXIF. Nenhuma das fotos que me interessaram tinha EXIF. Nenhuma! E depois sabe-se lá quando photoshop levaram, para já não falar dos tamanhos demasiado pequenos para se perceber a qualidade real da foto.

Já dei uma olhadela nas tuas que por lá tens (acho que que são tuas :\)

A cena do EXIF tem a ver mesmo com o Flickr, andam a retirar o exif nos uploads sabe-se lá porque carga de água. Eu nunca tive problemas, mas há imensas pessoas a queixarem-se disso ...
 
Já dei uma olhadela nas tuas que por lá tens (acho que que são tuas :\)

Se estão no meu stream, são minhas. Mas por acaso uma das minhas fotos "mais vistas" está num stream alheios. É a diferença que o marketing faz!

A cena do EXIF tem a ver mesmo com o Flickr, andam a retirar o exif nos uploads sabe-se lá porque carga de água. Eu nunca tive problemas, mas há imensas pessoas a queixarem-se disso ...

A mim também nunca me aconteceu com o Flickr. Há uma opção que permite esconder o EXIF e acho que muita gente deve ter isso activo, talvez até sem saber. Ou então estão a referir-se a partes menos standard do EXIF ou às imagens em versão reduzida (que efectivamente nunca têm EXIF). Os metadados, especialmente a marca e modelo da máquina, até lhes dão muito jeito por razões de marketing.

O que sim já me aconteceu é o Picasa não ser capaz de ler o EXIF dos NEFs. Mas última versão já resolve isso.
 
Eu tive o mesmo problema .. Tirar fotos sem flash lá é um problema, isto para quem é novato como é o meu caso.
Tive algumas que ficaram em condições e outras .. bem, outras que simplesmente nem consigo olhar para elas.
 
No outro dia fui ao oceanario e não consegui tirar fotografias boas, o que é preciso para tal?
Será que um simples filtro resolve o problemas?

Obviamente que não, um filtro ou não faz nada ou piora. O problema ali é falta de luz, por isso a solução passa por uma máquina boa em ISOs altos (aka SLR), uma lente muito luminosa (2.8 ou menos) ou então um tripé (só resulta com animais que não se movam).
 
Obviamente que não, um filtro ou não faz nada ou piora. O problema ali é falta de luz, por isso a solução passa por uma máquina boa em ISOs altos (aka SLR), uma lente muito luminosa (2.8 ou menos) ou então um tripé (só resulta com animais que não se movam).

O que me dizes desta Rui ?
Canon 50MM F/1.8 II
Seria o ideal para fotografar no Oceanário ?

Já agora e desculpem a pergunta, qual mais a utilidade em que poderia servir esta lente ?
Close-up's ?
Retratos ?
Paisagens ?
 
O que me dizes desta Rui ?
Canon 50MM F/1.8 II
Seria o ideal para fotografar no Oceanário ?
Dentro do preço diria que sim. Agora tudo depende da focal que preferes usar. Actualmente o pessoal tem a mania da 50mm porque... é barata. Mas depois fazem coisas com ela que deviam estar a fazer com uma 35mm ou uma 85mm.

Já agora e desculpem a pergunta, qual mais a utilidade em que poderia servir esta lente ?
Close-up's ?
Retratos ?
Paisagens ?

É útil numa situação em que uses 50mm... :rolleyes: Podes usar qualquer focal para fazer qualquer coisa, só depende do teu gosto e imaginação.
Eu, por exemplo, acho-a péssima para close-ups e acho que em retrato, enquadramentos mais apertados que meio corpo, começam a ficar estranhos. Mas há quem diga que é "perfeita" para retratos. Também há quem diga que não serve para paisagens, por ser uma focal demasiado elevada, mas já vi usarem essa e até outras ainda mais elevadas, com sucesso. É preciso é saber usar.
 
o unico filtro k pode ajudar e um PL, para eliminar reflexos caso exista mais luz onde estas (a reflectir no vidro) que no tanque
 
yep, era para o caso de terem um tripe, caso contrario mais vale encostar a lente ao "vidro" do tanque (levem um pano para limpar e usem-no para tapar reflexos caso nao fotografem mesmo de frente)

ou um parasol sem petalas.
 
caso contrario mais vale encostar a lente ao "vidro" do tanque (levem um pano para limpar e usem-no para tapar reflexos caso nao fotografem mesmo de frente)

yep. :x2: Ou tiram o pára-sol e encostam mesmo o filtro ao vidro. Também podem colocar o pano com uma parte por cima da máquina e outra junto ao vidro, a fazer tipo aqueles panos das máquinas antigas de grande formato. O importante é não haver luz, proveniente do nosso lado, a meter-se entre o vidro e a lente.
 
Não há tantos reflexos no vidro assim... A luz vem praticamente toda "do tanque"

Depende! Há zonas em que há poluição luminosa a entrar lateralmente pelos corredores que ligam as zonas escuras às zonas luminosas (onde estão as lontras e os pinguins). Estas zonas não são separadas por cortinas.
 
Não vejo o porque do filtro, visto que não faz o mínimo reflexo, eu vi-me até obrigado a tirar o meu para compensar a falta de luz interior...
Cheguei a tirar fotos com Aberturas de 4,5 com 1,20s ISO 800 (no máx) e ficaram bem boas....
notei a falta de luminosidade é verdade, mas não dá para mais visto a luz vir de cima do aquário e queimar grande parte da fotografia... Ha e os parvalhões (desculpem a linguagem) que são sabem o que é um flash e estão constantemente a usa-lo...
Fique completamente lixado com isso, eu com a minha D40 sem flash, e muito espertinho inclusive um caso de uma nikon D3 a usar flash...
E também a luz auxiliar de focagem que se vê através do vidro...


Mas o que interessa e que com uma nikon D40
Abertura 4,5 (também variou um pouco conforme o Zoom)
Iso: 800
Obturador 1/20 a 1/60

Resultados:
http://www.youtube.com/watch?v=hBf-1-5YdfM
http://time-photography.blogspot.com/
 
os "parvalhoes" teem a makina em modo automatico k nao percebe k esta num oceanario e devido a pouca luminosidade dispara o flash...

sendo uma D3 e um flash externo com potencia, se tiver encostado ao vidro talvez deve conseguir iluminar um metros de aquario, mas nao sei, nunca exprimentei, deve fazer alguma diferenca nos peixes k nadam perto do vidro.. e mt frekente ver fotos do oceanario em k os peixes estao pretos e tudo a volta azul brilhante
 
Back
Topo