Como funciona a publicidade na internet?

XeniX

Power Member
Boas!
Abro este tópico para que me esclareçam (a mim e a muitos outros) como é que funciona a publicidade na internet.

Esta dúvida surgiu após eu atingir um esgotamento nervoso, causado pela publicidade:"Faça o teste da morte! ahahahhaha!". Este banner aparece em muitos sites, demasiados a meu ver. Quando fazemos um mouse over o boneco começa a rir.

As minhas questões são:
1.Os proprietários desse banner fazem os contratos de publicidade com os proprietários do site 2-manualmente (mandam um e-mai para fazer um contrato de publicidade)?
3-Como é possível este banner aparecer com uma abrangência tão grande, quer em site portugueses como de língua estrangeira?

Quem diz o teste da morte diz outros. Mas o teste da morte é de longe o mais irritante.
 
São sistemas de publicidade, Existe o Google adwords, que é onde se mete a publicidade (pagando) e o Google adsense que é o que mostra a publicidade e dá dinheiro ao webmaster por cada clique, aparece em todos os sites com adsense à excepção dos que baniram esse banner.
 
Saber o ROI dessa campanha do teste da morte deve ter a sua piada. Já se vê a publicidade à uns quantos meses, por isso deve estar a dar bons resultados.

Tendo em conta que por cada click eles perdem uns quantos cênitmos, e por cada inscrição* ganham pelo menos €4...

Se for 0.5 cêntimos por click, e 3/4 pessoas em cada 40 se inscreverem, já dá alguma coisa. Por outro lado, não acredito que ainda hajam tantas pessoas que não saibam da existência deste tipo de esquemas.

*para saber o resultado do teste da morte é preciso dar o nº telemóvel, e fica-se automaticamente a pagar €4 por semana, até cancelar a "subscrição".
 
A ideia geral:

Existem sites que tem secções para Webmasters, e Anunciantes.

Os anunciantes registam-se, e inserem a sua campanha, fornecem o material publicitário, dizem quanto pagam e porque acção (clique, visita, re-visita, % compra)

Depois os webmasters, adicionam os sites deles e candidatam-se as campanhas, depois de serem aceites, podem usar o material fornecido para publicitar a campanha, e depois normalmente existe um id associado, que só é validado caso venha do site com que tu te candidataste e voilá.
 
3-Como é possível este banner aparecer com uma abrangência tão grande, quer em site portugueses como de língua estrangeira?

Outros já explicaram que existem alguns (poucos) intermediários que controlam a distribuição da publicidade a nível global. Isso explica que a mesma publicidade te surja em n sites, incluindo sites estrangeiros. A publicidade é dirigida a ti, utilizador, e pouco importa onde estás a navegar.

Nunca experimentei mas tenho curiosidade em saber o que aconteceria se as pessoas clicassem nesses anúncios irritantese não fizessem mais nada (ie não comprassem) - desconfio que deixariam de aparecer rapidamente. Obviamente que não estou a recomendar que o façam mas tb não tenho qq pena dos biltres que colocam essa publicidade e vendem tais "serviços".
 
Bem o google tem um grande algoritmo, por isso se muitas pessoas clicassem nesse banner o que acontecia era que os cliques ficavam inválidos...
 
Por falar em teste da Morte...

Por falar em teste da Morte...

Antes de mais deixa-me expressar a minha solidariedade...não és o único à beira de uma depressão e a considerar procurar ajuda profissional. Esse banner persegue-me, até já tenho medo de ler uma revista na expectativa que ele lá esteja e que o som comece a sair das páginas...

Aliás os nuestros vizinhos decidiram até criar uma petição online para retirar o som da M#%@ do banner-que por ironia das ironias aparece precisamente no topo da página.

Agora, qual será a nacionalidade do animal responsável pela campanha de terror no ciber-espaço à escala planetária???
Será um Sírio membro do hamas, um Saudita da Al-Qaeda?
Nop, é Português de seu nome Jorge Ventura e a empresa responsável é a solidweb.pt ...
 
Por falar em teste da Morte...

Antes de mais deixa-me expressar a minha solidariedade...não és o único à beira de uma depressão e a considerar procurar ajuda profissional. Esse banner persegue-me, até já tenho medo de ler uma revista na expectativa que ele lá esteja e que o som comece a sair das páginas...

Aliás os nuestros vizinhos decidiram até criar uma petição online para retirar o som da M#%@ do banner-que por ironia das ironias aparece precisamente no topo da página.

Agora, qual será a nacionalidade do animal responsável pela campanha de terror no ciber-espaço à escala planetária???
Será um Sírio membro do hamas, um Saudita da Al-Qaeda?
Nop, é Português de seu nome Jorge Ventura e a empresa responsável é a solidweb.pt ...

Qual banner do teste da morte?
Usa o firefox e usa a extensão Adblock plus. Et voilá, deixas de ver o banner.
 
Por falar em teste da Morte...

Antes de mais deixa-me expressar a minha solidariedade...não és o único à beira de uma depressão e a considerar procurar ajuda profissional. Esse banner persegue-me, até já tenho medo de ler uma revista na expectativa que ele lá esteja e que o som comece a sair das páginas...

Aliás os nuestros vizinhos decidiram até criar uma petição online para retirar o som da M#%@ do banner-que por ironia das ironias aparece precisamente no topo da página.

Agora, qual será a nacionalidade do animal responsável pela campanha de terror no ciber-espaço à escala planetária???
Será um Sírio membro do hamas, um Saudita da Al-Qaeda?
Nop, é Português de seu nome Jorge Ventura e a empresa responsável é a solidweb.pt ...

:lol:Tás a brincar?

Isso resolve-se com o Adblock, como já disseram.
 
Eu não uso o Adblock porque até gosto de avaliar a forma como a publicidade é colocada no site.

Esse teste da morte é mesmo irritante, lembra-me aquele anúncio que fazia o barulho do MSN incessantemente.

A minha solução é mesmo tirar o som ao portátil enquanto navego por sites com publicidade irritante.

---------------------------------

As minhas questões são:
1.Os proprietários desse banner fazem os contratos de publicidade com os proprietários do site 2-manualmente (mandam um e-mai para fazer um contrato de publicidade)?
3-Como é possível este banner aparecer com uma abrangência tão grande, quer em site portugueses como de língua estrangeira?

1 - Usam um intermediário
2 - Só em casos que existe um acordo especifico entre duas partes. (zwame é um exemplo)
3 - Usam um intermediário com uma carteira muito grande de clientes que não se importam com o qualidade da publicidade desde que seja bem remunerada.

Os sites que visitas podem ser de língua estrangeira mas o teu IP é bem Português e o servidor de publicidade selecciona o "highest bidder" para portugal.

:)
 
Back
Topo