Como funciona o mIRC?

Amy

Power Member
Olá pessoal, a minha dúvida é muito simples lol, como funciona o mIRC? Gostava de brincar um pouco com isso, mas não sei nem por onde lhe pegar... Como se safa uma principiante? Desde o início mesmo...

Se já houver alguma thread a falar do assunto digam aí! Eu procurei mas não achei... A minha pergunta deve ser um pouco parva se calhar... lool

Obrigado! :)
 
eu sei que um forum como este, é o local certo para tirar duvidas, mas bolas, existe tanta informação sobre a maioria dos assuntos que aqui perguntam que a unica conclusão a que chego é que existe muito preguiça por aí :wow:

ontopic: tens na wikipedia por exemplo, uma explicação sobre o irc. E basta fazer uma pesquisa rapida no google para achares literatura sobre o tema
cumps
 
O mIRC é um dos muitos clientes que existem para um protocolo de comunicações "antiguinho" com o nome de IRC (Internet Relay Chat) hoje em dia devido ao boom dos instant messengers caiu um bocado em desuso pela comunidade em geral sendo aproveitado principalmente por comunidades mais pequenas como forma de comunicação e troca de ficheiros.

Podes encontrar mais informação nestas threads:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=102143
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=34357
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=8213


@Peterzee

O IRC para muitos dos membros da nova gração de cibernautas é um completo misterio visto ja terem entrado na web na epoca pos ICQ eu ao fazer um search por mirc encontrei muita coisa e so soube destrinçar a informação porque sabia do que estava à procura
 
Última edição:
eu sei que um forum como este, é o local certo para tirar duvidas, mas bolas, existe tanta informação sobre a maioria dos assuntos que aqui perguntam que a unica conclusão a que chego é que existe muito preguiça por aí :wow:

ontopic: tens na wikipedia por exemplo, uma explicação sobre o irc. E basta fazer uma pesquisa rapida no google para achares literatura sobre o tema
cumps

Peço desculpa, de facto não foi falta de pesquisa, não costumo ter preguiça quando toca a fazer search na net, procurei aqui e no google, mas apareceu-me tanta coisa e nenhuma era o que procurava (nem sabia o que queria dizer IRC) que decidi colocar aqui a minha dúvida, mas podem apagar a thread se acharem melhor.

Obrigado na mesma ao pessoal que respondeu :)
 
Última edição:
por acaso no inicio começei mesmo pelo o Mirc.. bons tempos em que falava com o pessoal do GTa modding ..

hoje em dia uso para moderação de um servidor de C&C Renegade, porém não é o mIRC mas outro cliente de IRC ;)

porém acho que só por causa desta thread vou reinstalar
 
Olá pessoal, a minha dúvida é muito simples lol, como funciona o mIRC? Gostava de brincar um pouco com isso, mas não sei nem por onde lhe pegar... Como se safa uma principiante? Desde o início mesmo...

Se já houver alguma thread a falar do assunto digam aí! Eu procurei mas não achei... A minha pergunta deve ser um pouco parva se calhar... lool

Obrigado! :)

Realmente, já muito tempo que não "uso" o IRC.

Tal como já disseram, informação é coisa que nao falta por aí.

O conceito de IRC é um pouco diferente do conceito de Instant Messenger (Windows Live Messenger, Google Talk, ICQ e muitos outros).

Ao contrário do Messenger (por exemplo), com um cliente de IRC como o mIRC podes escolher a que servidor te queres ligar. Em portugal existe desde 1996 a rede PTnet com vários servidores.
No messenger tens uma lista de amigos, aqui toda a gente pode falar com toda a gente.

No IRC existe o conceito de canal, ou sala de conversação, onde podem entrar e sair os utilizadores, identificados pelo nickname. Podes estar em diversos canais ao mesmo tempo. Nos canais todos vêm a conversa de todos, mas podes falar em privado com os outros utilizadores.

Embora ja existam scripts com funções (gráficas - botões e comandos com o rato) para tudo, basicamente funciona tudo com comandos, por exemplo:
/server irc.ptnet.org -> liga a um servidor da PTnet
/nick IcePicK -> muda o nick
/join #canal -> entra no canal "canal"
/query IcePicK -> abre uma janela privada com o user IcePicK
/list -> lista os canais existentes (cuidado - pode levar muito tempo, pelo menos antigamente com os 56k levava)
... e muitos mais.

Existem centenas de comandos, para te informares sobre eles procura a informação sobre os serviços Nickserv, ChanServ e outros na página do PTHelp. Também existe o canal #PThelp, onde podes pedir ajuda.

Se ainda não o fizeste, a primeira coisa que tens de fazer é registar o teu nick.

Para alem do mIRC clássico, tens muitos outros scripts, a maior parte deles derivados do próprio mIRC. Depois tens outros clientes distintos. Há muito por onde escolher. A propósito há por aí outra thread recente a falar de scripts.

Mais Informação:
 
o IRC morreu... segundo a ptnet, estive online cerca de 800 dias, e já lá nao vou vai pra na boa, dois anos.. só pra manter o nick activo..
 
O IRC ainda está bem vivo para gamers. Aliás, é essencial. Agora como forma de chat social, já não é o que era.
 
IRC is dead :b

Olha que não, como ponto de convivio sim esta basicamente acabado se bem que alguns resistentes ainda por la continuam (tal como nos talkers de telnet) mas ha algumas comunidades que ainda usam e muito o irc como forma de comunicação um exemplo disso é o ppl que joga Darkgalaxy em que a cada round e' criada uma estrutura de canais por cada aliança no servidor de irc do jogo, o mesmo se passa com outros jogos em que é muita coisa organizada via IRC em detrimento dos sistemas de IM alem da media popularidade dos browser irc clients que as vezes sao usados nos locais de trabalho em que os IM's estao bloqueados mas em que o protocolo de IRC por ser tão velho acaba por ser esquecido ;)

Por acaso ainda gramava saber como é que foi feita essa "evolução" do IRC para essa combo de Hi5 /IM, a evolução dos talkers para o IRC eu consegui compreender, os talkers tinham recursos limitados e mais do que 100 pessoas num talker faziam com que a maquina onde ele estava alojado aterrasse, agora como é que se passou de um sistema onde toda a gente estava a conviver num ou mais canais e a malta se divertia a conhecer ppl novo, a mandar umas piadas e coisas do genero (e sim até no engate atraves de pvt) para um sistema de conversa de 1 para 1 como é o IM e conhecer o pessoal atraves de um sistema de paginas pessoais como o hi5... enfim... a mim isso faz-me uma confusão brutal... devo ser demasiado velho.
 
Também teclei muito no IRC nos meus tempos de iniciado da net e ler sobre estes assuntos antigos dá vontade de instalar o software e ver como andam as coisas por lá. :002:

Agora o IRC pode ter 'morrido' para muita gente mas continuam a ser excelentes canais de comunicação para grupos dedicados a certos assuntos: Mobile Reverse Engineering é um deles

cumps
 
Back
Topo