Como gerem as vossas redes wireless?

Aqui a eduroam é TTLS e TKIP... ja experimentaste assim? eu costumo utilizar o que vem ja com o ubuntu (não sei o nome... ) mas nao curto o facto de cada vez que quero ligar a uma rede ter de configurar as encriptações e cifras e ficheiro de chave do CA e o camandro... o Wcid resolve esse problema?
O que vem com o Ubuntu é o Network Manager Gnome, e funciona com a Eduroam, embora não sejas sempre.

Não tenho ido para a Universidade com o portátil, de maneira que nunca mais testei. :)
 
addicted obrigado pela dica!

Para por a funcionar no IST (eduroam com TTLS) também tive que alterar algumas coisas.
Fui à pasta "/opt/wicd/encryption/templates" e criei o ficheiro "peap-tkip-ist" com algumas alterações:

Código:
name = PEAP with TKIP (IST)
author = Fralaltro
version = 1
require identity *Identity password *Password ca_cert *Path_to_CA_Cert
-----
network={
        ssid="$_ESSID"
        scan_ssid=$_SCAN
        proto=WPA
        key_mgmt=WPA-EAP
        pairwise=TKIP
        group=TKIP
        eap=TTLS
        identity="$_IDENTITY"
        password="$_PASSWORD"
        ca_cert="$_CA_CERT"
        phase2="auth=PAP"
}
depois adicionei a palavra "peap-tkip-ist" ao ficheiro active.

Agora não preciso de andar a configurar cada vez que mudo de rede (casa -> fac -> casa), é só chegar a casa/fac e ligar o portátil já com net.

wicd 5* :001:
 
Bem uso o Linux Mint e o programa Network-manager do Gnome, aqui por casa quando a ligação wireless cai é complicado voltar a ligar mas tasse bem, o pior é que cada vez que vou para a univ tenho de fazer novo perfil, nunca me grava o eduroam.

Se alguém souber maneira :s
 
Bem lá troquei o NM pelo Wicd, pois isto com perfis é que rula :001:

Apenas considero chato ele apresentar as redes não por SSID mas sim por AcessPoint, aquilo na faculdade é a loucura lol
 
podiam fazer uma votaçao para ver qual o programa mais usado plos users para gerir ligaçoes...

eu gostei do wicd, contudo dá-me alguns problemas, por vezes crasha....e parece-me ser algo pesado, como ja foi referido no topico, consome mtos recursos....daí a voltar para o network manager.....no que toca a configuraçao de redes é que continua a gostar mais de windows, mas so nessa parte....mesmo assim nao é isso que me leva a voltar para windows, tou muito satisfeito com ubuntu e nao tenciono voltar para windows, gosto de aprender cenas novas, e em linux aprendesse muito porque pricipalmente quem muda radicalmente de windows para linux deparasse com muitos problemas e se realmente quer ficar com linux tem que procurar maneira de os resolver, e gosto disso....posso dizer que desde que tou em ubuntu tem passado mais horas do que o habitual no PC a resolver problemas e a maior parte ja resolvi, a parte de redes é que complica mais....como aceder de 1 PC windows a 1 linux que ainda nao consegui, ja linux-windows consigo plo programa smb4k, o que eu ainda ando à cabeçada é para partilhar a ligaçao à net no ubuntu para PC windows....coisa que ja tentei de tudo, ja segui tutoriais, fiz tudo direito mas nada.....so nisso é que espero que desenvolvam 1a aplicaçao para partilhar a ligaçao à net de forma simples e eficaz como era em windows.....de resto nao tenho nada a apontar a linux....quanto a estabilidade nao ha melhor....tava xeio de em windows passado uns meses e às vezes semanas ter que tar a formatar a maquina por causa de virus, ou conflitos de software, ou drivers.....enfim, windows muito instavel mesmo....

PS:. desculpem o offtopic!...

cumps!!
 
podiam fazer uma votaçao para ver qual o programa mais usado plos users para gerir ligaçoes...

eu gostei do wicd, contudo dá-me alguns problemas, por vezes crasha....e parece-me ser algo pesado, como ja foi referido no topico, consome mtos recursos....daí a voltar para o network manager.....no que toca a configuraçao de redes é que continua a gostar mais de windows, mas so nessa parte....mesmo assim nao é isso que me leva a voltar para windows, tou muito satisfeito com ubuntu e nao tenciono voltar para windows, gosto de aprender cenas novas, e em linux aprendesse muito porque pricipalmente quem muda radicalmente de windows para linux deparasse com muitos problemas e se realmente quer ficar com linux tem que procurar maneira de os resolver, e gosto disso....posso dizer que desde que tou em ubuntu tem passado mais horas do que o habitual no PC a resolver problemas e a maior parte ja resolvi, a parte de redes é que complica mais....como aceder de 1 PC windows a 1 linux que ainda nao consegui, ja linux-windows consigo plo programa smb4k, o que eu ainda ando à cabeçada é para partilhar a ligaçao à net no ubuntu para PC windows....coisa que ja tentei de tudo, ja segui tutoriais, fiz tudo direito mas nada.....so nisso é que espero que desenvolvam 1a aplicaçao para partilhar a ligaçao à net de forma simples e eficaz como era em windows.....de resto nao tenho nada a apontar a linux....quanto a estabilidade nao ha melhor....tava xeio de em windows passado uns meses e às vezes semanas ter que tar a formatar a maquina por causa de virus, ou conflitos de software, ou drivers.....enfim, windows muito instavel mesmo....

PS:. desculpem o offtopic!...

cumps!!

pois, já o tinha pedido a muito tempo (página 1)
mas pelos vistos ninguém quere :(
 
Na minha experiencia raramente um programa que faça o mesmo que o que vem com a distro é melhor. Experimentei o wicd porque andava com uns problemas na rede eduroam da faculdade e ha pessoas que conseguem ligar-se com o wicd. Eu nao consegui.
Ha uns dias voltei a por o network manager e consigo ligar-me a primeira na eduroam "sse" nao tiver a iniciar no arranque, ou seja, tirei das Sessões o nm-applet e criei um atalho no desktop.

Resumo: mantenham o NM.

cumps
 
Reanimando um pouco

Eu acabei por voltar para o Wicd e parece-me que está bem melhor, ainda não tive uma falha a apontar e mesmo na faculdade aparenta não me estar a mostrar todos os canais do AP em separado.
A liberdade dada pelos perfis, até em redes wired é um must!

Não cheguei a ver consumos de memória e ou processador ainda, mas acho que não são problema.

Este voltar foi despoletado pelo facto de estar a experimentar XFCE e para cá ter o NM a funcionar com applet preciso de uns 160MB extra de tangas do gnome :rolleyes:
 
Network Manager no gnome, porque vinha instalado na distribuição e porque funciona sem problemas em todas as ligações que quero fazer. E se funciona, mudar pra quê?
 
NetworkManager 0.7 para tudo menos faculdade, para a eduroam uso um script que lança o wpa_supplicant.
Um pouco estranho porque em casa tenho exactamente o mesmo tipo de encriptação que na fac e ligo-me sem problemas.
 
Back
Topo