Como impedir o Windows 10 de atualizar drivers automaticamente

mbarbedo

Power Member
Como sabem o Windows 10 atualiza tudo e mais alguma coisa e não passa cavaco a ninguém, eu cheguei até a ter estas definições assim:

WnfwCCs.png


e não obstante continuava a atualizar-me tudo automaticamente. A mim causava-me imenso transtorno devido à minha placa de vídeo, com os últimos driver disponibilizados pelo fabricante para a minha placa simplesmente ficava tudo caótico em termos de vídeo e nem a aceleração por hardware funcionava.

Mais do que frustrante era o processo de eu desinstalar o driver defeituoso, instalar um driver mais antigo que funcionava na perfeição e usava tudo sem qualquer problema. E a qualquer momento, fossem 5 minutos ou uma hora mais tarde, lá levava com a atualização para o tal driver que me dava cabo da reprodução de vídeo.


Eis então a solução, de como temporariamente impedir o Windows 10 de instalar algo específico.

1- Vão a esta página dos sites da Microsoft (têm que ter o vosso browser a aceitar cookies).
2- Baixem esta ferramenta dessa página, denominada "Show or hide updates" (mostrar ou ocultar atualizações).
3- Executem-na. No ecrã "Show or hide updates" (mostrar ou ocultar atualizações) cliquem "Seguinte", vai-se iniciar uma busca. Após essa busca cliquem em "Hide updates" (esconder atualizações) e os drivers atualizados irão aparecer nessa página. Apenas têm que marcar aqueles que pretendem que não sejam atualizados automaticamente pelo Windows 10.
Se o que pretendem impedir de atualizar não aparecer nessa lista, após o Windows 10 atualizar o driver automaticamente voltem a correr esta ferramenta de Microsoft e o driver já deverá aparecer listado.
Após escolherem o driver que querem impedir de atualizar, cliquem em "Terminar". Está feito.

Se no futuro desejarem que o Windows 10 volte a atualizar automaticamente o que bloquearam, simplesmente executem esta ferramenta da Microsoft, após a busca inicial cliquem em "Show hidden updates" (mostrar atualizações que estão ocultas) e reponham o que lá estiver para instalar automaticamente.
 
Painel de Controlo --> Sistema --> Definições avançadas de sistema --> separador Hardware --> Definições de instalação do dispositivo

Mas nota que isso não serve para nada e só lá deve estar para enfeitar porque o Windows 10 atualiza tudo, não importa o que esteja nessas definições. Só mesmo com a ferramenta da Microsoft que indiquei no primeiro post é que se podem esconder atualizações para que elas não sejam instaladas.
 
Confirmo. Também tinha essas definições assim, e o W10 actualizou os drivers como se nada fosse...

Para que conste, no meu caso mesmo com o driver da AMD o hardware é mal identificado...
 
Boas Noites, sei que já tem algum tempo este post, estava a ter um grande problema com os drivers NVIDIA que teimosamente se instalavam após eu meter uns mais antigos, e com esse setting acima igual, eis o que me funcionou:

This has been killing me every since I installed Windows 10... damn Nvidia driver kept on resinstalling nearly every day! But I found a solution and it works, no more annoying auto-installs of Nvidia Drivers from Windows Update!! This tweak basically blocks any Update that starts with "NVIDIA". I tried it out by completely uninstalling my Nvidia driver and running Windows Update.. it didn't even attempt to download or install it.

If you have Win10 Pro you'll already have PowerShell installed, if you have the Home Edition download & install PowerShell from the link below:

http://www.microsoft.com/en-us/downl....aspx?id=46889


Next you'll need to download the Windows Update PowerShell Modules, grab it from here:
https://gallery.technet.microsoft.co...2-88dff796b0bc

Unzip the file you downloaded and move the "
PSWindowsUpdate" folder to: C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\Modules


Now launch PowerShell as an Administrator.
(Quick PowerShell tip... use the "Tab" key to auto-complete commands. Hit tab a few times to see what options are available.)

By default PowerShell is setup to restrict any scripts which require admin privileges. You'll need to set it to Unrestricted mode to install the modules and run the WindowsUpdate commands.

Set PowerShell to Unrestricted Mode, using the command below.
>
Set-ExecutionPolicy Unrestricted CurrentUser
- Answer yes to the next prompt.

Now to install the WindowsUpdate PS Modules, type this command at the PowerShell command line. (You'll only need to do this once.)
>
Import-Module PSWindowsUpdate

Next you'll type the command to hide Nvidia Updates.
>
Hide-WUUpdate -Title "NVIDIA*"
(Now any update released starting with the name NVIDIA will be blocked/hidden.)

Atenção depois de se dar o comando Hide-WUUpdate -Title "NVIDIA*", aquilo fica parado um tempo parecendo que não está a fazer nada, mas na verdade está a fazer um scan ao windows update para listar os updates NVidia.

After completing these commands you'll want to set the Execution Policy back to restricted. This will return PowerShell to the default permissions level.
> Set-ExecutionPolicy Restricted CurrentUser


Fechar o PowerShell e está feito :)

Cumprimentos
 
As settings que estão acima não são a solução, só lá coloquei o ecrã no contexto de mostrar que mesmo com as configurações a impedirem a atualização que o Windows 10 atualizava tudo à mesma.

Chegaste a fazer este procedimento com esta ferramenta da Microsoft que está no primeiro post?

Eis então a solução, de como temporariamente impedir o Windows 10 de instalar algo específico.

1- Vão a esta página dos sites da Microsoft (têm que ter o vosso browser a aceitar cookies).
2- Baixem esta ferramenta dessa página, denominada "Show or hide updates" (mostrar ou ocultar atualizações).
3- Executem-na. No ecrã "Show or hide updates" (mostrar ou ocultar atualizações) cliquem "Seguinte", vai-se iniciar uma busca. Após essa busca cliquem em "Hide updates" (esconder atualizações) e os drivers atualizados irão aparecer nessa página. Apenas têm que marcar aqueles que pretendem que não sejam atualizados automaticamente pelo Windows 10.
Se o que pretendem impedir de atualizar não aparecer nessa lista, após o Windows 10 atualizar o driver automaticamente voltem a correr esta ferramenta de Microsoft e o driver já deverá aparecer listado.
Após escolherem o driver que querem impedir de atualizar, cliquem em "Terminar". Está feito.
 
Sim cheguei, mesmo assim atualizava, com a tool wushowhide.diagcab acima descrita, dizia fixed mas nada na mesma, o que realmente me funcionou foi pela PowerShell.
Partilhei esta solução pois andei a arranhar bastante a tola por causa disto, que chateia mesmo lol.

Cumprimentos
 
Boas
Sou novo no forum e estou com um problemita.
A minha grafica é uma ATI Mobility radeon HD 5470 e só me funciona ligada à tv se tiver os drivers antigos, Com os drivers de Agosto 2015 simplesmente não reconhece a tv.
Portanto, gostava de poder fazer os downloads do astrinha mas dá-me erro nos links.

Seria possivel fazer o repost dos links?? Penso q o problema será dos "pontinhos".

Obrigado

UPDATE
Já consegui ter os files e tratar da instalação.
Como faço agora para evitar que os drivers da grafica ATI sejam actualizados??

Alguem quer dar uma ajudinha pf...
 
Última edição:
Uma maneira de reverter é ir ao Gestor de Dispositivos no Painel de Controle, ir ao periférico específico e no separador Drivers e Controladores clicar em Reverter para Driver Antigo (ou algo parecido); após isso é voltar a fazer o procedimento indicado no primeiro post com a ferramenta da Microsoft para esconder essas atualizações temporariamente.
 
Desactivar todos os updates é criar um buraco de segurança..
A própria Microsoft também manda buracos de segurança com certas actualizações; não seria a primeira vez que as actualizações automáticas me obrigariam a ter de reinstalar/formatar tudo e até perder informações/documentos importantes, este novo método de "Update" do Windows 10 é uma das poucas, mas drásticas, coisas que me desiludiram e muito, apanharam-me de surpresa e fazem-me ponderar o continuar a usar Windows.

Obrigado pelo tópico mbarbedo! Assim já sei como resolver, pois graças a esta brincadeira da Microsoft fiquei com o portátil lixado... :facepalm:
 
Boas Noites, sei que já tem algum tempo este post, estava a ter um grande problema com os drivers NVIDIA que teimosamente se instalavam após eu meter uns mais antigos, e com esse setting acima igual, eis o que me funcionou:

This has been killing me every since I installed Windows 10... damn Nvidia driver kept on resinstalling nearly every day! But I found a solution and it works, no more annoying auto-installs of Nvidia Drivers from Windows Update!! This tweak basically blocks any Update that starts with "NVIDIA". I tried it out by completely uninstalling my Nvidia driver and running Windows Update.. it didn't even attempt to download or install it.

If you have Win10 Pro you'll already have PowerShell installed, if you have the Home Edition download & install PowerShell from the link below:

http://www.microsoft.com/en-us/downl....aspx?id=46889


Next you'll need to download the Windows Update PowerShell Modules, grab it from here:
https://gallery.technet.microsoft.co...2-88dff796b0bc

Unzip the file you downloaded and move the "
PSWindowsUpdate" folder to: C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\Modules


Now launch PowerShell as an Administrator.
(Quick PowerShell tip... use the "Tab" key to auto-complete commands. Hit tab a few times to see what options are available.)

By default PowerShell is setup to restrict any scripts which require admin privileges. You'll need to set it to Unrestricted mode to install the modules and run the WindowsUpdate commands.

Set PowerShell to Unrestricted Mode, using the command below.
>
Set-ExecutionPolicy Unrestricted CurrentUser
- Answer yes to the next prompt.

Now to install the WindowsUpdate PS Modules, type this command at the PowerShell command line. (You'll only need to do this once.)
>
Import-Module PSWindowsUpdate

Next you'll type the command to hide Nvidia Updates.
>
Hide-WUUpdate -Title "NVIDIA*"
(Now any update released starting with the name NVIDIA will be blocked/hidden.)

Atenção depois de se dar o comando Hide-WUUpdate -Title "NVIDIA*", aquilo fica parado um tempo parecendo que não está a fazer nada, mas na verdade está a fazer um scan ao windows update para listar os updates NVidia.

After completing these commands you'll want to set the Execution Policy back to restricted. This will return PowerShell to the default permissions level.
> Set-ExecutionPolicy Restricted CurrentUser


Fechar o PowerShell e está feito :)

Cumprimentos

Para já e aparentemente esta foi a única solução para o problema :)


Obrigado.
 
Back
Topo