Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

Atualmente estou a aprender C em casa. Mas acho que agora dava mais jeito aprender java. E muito difícil? Algum livro bom para aprende?(em pt de preferencia.).
 
Boas pessoal,

Se uma pessoa quiser produzir software para windows, progras simples, por exemplo calculadora ou um programa que comunique com um microcontrolador via USB, que software deverá usar?

VB?
C#?
Java?

Quando se produz assim software o quê que o pessoal usa? Os experts, ou neste caso o que seria melhor para um noob?

Cumps
 
Boas pessoal,

Se uma pessoa quiser produzir software para windows, progras simples, por exemplo calculadora ou um programa que comunique com um microcontrolador via USB, que software deverá usar?

VB?
C#?
Java?

Quando se produz assim software o quê que o pessoal usa? Os experts, ou neste caso o que seria melhor para um noob?

Cumps

Boas, isso que listaste não são "Softwares", mas sim linguagens de programação que eventualmente poderão produzir software. Sinceramente não irá fazer grande diferença o que usas, se a ideia é só produzir isso, todas dão. Se quiseres aprender a programar mesmo, e seguir para a frente com isto, aprender umas coisas, etc, aconselhava-te a começar secalhar por C++.

Esquecia VB, não é uma linguagem muito bem conotada, e pessoalmente também não gosto dela. C# e Java são muito semelhantes, mas são orientadas a objetos, conceito que certamente ainda não conheces, pelo que deixava essas mais para o futuro. C++ permite-te desenvolver o que estavas a falar e sempre começas de um nível mais "baixo".
 
Obrigado pela resposta.

Percebo. Mas devo-me ter feito explicar mal. Mas vou tentar de outra forma.

No meu caso e aquilo a que estou/estive habituado, era, após conclusão do programa (por exemplo qualquer coisa como fazer um simples programas que faz a gestão de uma base de dados de alunos) correr aquilo em modo linha de comandos.

Agora, por exemplo o pessoal que anda por aqui no forum, nomeadamente aqueles que são já profissionais nesta área e trabalham a bater código, quando desenvolvem programas, esses programas têm que ser programados com uma linguagem de programação. Mas o código que batem numa determinada linguagem de programação, tem que ser aplicado a uma interface, GUI ou como lhe chama, porque se estão a desenvolver um programa para um cliente, esse programa tem que ter um interface gráfica para que o funcionário ao estar a trabalhar com o programa não trabalhe no tal modo linha de comandos que falei.

Estás a perceber a ideia?

A minha questão era nesse sentido, como é que o pessoal faz os programas em que linguagem. Por exemplo, daquilo que estive a pesquisar, o C# é usado para fazer programas com janelinhas e isso, conforme estamos habituados. Usa-se o software da microsoft adequado (que não sei o nome) para poder fazer tal coisa (que penso ser do tipo do VB não). Mas por exemplo, no caso do C, existe algo semelhante? Dá para fazer programas programando em C e ter interface gráfica, o carregar no botão e fazer uma acção, etc?
 
Peço desculpa, de facto interpretei mal. Penso que nesse caso é mais complicado dizer ao certo. Normalmente o que se usa são bibliotecas feitas em X linguagem que te permitem desenvolver uma GUI. Por exemplo, o mais direto que me estou a lembrar é Swing em Java, permite criar uma GUI para interagir com o teu programa. Se precisares de um IDE, o eclipse é bom e permite trabalhar com Swing se bem me lembro.
 
O Kevin04PT penso que já te ajuda.

Para pessoas que não sejam da área usar programas tipo vb ou gambas ajuda imenso porque te permite ter muita facilidade precisamente nas GUI já que tudo vai por formulários, outra coisa é que depois haja linguagens com propriedades - chamadas a funções de "mostrar".

Só percebendo a sintaxe e organização de uma linguagem é que podes entender essa parte.
 
Boas pessoal,

Se uma pessoa quiser produzir software para windows, progras simples, por exemplo calculadora ou um programa que comunique com um microcontrolador via USB, que software deverá usar?

VB?
C#?
Java?

Quando se produz assim software o quê que o pessoal usa? Os experts, ou neste caso o que seria melhor para um noob?

Cumps

Também estou a fazer um projeto com 8051 e tenho de fazer uma GUI para comunicar com ele.
Tens C# no Visual Studio
Ou então tens Qt Creator. Faz praticamente o mesmo, só que em C++.
Boa sorte.
 
Obrigado pelas respostas pessoal. Mas a minha pergunta mantém-se, ou seja, vê-se muito por aqui o pessoal a responder a perguntas relativamente a qual a linguagem que mais utiliza (e as polls para tal efeito) ou a mais utilizada em geral (etc...), mas eu pergunto-me aonde é que eles aplicam a linguagem? Nomeadamente aqueles que já são profissionais da área? Por exemplo, dizem que desenvolvem aplicações para clientes da banca, ou então dizem que são alocados em clientes para desenvolver software. Pergunto-me, mas como é que produzem esse software? De certeza que não é programas a trabalharem com a linha de comandos, correcto?

Alguém pode dar exemplos?

Cumps.
 
Boas...
Só reparei neste tópico agora e está muito bom. Queria apenas deixar o meu contributo para quem queira perceber programação desde a raiz.
Este é um curso da universidade de Harvard que é aberto a toda a gente, de graça. O objetivo é ganhar um certificado mas isso não é importante. Ao fazer a inscrição têm acesso aos vídeos das aulas e, digo-vos, são excelentes. Dão uma base muito sólida, não só de programação, como de engenharia informática em geral. Recomendo vivamente a quem queira iniciar nesta área.
https://www.edx.org/course/introduction-computer-science-harvardx-cs50x
 
Vou começar formação em linguagem C na minha empresa a partir de outubro, e gostaria de começar a estudar. Recomendam algum curso universitário online ou algum livro? (Ou seja o que for)

Ajuda seria imensamente apreciada ^^
 
Vou começar formação em linguagem C na minha empresa a partir de outubro, e gostaria de começar a estudar. Recomendam algum curso universitário online ou algum livro? (Ou seja o que for)

Ajuda seria imensamente apreciada ^^

No post acima, o curso é em C. Consegues aprender C mas o curso é mais generalizado que isso.
 
No post acima, o curso é em C. Consegues aprender C mas o curso é mais generalizado que isso.

Obrigada!

https://github.com/Michael0x2a/curated-programming-resources/blob/master/resources.md#c

Tens aí vários recursos em C, é só escolher o que é mais indicado para ti.

Obrigada!

E para quem não tem bases de programação, onde é que posso aprender assim os básicos? A minha ideia é estudar os básicos de programação e depois passar para C.
 
Os básicos é no curso que o DEXTER_8 referiu, é uma introdução ao mundo do CS. Ensina-te os básicos de várias sub-áreas e ensina-te tecnologias diferentes também. Eu não fiz o curso mas é o mais recomendado pelo pessoal de forma geral pelo que vejo na net.
 
Ja agora alguem conhece algum curso online tipo o edX / Coursera, mas sobre MVC em .NET?
Queria começar aprender MVC .NET e não encontro nada desse género!

Obrigado,
Flávio Rodrigues
 
assim em linhas muito gerais, qual a diferença entre um aliguagem de programação tipo C e uma linguagem orientada a objectos (tipo java)?
 
C é uma linguagem procedural, em que o programa vai executando o código de uma forma sequencial. Nas oop tens vários objectos em paralelo que vao interagindo uns com os outros ao mesmo tempo.
 
Acrescento que os objetos são um conjunto de propriedades e funções que representam um conceito, por exemplo "Pessoa" teria um nome, idade, etc. Os objetos podem ser reutilizados .

No fundo consegues ter o código muito mais modularizado.
 
Back
Topo