Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

Estás a pensar em fazer uma lista só com livros a pagantes (€_€) ou também queres referências a bons tutoriais free na net? Penso que o objectivo seria mesmo livros, porque para tutoriais, temos o google...
 
Nop, a ideia é mesmo lista de threads que falem sobre o assunto. Volta e meia abrem threads sobre o mesmo..., e assim sempre ficava uma listagem.

Já se sabe que muita gente não vê os stickys, mas pelo menos ficava a informação centralizada e já podia localizar as threads fazer merges mais facilmente ;)
 
eu começei agora a usar o python. Até agora ñ me parece mto complicado em termos de desenvolvimento mas eu sempre tive uma fraca memória e pra mim o mais complicado é mesmo decorar todos os controls das coisas e o ke fazem. Axo ke vou ter apontar ixo nalgum lado e ir consultando com o tempo. Isto depois fica automatizado passado algum tempo. Boas threads ke tenho andando a ler tuas HecKel, tao a dar-me mto jeito. Cumps.
 
Trata-se dum bom começo mas acho que falha num ponto de grande importância, especialmente para quem está a começar.

O texto trata da iniciação à programação mas parte logo para os compiladores. Ora, onde é que se encaixam as linguagens interpretadas? Um python ou até um perl são pontos de entrada muitíssimo bons para o mundo da programação, chegando a ser melhores até que um C++ e, claro, Java. Se se partir do princípio que programar é indissociável de compilar código-fonte então estamos à partida a pôr de parte essas linguagens.

Esse problema corrige-se com apenas dois parágrafos. Um deles, a servir de introdução, explicava por alto onde está a diferença entre uma linguagem interpretada, compilada e até o próprio assembly (só para saber que existe e ter uma ideia de como funciona isso de correr programas). O outro a focar nas linguagens interpretadas. Fazendo isso o texto fica mais abrangente e quem o lê fica com um ponto de partida mais informado, o que lhe vai permitir fazer as escolhas duma maneira mais escalrecida.
 
Quanto à explicação da diferença entre linguagens interpretadas e compiladas, acho que é complicar demais. Quem tem ideia de começar a programar mal tem ideia do que é uma linguagem quanto mais que existem diferentes formas de meter o seu código a correr.

A parte de focar as linguagens interpretadas, de facto concordo e mais tarde adiciono isso ;) Se tiveres uma sugestão de u texto para colocar lá, agradecia ;)

Obrigado pelas dicas ;)
 
Boas.

Se calhar começaste por uma linguagem complicada... eu com essa idade estava em HTML. Arranjei tópicos em português e fui trabalhando em bloco de notas. Apesar de não ser considerada linguagem de programação é sempre um bom começo :) Experimenta.

Cumps.
Quando te referes ao HTML, referes-te à construção de páginas através do código?
Por exemplo no FrontPage pode-se criar uma página de duas maneiras diferentes e uma delas é através do código. É isto a que te referes quando falas em HTML?
 
Boas... Eu ando com a "panca" da programação mas o problema é q eu n percebo nada... e pouco percebi dos posts anteriormente "postados" :)
Eu tou no 12º Ciências e Tecnologias mas n escolhi aplicações informáticas... mas gostava de seguir informática... n sabendo nada acham q me safo na faculdade?? [(tou a pensar em ir pa lx (ah e gxto de matemática)]ou preciso de umas aulinhas antes nas férias??
 
Boas... Eu ando com a "panca" da programação mas o problema é q eu n percebo nada... e pouco percebi dos posts anteriormente "postados" :)
Eu tou no 12º Ciências e Tecnologias mas n escolhi aplicações informáticas... mas gostava de seguir informática... n sabendo nada acham q me safo na faculdade?? [(tou a pensar em ir pa lx (ah e gxto de matemática)]ou preciso de umas aulinhas antes nas férias??

Quem é q m clonou???
Eu tou na mm situação q tu, mas ando no 11º tb d Ciências e Tecnologias...
Tb m comecei a interessar por Programação e comprei o livro "Linguagem C" de Luís Damas, pelo Webboom
Já comecei a estudar, mas agora tive q fazer uma pausa (raios para os testes intermédios), e do que li (6 primeiros capitulos) percebi tudo na maior das facilidades...
E como gostas d mat como eu, acho q tb vais perceber na boa
Cumps
 
Quem é q m clonou???
Eu tou na mm situação q tu, mas ando no 11º tb d Ciências e Tecnologias...
Tb m comecei a interessar por Programação e comprei o livro "Linguagem C" de Luís Damas, pelo Webboom
Já comecei a estudar, mas agora tive q fazer uma pausa (raios para os testes intermédios), e do que li (6 primeiros capitulos) percebi tudo na maior das facilidades...
E como gostas d mat como eu, acho q tb vais perceber na boa
Cumps

Pois mas eu aind n comprei livro nenhum, mas tb n sei por k linguagem hei-de começar... ja ouvi tanta coisa... mas vou ver isso
TNX

Cumps
 
Pelo que sei a grande dificuldade de quem vai para a universidade, para a área de informática é a matemática, fisica e programação, acho que estes são os três pontos que mais dores de cabeça dão. Realmente a programação no início é um pouco complicada (perceber a lógica da coisa), mas depois é super fácil. Quanto à escolha de uma linguagem para começar não sei dizer, uns dizem que pascal é bom, outros dizem c++ e por aí fora, eu por exemplo, comecei na escola com C#. Cumps :)
 
Pelo que sei a grande dificuldade de quem vai para a universidade, para a área de informática é a matemática, fisica e programação, acho que estes são os três pontos que mais dores de cabeça dão. Realmente a programação no início é um pouco complicada (perceber a lógica da coisa), mas depois é super fácil. Quanto à escolha de uma linguagem para começar não sei dizer, uns dizem que pascal é bom, outros dizem c++ e por aí fora, eu por exemplo, comecei na escola com C#. Cumps :)

hum mas em eng. informática tem-se fisica??! :wow:
é q se se tiver, tou lixado :S plo menos um bocadinho...
 
Eu até agora tive Fisica 1 (antiga Física dos Sistemas Dinâmicos) e tenho Física 2 (antiga Electromagnetismo).
Física dos Sistemas Dinâmicos? Electromagnetismo? Se também tiverem Introdução à Física Quântica, então essa é a matéria do 12º :x

A discussão está a ficar um bocadinho off-topic... este é o tópico "Como iniciar na programação" :P
 
Para aprendizagem sugiro linguagens que foram desenhadas como linguagens de aprendizagem. Pascal, por exemplo, é muito bom porque:
  • Ao contrário de C (e do resto da família), é bastante "legível" para humanos;
  • É bastante declarativa e fortemente tipada, ou seja, todas as variáveis, funções, e procedimentos têm que ter um tipo declarado;
  • Tem uso simples de arrays, strings, parâmetros por referência e outras cenas que involvem apontadores e endereços em C (tentem explicar uma função swap em C a um principiante. Agora tentem em Pascal :D);
  • Usam-se coisas agradáveis a quem não percebe como and, or, not ao invés de coisas indecifráveis tipo &&, ||, &, |...
No fundo (apesar de eu ser um total C-addict) não recomendo C, nem nada da família de C (C# é um caso à parte), a principiantes. É uma linguagem demasiado "maquinizada". Recomendo linguagens mais "humanizadas".
O BASIC (o antigo) também é bom no aspecto da simplicidade, mas peca pelo sistema de tipos INEXISTENTE.
Uma linguagem em que se é obrigado a declarar tudo e mais alguma coisa, pode parecer intimidante, sendo tentadora a que não requer nada disso, mas assim forma obriga a que se perceba o que se está a fazer e incute boas práticas.

Quanto a OOP (Object-Oriented Programming), refiro novamente que C++ é uma má escolha, pelas mesmas razões de C, mas com a agravante da gestão de memória manual. Talvez Java, (apesar do meu total repúdio, mas isso é outro assunto) ou, as melhores de todas VB .NET e C# (ou qualquer linguagem orientada a .NET).

Linguagens como Perl, são más por razões semelhantes a C. Saber que $a representa um escalar mas @a é um array é pouco ameno para principiantes. E a não necessidade de declarar variáveis e os seus tipos, ou os cabeçalhos de funções, cria maus hábitos, para além da tendência a provocar bugs.

Quanto às linguagens funcionais... Não há volta a dar: Haskell. Ponto final.

Este post já está a ficar muito longo, mas como notas finais:
  • Não se fiquem pelos tutoriais. Apesar de existirem bons tutoriais (eu aprendi Assembly assim) muitos dos tutoriais que se encontram na Web são MAUS tutoriais. São tutoriais que ensinam más técnicas, ou que são demasiado breves para cobrir tudo o que é importante. Documentação a sério (como livros) pode parecer intimidante, mas nunca deve ser posta de parte;
  • Não basta saber "bater código". Aprendam algoritmos e estruturas de dados. Encontrei um post de uma pessoa que "sabia programar em C mas não sabia o que eram pilhas" e estava a usar listas ligadas... Podes saber muito sobre uma linguagem ou outra, mas nunca podes dizer que sabes programar se não sabes nada sobre estruturas de dados e algoritmos básicos.
  • Ao estudar um algoritmo ou estrutura de dados nova, leiam a descrição da coisa e tentem escrever código para ela antes de ver código que já existe. Desta forma assimilam melhor os conceitos e o método de funcionamento.
P.S.: Notem que quando digo que a linguagem X é má, refiro-me apenas à sua qualidade para iniciação à programação, não no sentido geral.

Eu sou mesmo chato.... :rolleyes:

Não escrevam código no bloco de notas. Usem um verdadeiro editor de texto, ou um IDE.
Eu uso o Vim, um editor poderoso, programável e orientado para passar menos tempo a teclar o código e mais tempo a pensá-lo. Mas não o recomendo, aliás, PROIBO a principiantes. É necessário aprender a usá-lo previamente, e neste momento estão a aprender a programar, não a usar o Vim.
Usem algo mais simples como o Notepad++.
Consultem a outra thread sticky para mais informações sobre editores e IDEs.
 
Última edição pelo moderador:
Que é que recomendavam a alguém que quisesse aprender a programar mas com a finalidade de usar a programação na web, como por exemplo com asp, bases de dados, etc.

Começar com C e depois passar para VB.Net ?
 
Porquê começar com C para depois passar a VB .NET? Começar no mais difícil e depois passar ao mais fácil? Acho que deves começar logo por VB (e ASP .NET, já que é para Web...)
 
Back
Topo