Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

se te ajudar a decidir, concordo com o k o fanfarra disse. até digo mais, se keres uma linguagem muito usada pods optar por java, e o netbeans é muito bom pra isso. pessoalmente prefiro c++, mas tem a desvantagem de precisares mais codigo e teres pelo menos 2 fixeiros para cada form k crias (pelo menos), o k complica uma beka. no java fazes tudo no mesmo fixeiro, o código é sempre seguido, apenas tens de te preocupar em usar as librarias certas, mas se estás a começar, pra já isso ainda nao te interessa... depois tens mais linguagens do género, tipo python, delphi, fortran, por ai fora, mas muitas delas sao pouco usadas, e por isso mais dificil encontrar documentação, outras como fortran (na minha opinião) estão completament ultrapassadas (desculpem-m os apoiantes destas linguagens, mas é assim k penso).

o k eu penso sobre muitas linguagens é o seguinte. a partir do momento em k o c e c++ explodiram pro mercado, vieram atras uma seri de linguagens parecidas, algumas conseguiram o seu sucesso, outras nem por isso, mas a verdad é k estas continuam-se a usar (e isto já foi ha uns belos anos) e as outras vão ficando ultrapassadas. é verdade k estas sao mais complicadas k a maioria das linguagens do deu género, mas são tb mais potentes. no seguimento destas, na minha opiniao, a melhor e k traz algumas vantagens é sem duvida o java, e hj em dia é muito usada na net.

deixo aki tb 1 concelho, pra fazr umas coisas engraçadas: FLASH. não é só programação, podem-se fazer mts coisas sem escrever uma unica ,linha de codigo, mas a programação permite fazer coisas mais fixes, e é muito intuitiva...
 
Um post muito úitl sim sr. Falo por mim que entrei este ano na faculdade e estou a ter Programação em Java pela primeira vez e ter links destes para ajudar dá sempre jeito.

Parabéns pelo excelente thread e desde já o meu muito Obrigado. :009:
 
Última edição:
Não sei se já sabiam e também não sabia onde havia de colocar esta informação e achei este local o mais apropriado.

Revista Programar
http://www.revista-programar.info/

É um dos projectos do forum:
http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php

Pelo que li da revista tem imensas novidades e tudo bem explicado e o melhor é que se aprende bastantes conceitos sobre programação e derivados.

Eu aconcelho 5*****
Em relação a isso: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=85453 :D
 
Muito bom post ! Realmente , não sabemos com que linguagem começar , cabe a cada um escolher .
A minha turma por exemplo, ao principio do ano em linguagens de programação andava á nora pois nunca tinha ouvisto falar em Pascal e em C, C++ .. Em programação sim , porque todos sabemos que é assim que os jogos , aplicações , enfim .. todo o software é feito com uma determinada linguagem de programação . Lá acabámos por ir para Pascal , porque até a nossa stora disse que é mais fácil de aprender .. Até agora nem me posso queixar . Estou no módulo 3 , até posso disponibilizar aqui os pdf's sobre pascal . Convém é saber algoritmia antes de andar a mexer , para percebermos como os programas são feitos e estruturados . Alguma coisa é só dizerem . Tenho aqui os pdf's , digam-me e eu disponibilizo aí um link para download .

Cumps :p
 
Não sou contra disponibilizares isso, mas sabes se podes reproduzir gratuitamente os PDFs? É que se estiverem protegidos por direitos de autor, não o podes fazer ;)
 
Pois .. é um scan de um livro .. no curso profissional não precisamos de livros :)

Já vi que a minha tentativa de ajudar a malta foi em vão ..

Cumps :p
 
Penso eu que uma das melhores Linguagens, para inicializar, seja o Pascal .
É Simples, dá para fazer muitas experiencias, e ficará sempre como uma base .
Ao menos foi como eu comecei, e nao me arrependo ;)
 
eu smp fui curioso em programaçao mas nunca tinha visto tutoriais na net obrigado pela thread =) ta a explicar como tivesse 5 anos xD mesmo uma optima thread
 
C e Java. Apanhas logo com essas no 1º ano de curso. Pelo menos uma delas é quase certinho.

Cumprimentos.

Concordo. Eu estou no 1º ano do Curso Profissional de Informática de Gestão e dei Pascal agora no 10º ano .. agora no 11º vou dar C . O que recomendo para começar é mesmo o Pascal , porque é muito fácil de aprender e com pouco conhecimento de comandos e instruções sabe-se o básico da Programação. Basta depois fazer a "adaptação" e a "conversão" dos comandos/instruções de Pascal para C ..

Cumps
 
Vi aqui a algum tempo que recomandam o python, e eu estou um bocado indeciso no que escolher para começar a estudar, a DEI-Academy, How to think like a computer scientist e ainda o Beginning Python Novice to Professional, a minha questao e qual deste escolher para começar o meu estudo???(Por favor justifiquem a resposta :P:P)
 
Programação a começar do 0... Breve noção

Boas pessoal!

Estou actualmente no 10ºano, mas quero seguir informática mais propriamente programação.

Como tal gostava de começar ja a dar uns passitos... E nada melhor que vir até ao Zwame :)

Não sei nada sobre programação! Essa é que é essa!

Aqui vem ja uma pergunta: acham que me devo ja meter nisto ou devo esperar pela universidade para ter mais conhecimentos? É que nao se mesmo nada! So sei 2 coisas: Pascal e Java xD de resto nao sei mais nada...
 
deves começar já, em tenra idade aprende-se melhor e assim não vais para a universidade ao engano.

Programa de trabalhos:

1º Programação procedimental
2º Programação orientada aos objectos

recomendo a linguaguem JAVA ou C

Aprende bem a programar procedimentalmente antes de avançar para os objectos, demora varios meses a dominar a procedimental.
 
Back
Topo